Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

REDE DE ATENÇÃO BÁSICA COMEMORA UM ANO DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA
17:14 Segunda-feira, 13 de Junho de 2011

Serviço foi implantado em maio de 2010 e já atua em todo Município

Por Tádzio Estevam

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que objetiva fortalecer as ações básicas de saúde no Recife, comemora um ano de implantação das atividades no Município. Para comemorar a data, a Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira (14), o I Seminário Nasf Recife, que contará com a participação dos profissionais do serviço, representantes das políticas de saúde da Cidade (Criança, Idoso, Mulher, Pessoa com Deficiência, Academia da Cidade, Saúde Bucal, Hanseníase, Tuberculose, Práticas Integrativas e Complementares, Saúde Mental, PNI e Programa Mais Vida), e dos seis Distritos Sanitários. O evento acontecerá entre às 9h e 17h, no Hotel Jangadeiro (Av. Boa Viagem, 3114 - Boa Viagem).

O serviço nasceu no mês de maio de 2010, quando a Secretaria de Saúde de Recife, a partir da necessidade de fortalecimento das ações básicas de saúde, iniciou a implantação dos núcleos nos Distritos Sanitários. A nova modalidade de atendimento inseriu categorias profissionais na Atenção Básica, que passaram a atuar de forma interdisciplinar e complementar juntamente às Equipes de Saúde da Família. O serviço tem se configurado como uma importante estratégia de valorização e troca de saberes, cujo maior objetivo tem sido a ampliação da clínica e a produção de sujeitos – cidadãos, trabalhadores e gestores.

Atualmente, o Recife possui 20 equipes de NASF e duas equipes de NAPI (Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas) distribuídas nos seis Distritos Sanitários, com programação de expansão. As equipes são compostas por Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psiquiatra, Ginecologista e Terapeuta Ocupacional. Uma novidade é que foi integrada recentemente ao serviço mais uma categoria: Sanitarista. A inserção deste profissional, com especialidade em saúde coletiva, tem como objetivo a instituição/implementação da prática de vigilância à saúde no processo de trabalho das equipes de saúde da família.

Entre os objetivos do NASF estão a diminuição do encaminhamento dos pacientes para outros serviços e as filas de espera, aumentar a eficiência do PSF, colaborar na qualificação da equipe de Saúde da Família, por meio da educação permanente; prevenir agravos, promover a saúde e ampliar os recursos terapêuticos na Atenção Básica.

O seminário também contará com a participação de representantes de outras secretarias como Educação, Esporte e Lazer, Especial da Mulher, e Assistência Social; Instituições de Ensino com Residências (Saúde Coletiva, Saúde da Família e Saúde Mental) – UFPE, FICRUZ, UPE e IMIP; Atenção Básica de Municípios da Região Metropolitana do Recife; Secretaria Estadual de Saúde e outros parceiros. O evento está programado para discussão de temas de relevância ao NASF e apresentação de experiências das equipes. As apresentações acontecerão na forma oral e em pôsters, seguindo os eixos Saúde da Criança, do Idoso, Drogas, Práticas Integrativas, Saúde Mental, Violência, Vulnerabilidade Social, Reabilitação, Saúde do Trabalhador e Saúde na Escola.

Serviço:
I Seminário Nasf Recife
Data: 14/06/2011
Local: Hotel Jangadeiro (Av. Boa Viagem, 3114 - Boa Viagem)
Horário: 9h às 17h

Matérias Relacionadas
- Modelo de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme do Recife representará o Brasil na França
- Arraiá Solidário da Academia da Cidade antecipa o São João na Lagoa do Araçá
- Academia da Cidade promove arraial no polo da Lagoa do Araçá
- Secretaria de Saúde abre a 18ª Residência Terapêutica no Recife
- Vigilância Sanitária do Recife alerta sobre compra de comidas típicas do ciclo junino
- Academia da Cidade promove arraial no polo da Lagoa do Araçá
- Experiência do Samu Recife em resgate aeromédico é apresentada em curso no Maranhão
- Lançamento de filme sobre dengue lota o Santa Isabel
- Combate à dengue ganha nova ferramenta no Recife
- Prefeitura do Recife apresenta filme educativo sobre a dengue
- Secretário Gustavo Couto debate rede de urgência e emergência em fórum estadual
- Profissionais de Saúde do Recife recebem capacitação sobre tabagismo
- Samu Recife é destaque em fórum que discutirá urgências de Pernambuco
- Saúde do Recife promove capacitação sobre tabagismo
- Samu Recife exporta experiência do serviço para a capital do Tocantins
- Oficina discute qualificação de Agentes Comunitários de Saúde do Recife
- Agentes Comunitários de Saúde do Recife terão formação técnica discutida em oficina
- Inspetores sanitários do Recife concluem capacitação oferecida pela Apevisa
- Começam as etapas distritais da 10ª Conferência de Saúde do Recife
- Profissionais do Academia da Cidade participarão de oficina sobre saúde vocal


Enviar    Imprimir