Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO DA COSTA RECEBE PRÊMIO E ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO NA EUROPA
19:56 Segunda-feira, 13 de Junho de 2011

A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo Orçamento Participativo

O prefeito do Recife, João da Costa, receberá, esta semana, o prêmio Reinhard Mohn 2011, na Alemanha, com a presença da primeira-ministra do país, Ângela Merkel. A premiação é em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos por meio do Orçamento Participativo. Em viagem à Europa, o gestor também assinará um acordo de cooperação na França. As duas agendas fora do país acontecem nos próximos dias 14 e 16.

Em seu primeiro compromisso na Europa, o prefeito João da Costa participa nesta terça-feira (14), em Paris, de um almoço com o coordenador de relações internacionais da prefeitura de Nantes, Mourice Berthiau. O encontro acontece às 13h30 (horário da França), no Chez Françoise. Logo após, às 15h30, a comitiva do prefeito visita o túmulo de Napoleão Bonaparte, em Invalides, e chegam no parlamento francês às 17h (horário da França). Do local, o prefeito segue para assinatura do Plano de Plurianual de Cooperação. A solenidade acontece às 18h15 (horário da França), no gabinete da presidência da bancada do partido socialista francês. O prefeito de Nantes, Jean-Marc Ayralt, é líder da bancada do partido socialista francês e deputado da Assembléia Nacional.

O plano promove o intercâmbio de experiências entre a capital pernambucana e a cidade da França, dando continuidade aos projetos do acordo de cooperação entre os dois municípios. O acordo complementar vai incluir novos eixos temáticos nas áreas de saneamento integrado, educação e intercâmbio entre as universidades de Nantes, UFPE e UPE. O intuito é desenvolver a troca de experiências entre professores, alunos e pesquisadores dessas instituições. Esses eixos irão se somar aos de cultura, desenvolvimento econômico e direitos humanos. Dentre os projetos já desenvolvidos pela parceria está a criação do centro público de economia solidária na comunidade Caranguejo/Tabaiares, em Afogados.

Prêmio - Já no dia 16, o gestor municipal recebe o prêmio Reinhard Mohn 2011, na Alemanha, na cidade de Gutersloh, pelo trabalho democrático realizado por meio do Orçamento Participativo. A cerimônia de premiação acontece das 10h30 às 12h35, no centro de convenções do município. Durante o evento, João da Costa fará um discurso de cinco minutos e apresentará um vídeo sobre o OP.

Apesar de a solenidade ser no dia 16, João da Costa já chega a cidade alemã na quarta (15), onde às 20h (horário da Alemanha) do mesmo dia participa de uma recepção feita pela diretoria da Fundação Bertelsmann Stiftung, que promove a premiação. A capital pernambucana concorreu na categoria experiências inovadoras em áreas temáticas. O tema do prêmio foi “Vitalização da democracia através da participação”. A cidade do Recife ficou à frente de projetos em cidades na Argentina, Estados Unidos, Austrália e Canadá.

O Orçamento Participativo foi lembrado por ser uma ação inovadora de governança local e buscar uma ampla participação cidadã na construção democrática do município. Escolhido entre mais de 1.000 projetos inscritos pela internet de diferentes países, entre eles vários governos municipais e federais, o OP figurou como um dos dois candidatos brasileiros selecionados pelo Prêmio. Mais de 14 mil alemães participaram da votação para eleger o vencedor do prêmio, sendo 21,69 % dos votos dedicados ao Recife.

Para eleger os votantes, os alemães levaram em consideração os seguintes critérios: a efetividade e a capacidade das experiências no fortalecimento das estruturas e instituições democráticas, a capacidade de estabelecer estratégias inovadoras para a resolução de problemas, o nível e escala de mobilização e representação da sociedade civil, a integração de grupos sub-representados e socialmente excluídos, a sustentabilidade e o impacto da experiência, seu caráter pioneiro e sua replicabilidade em outros contextos de participação da sociedade.

Simpósio – A Prefeitura do Recife participou de um simpósio, nos dias 25 e 26 de maio, em Berlim, na Alemanha, promovido pela Fundação Bertelsmann. Na ocasião, foram detalhadas ao público as diferentes idéias dos finalistas do Reinhard Mohn 2011.

Vitalizing Democracy - É um programa da Fundação Bertelsmann Stiftung criado em 1977, com o objetivo de apoiar projetos que apresentem soluções para os problemas sociais. O Prêmio Reinhard Mohn visa reunir exemplos de práticas internacionais que possam servir de inspiração para futuros projetos da Fundação. Por isso, é fundamental que os projetos e ações selecionados possam ser adaptados ao contexto alemão.

A Fundação Bertelsmann, que concedeu o prêmio Reinhard-Mohn ao Orçamento Participativo do Recife, é uma das maiores da Alemanha e detentora da maior difusora e produtora de televisão da Europa, operando canais de TV e rádio em 10 diferentes países do continente e é uma das líderes mundiais em produção de conteúdo.

Na Europa, além de ser detentora de várias emissoras de TV e Rádio transmitidas para 20 países, tem mais de 285 títulos impressos de jornais e revistas, possuem ainda uma editora que vende, anualmente, mais de 500 milhões de livros.

OP - O Orçamento Participativo do Recife é um importante espaço de debate e definição dos destinos da Cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do Orçamento da Prefeitura.

Matérias Relacionadas
- Tem início o recadastramento dos ambulantes que trabalham na orla do Recife
- Motoristas da PCR entregam mais uma cadeira de rodas nesta quarta (15)
- Prefeitura do Recife revitaliza asfalto do Viaduto Capitão Temudo
- Maquete da Via Mangue em exposição no prédio sede da Prefeitura do Recife
- Encontro reúne gestoras da Região Metropolitana do Recife
- Servidor da PCR tem feriadão com salário antecipado
- As moradoras da RPA-6 participaram de Pré-Conferência da Mulher
- Obras da Via Mangue
- Ato de Lançamento da Pedra Fundamental da Via Mangue
- Via Mangue: João da Costa lança Pedra Fundamental
- PCR entrega fardamento e material esportivo para alunos do CSU Bido Krause
- Prefeitura do Recife inicia o recadastramento dos ambulantes da orla
- Prefeito João da Costa faz homenagem ao vereador Liberato Costa Junior
- São João será com antecipação salarial e ponto facultativo para os servidores da Prefeitura do Recife
- Prefeito João da Costa lança pedra fundamental da Via Mangue
- Prefeitura do Recife segue com ações em Ferro Velho na Caxangá
- Prefeitura do Recife divulga resultado da seleção das entidades que irão executar o PlanTeQ
- Prefeito entrega conjunto Habitacional no Brejo da Guabiraba
- Prefeitura promove ações educativas para os enamorados
- Prefeito João da Costa inaugura conjunto Habitacional para 320 famílias


Enviar    Imprimir