Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE INICIA O RECADASTRAMENTO DOS AMBULANTES DA ORLA
20:13 Sexta-feira, 10 de Junho de 2011

A ação, que se estenderá até o dia 29 de julho, será realizada na sede da 6ª regional da Dircon, no Ipsep

A Prefeitura do Recife inicia, nesta segunda-feira (13), o processo de recadastramento dos ambulantes que atuam na orla da Cidade. Estão sendo convocados 600 comerciantes estacionários, que oferecem cadeiras, e 1.800 circulantes. A ação, que se estenderá até o dia 29 de julho, será realizada na sede da 6ª regional da Dircon, no Ipsep. A Prefeitura já se reuniu com os representantes das associações dos comerciantes para falar sobre a importância do recadastramento e como será realizada a ação. No último final de semana, o Município realizou uma mobilização na orla para incentivar a participação dos ambulantes no processo.

De acordo com o Secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, com o recadastramento, o Município vai poder verificar quantos ambulantes estão realmente atuando na orla e atualizar as informações colhidas em 2009, quando foi feito o primeiro cadastro. Segundo Amir, a partir deste trabalho, o Município vai poder acompanhar de forma mais eficaz o trabalho dos ambulantes e direcionar melhor as ações de ordenamento na praia.

Outro aspecto importante do recadastramento é que as informações serão utilizadas na preparação de novos cursos de qualificação a serem disponibilizados pela Prefeitura para os ambulantes. Os cursos serão oferecidos pelo Projeto Orla, por meio de parcerias com as secretarias de Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Saúde, além do Sebrae. “A orla é o grande cartão de visita do Recife e os ambulantes precisam estar preparados para atender bem os recifenses e os turistas que frequentam o espaço”, diz Amir.

A atualização dos dados dos comerciantes estacionários será dividida em dois períodos: do dia 13 até o dia 17; e de 27 a 1º de julho. Já os circulantes vão se recadastrar entre os dias 4 e 29 de julho. Por dia, serão atendidos 60 estacionários e 90 circulantes, das 14h às 16h.

Financiamento – Durante o período do recadastramento, uma equipe do Banco do Povo estará no local para levar informações e oferecer linhas de crédito destinadas ao incremento do comércio. O Banco do Povo é um programa de crédito popular da Prefeitura do Recife, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Com ele, micro e pequenos empreendedores, formais ou informais, podem acessar o financiamento. Para realização dessas atividades, a secretaria conta com parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e as secretarias municipais de Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Comunicação; e Orçamento Participativo.

Histórico – As ações de ordenamento do comércio informal na orla do Recife foram iniciadas em março de 2009. Os 1.800 comerciantes circulantes e 600 estacionários (barraqueiros) que atuam nos 8,5km de extensão da praia foram cadastrados e, posteriormente, receberam fardamentos e crachá padronizados informando que estavam autorizados pelo município a atuar na orla. Eles também participaram de três módulos de capacitação que incluíram orientações sobre gestão financeira, gestão administrativa, gestão comercial, atendimento ao cliente e identificação de oportunidades. Além de produção e manipulação de alimentos, confecção e acessórios pessoais e, artesanato e brinquedo.

Projeto Orla – Iniciado em 2006, ele modernizou a infraestrutura ao longo dos 8,5km de praia e valorizou ainda mais o cartão postal do Recife, que atrai gente de todo o lugar e encanta os turistas que a visitam.

A primeira etapa foi entregue em 2008, e deixou a paisagem ainda mais bonita. Além da implantação de piso intertravado que tornou o calçadão mais confortável e acessível, a orla recebeu iluminação nova, pista de cooper e a primeira ciclovia do Recife com faixa isolada do tráfego de automóveis. O investimento de R$ 21 milhões, com recursos dos cofres municipais valorizou ainda mais o espaço.

Em março de 2009 foi iniciada a segunda etapa física do Projeto Orla, que contemplou a reforma de quatro quadras esportivas, a construção de três novos banheiros e a requalificação dos 61 quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina. A iniciativa representou um investimento de R$ 4,1 milhões.

Na terceira etapa foi realizado o ordenamento do comércio da Orla do Recife. A ação teve como objetivo garantir a acessibilidade em toda faixa de orla da avenida, seja na faixa de areia, no calçadão ou na faixa de rolamento de veículos, desde a orla do Pina até Boa Viagem. Entre as iniciativas realizadas estão a requalificação e melhorias na estrutura física, o ordenamento da faixa de areia e do calçadão e a qualificação dos profissionais que atuam na praia.

Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa faz homenagem ao vereador Liberato Costa Junior
- São João será com antecipação salarial e ponto facultativo para os servidores da Prefeitura do Recife
- Prefeito João da Costa lança pedra fundamental da Via Mangue
- Prefeitura do Recife segue com ações em Ferro Velho na Caxangá
- Prefeitura do Recife divulga resultado da seleção das entidades que irão executar o PlanTeQ
- Prefeito entrega conjunto Habitacional no Brejo da Guabiraba
- Prefeitura promove ações educativas para os enamorados
- Prefeito João da Costa inaugura conjunto Habitacional para 320 famílias
- Prefeitura do Recife interdita ferro velho na Caxangá
- PCR prepara programação junina para os namorados
- Gestores e gestoras participam da Capacitação em Orçamento Sensível ao Gênero
- Mulheres debatem sobre Meio Ambiente no Parque Treze de Maio
- Corpo de Voluntários da Codecir e novas ações para o inverno são anunciados pelo prefeito João da Costa
- Secretaria da Mulher seleciona 36 artesãs para a Fennearte
- Emprel promove palestra sobre Tecnologia da Informação e qualidade
- IPTU do Recife vence nesta sexta-feira
- Prefeito João da Costa lança conjunto de novas ações preventivas para o inverno
- João da Costa firma compromisso pioneiro junto à ONU Mulher
- Entidades que marcaram presença no Ato de assinatura
- Quintas Técnicas apresenta Experiências com ITIL


Enviar    Imprimir