Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL NA ALEMANHA
17:19 Quarta-feira, 15 de Junho de 2011

Cerimônia será transmitida mundialmente

Em reconhecimento ao trabalho democrático realizado por meio do Orçamento Participativo, o prefeito do Recife, João da Costa, recebe, nesta quinta-feira (16), o prêmio Reinhard Mohn 2011, na Alemanha, na cidade de Gutersloh. A cerimônia acontece no Centro de Convenções do município. O evento será acompanhado por 50 jornalistas de várias TVs da Europa que irão transmitir a premiação. Alguns veículos de comunicação transmitirão em português.

A entrega acontece das 10h30 às 12h30 (horário da Alemanha). Na ocasião, João da Costa fará um discurso e apresentará um vídeo sobre o OP. O Recife concorreu na categoria experiências inovadoras em áreas temáticas e ficou à frente de projetos em cidades na Argentina, Estados Unidos, Austrália e Canadá.

Mais de 14 mil alemães participaram da votação para eleger o vencedor do prêmio, sendo 21,69 % dos votos dedicados ao Recife. No Brasil, apenas a capital pernambucana e Belo Horizonte concorreram na categoria.

Para eleger, os alemães levaram em consideração os seguintes critérios: a efetividade e a capacidade das experiências no fortalecimento das estruturas e instituições democráticas, a capacidade de estabelecer estratégias inovadoras para a resolução de problemas, o nível e escala de mobilização e representação da sociedade civil, a integração de grupos sub-representados e socialmente excluídos, a sustentabilidade e o impacto da experiência, seu caráter pioneiro e sua replicabilidade em outros contextos de participação da sociedade.

O OP Recife estava entre os 20 finalistas do Reinhard Mohn 2011, indicado pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG), da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP).

Este será o último compromisso de trabalho do prefeito na Europa. Na sexta-feira (17), João da Costa já estará de volta ao Recife.

VITALIZING DEMOCRACY - É um programa da Fundação Bertelsmann Stiftung, criado em 1977 com o objetivo de apoiar projetos que apresentem soluções para os problemas sociais. O Prêmio Reinhard Mohn visa reunir exemplos de práticas internacionais que possam servir de inspiração para futuros projetos da Fundação. Por isso, é fundamental que os projetos e ações selecionados possam ser adaptados ao contexto alemão.

OP - O Orçamento Participativo do Recife é um importante espaço de debate e definição dos destinos da Cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do Orçamento da Prefeitura.

Matérias Relacionadas
- Recife fará parte de rede mundial em memória da história da escravidão
- Capacitação de atendimento ao público para servidores
- João da costa cumpre agenda na Alemanha nesta quarta-feira
- Prefeito assina acordo de cooperação na França
- Forró da Mulher anima Sítio Trindade nesta quinta (16)
- Reluz beneficia iluminação de mais 108 ruas do Recife
- 1º Encontro de Gestoras da RMR e Agreste discute políticas para as mulheres
- Prefeito João da Costa recebe prêmio e assina acordo de cooperação na Europa
- Tem início o recadastramento dos ambulantes que trabalham na orla do Recife
- Prefeitura do Recife revitaliza asfalto do Viaduto Capitão Temudo
- Maquete da Via Mangue em exposição no prédio sede da Prefeitura do Recife
- Encontro reúne gestoras da Região Metropolitana do Recife
- Servidor da PCR tem feriadão com salário antecipado
- As moradoras da RPA-6 participaram de Pré-Conferência da Mulher
- Obras da Via Mangue
- Ato de Lançamento da Pedra Fundamental da Via Mangue
- Via Mangue: João da Costa lança Pedra Fundamental
- PCR entrega fardamento e material esportivo para alunos do CSU Bido Krause
- Prefeitura do Recife inicia o recadastramento dos ambulantes da orla
- Prefeito João da Costa faz homenagem ao vereador Liberato Costa Junior


Enviar    Imprimir