Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

SEMINÁRIO DISCUTE O COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
00:00 Quarta-feira, 15 de Junho de 2011

Ratificar a importância de enfrentamento ao trabalho infantil, sensibilizar a população sobre o problema e divulgar os resultados obtidos são os objetivos do evento
 
Aproximadamente 100 pessoas ligadas a instituições parceiras do Programa de Erradicação Infantil (PETI), da Prefeitura do Recife (PCR), estão reunidas nesta quarta-feira (15), no II Seminário “Por um Recife sem Trabalho Infantil”. O evento, que acontece no Teatro Ribeira, no Centro de Convenções, é promovido pela PCR, por meio da Secretaria de Assistência Social e tem como principais objetivos ratificar a importância de enfrentamento ao trabalho infantil, sensibilizar a população sobre o problema e divulgar os resultados obtidos.
 
Até o encerramento do seminário, previsto para as 16h45, estão sendo realizadas duas mesas redondas. Uma é sobre “A Política de Atenção ao Trabalho Infantil no Estado” e a outra abordará “O Trabalho Infantil no Recife - Um enfoque da situação de rua”. O seminário está promovendo, ainda, exibições de filmes e apresentações culturais, como a do grupo Cultural do Núcleo Peró, de Jaboatão dos Guararapes. “É importante ressaltar que, sozinho, o Peti não universaliza a erradicação. Para isso, precisa-se realizar um trabalho em conjuntos com as três esferas públicas, município, estado e nação, com a sociedade civil para que, de momentos como este, as discussões sejam ampliadas para os prédios públicos, as instituições, para a casa e a família de cada um”, disse a secretária de Assistência Social e Presidenta do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Niedja Queiroz.
 
De acordo com a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, a temática é um dos seis eixos que integram a Política Nacional de Direitos Humanos. “E uma das coisas abordadas é a erradicação ao trabalho infantil no território brasileiro. Para tal, precisa-se, acima de tudo, conscientizar a população de que criança e adolescente não pode trabalhar em hipótese alguma”, salientou.   
 
Já Rizete Costa, gerente da Proteção Social Especial, que estava representando a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, ressalta a importância das parcerias e o interesse de difundir as experiências exitosas da PCR. “Infelizmente o desafio ainda é grande, já conseguimos conquistas e derrotas, mas, ainda há muito que ser feito no Estado. Portanto, ao conhecer mais de perto as ações que vêm sendo desenvolvidas pela PCR, vamos ver a possibilidade e a viabilidade de levá-las para outros municípios pernambucanos”, comentou.
 
Para Jucilene de Souza, diretora do Instituto Oratória da Divina Providência, Campina do Barreto, a união é a melhor forma de enfrentar essa luta. “O nosso trabalho é voltado para 120 crianças e adolescentes em situação de risco, e, como a retirada das ruas e do trabalho são as nossas principais preocupações, precisamos ouvir quais as ações e os compromissos do governo para, juntos, aturarmos em prol dos nossos objetivos”, disse a gestora, que estava acompanhada de outras sete funcionarias do instituto.
 
Na quinta-feira (16), as atividades seguem com distribuição de material educativo da campanha “Por um Recife sem Trabalho Infantil” em escolas públicas da capital pernambucana.
 
 
Sensibilização - No dia 16, as atividades começam logo cedo com a distribuição do material informativo da Campanha “Por um Recife sem Trabalho Infantil”. O objetivo é sensibilizar os estudantes a combaterem esse problema para que eles possam ser agentes multiplicadores da informação.  Inicialmente a equipe do PETI estará, às 8h, no Colégio Sylvio Rabello (Av. Jornalista Mário Melo, s/n – Recife). O trabalho continua à tarde, às 14h, na Escola Zumbi dos Palmares (Rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, 35 - Brasilit) e por último, às 15h, no Colégio Dom Vital (Estrada do Arraial – em frente ao mercado de Casa Amarela). Nessa unidade de ensino, os próprios representantes de salas, após serem orientados, repassarão as informações sobre como contribuir para o fim do trabalho infantil aos alunos da instituição.
 
Saiba mais sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil AQUI.  

Veja a PROGRAMAÇÃO da tarde do Seminário.

Matérias Relacionadas
- Programação
- Comemoração
- Fafá de Belém dá show no 13° Baile dos Namorados
- RPA-6 recebe a última Pré-conferência Municipal de Assistência Social
- 13° Baile dos Namorados será embalado pelo romantismo de Fafá de Belém
- Começam os encontros preparatórios para a 8ª Conferência de Assistência Social do Recife
- PCR inicia preparativos para a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social do Recife
- LBV entrega alimentos não-perecíveis ao Iasc
- Iasc recebe da LBV alimentos para a Campanha Recife Solidário
- Iasc recebe donativos arrecadados nos mercados públicos
- Vítimas das chuvas voltam para casa
- PCR intensifica campanha de doações aos desabrigados do Recife
- Profissionais da rede de proteção social discutem acolhimento e vulnerabilidade
- Conselho Municipal de Assistência Social renova mesa diretora
- Plenária do Conselho Municipal de Assistência Social elege novo presidente
- PCR capacita profissionais da Assistência Social para trabalhar durante a Operação Inverno 2011
- Posse do novo colegiado do CMAS será nesta sexta-feira
- Definida data de posse do novo colegiado do CMAS
- Balanço das atividades do Conselho Municipal de Assistência Social
- Secretaria de Assistência Social divulga resultado da eleição do colegiado do CMAS


Enviar    Imprimir