Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO É PREMIADO NA ALEMANHA
14:50 Quinta-feira, 16 de Junho de 2011

 
Prefeito João da Costa recebeu, na cidade de Gutersloh, a comenda Reinhard Mohn 2011, concedida pela Fundação Bertelsmann
 
O prefeito João da Costa recebeu, nesta quinta-feira (16), o prêmio Reinhard Mohn 2011, concedido pela Fundação Bertelsmann ao Orçamento Participativo (OP) do Recife, em cerimônia realizada na cidade de Gutersloh, na Alemanha. A premiação representa um reconhecimento internacional às políticas de democratização social desempenhadas pela gestão municipal. O evento foi acompanhado por 50 jornalistas de várias TVs da Europa e teve transmissão ao vivo. A cerimônia também contou com a exibição de um filme sobre o Recife e o OP, além de uma apresentação de dança.
 
“Estou feliz e emocionado em dividir com o mundo o modelo do OP que traz valores de solidariedade e coesão social. Estamos construindo uma nova cultura participativa. Conseguimos avançar muito em ações que melhoram a vida de muitas pessoas e avançar na consciência política dos cidadãos desde cedo, com a participação das crianças, um fato que leva ao cidadão consciente do futuro”, disse João da Costa durante o discurso de agradecimento, sendo bastante aplaudido pela plateia.
 
O prefeito foi convidado a subir ao palco para receber o prêmio por Liz Mohn, viúva de Reinhard Mohn, criador da Fundação Bertelsmann. “É uma honra entregar esse prêmio para o Recife pelo que o governo realizou pela política municipal e educacional. É um processo que influenciou diretamente na mudança de suas vidas. Meu marido acreditava na participação e eu também acredito. A Fundação procura modelos exemplares por todo o planeta”, relatou.
 
Já a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, pretende aproveitar a experiência exitosa do OP do Recife para aplicar nas políticas de participação popular no seu governo. “O OP do Recife é um exemplo de democracia participativa. A Alemanha vem aprimorando esse conceito através da internet para dialogar com a população e transmitir rapidamente informações. É um grande prazer que esse prêmio vá para esse projeto tão bem sucedido e que deveria ser aplicado na Alemanha”, revelou Merkel.
 
O Presidente do Conselho de Administração, Presidente e Diretor Executivo da Fundação Bertelsmann, Gunter Thielen, ressaltou a importância do protagonismo do povo em uma democracia. “É importante as pessoas assumirem responsabilidade. A fundação procura projetos em que os cidadãos ajudem o governo com propostas como em Recife. A cidade é um exemplo, os cidadãos podem influenciar diretamente no município. Essa experiência mostra que vale a pena olharmos para além de nossas fronteiras, e esse processo faz o cidadão se identificar com o seu governo. Gostaria de parabenizar o Recife e o seu prefeito, pois mostra que com coragem é possível mudar”, falou.
 
Também acompanharam o prefeito João da Costa na cerimônia a primeira-dama, Marília Bezerra, os vereadores Jurandir Liberal (presidente da Câmara Municipal do Recife) e Augusto Carreras, a secretária Especial de Relações com a Imprensa, Ceça Britto, e o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, Roberto Trevas.
 
VITALIZING DEMOCRACY - É um programa da Fundação Bertelsmann Stiftung, criado em 1977, com o objetivo de apoiar projetos que apresentem soluções para os problemas sociais. O Prêmio Reinhard Mohn visa reunir exemplos de práticas internacionais que possam servir de inspiração para futuros projetos da Fundação. Por isso, é fundamental que os projetos e ações selecionados possam ser adaptados ao contexto alemão.
 
O Recife concorreu na categoria experiências inovadoras em áreas temáticas e ficou à frente de cidades da Argentina, Estados Unidos, Austrália e Canadá. Mais de 14 mil alemães participaram da votação para eleger o vencedor do prêmio, sendo 21,69 % dos votos dedicados ao Recife. No Brasil, apenas a capital pernambucana e Belo Horizonte concorreram na categoria.

Matérias Relacionadas
- Delegada do OP Criança participa de premiação na Alemanha
- Vereadores do Recife avaliam premiação do OP na Alemanha
- João da Costa discursa e é aplaudido durante entrega de prêmio na Alemanha
- Secretário de Juventude participa de reunião na Secretaria Nacional de Segurança Pública
- João da Costa reconhece importância da participação popular e divide prêmio com os recifenses
- Milton Coelho participa do lançamento da segunda fase do Programa Minha Casa Minha Vida
- João da Costa recebe prêmio internacional na Alemanha
- Recife fará parte de rede mundial em memória da história da escravidão
- Capacitação de atendimento ao público para servidores
- João da costa cumpre agenda na Alemanha nesta quarta-feira
- Prefeito assina acordo de cooperação na França
- Forró da Mulher anima Sítio Trindade nesta quinta (16)
- Reluz beneficia iluminação de mais 108 ruas do Recife
- 1º Encontro de Gestoras da RMR e Agreste discute políticas para as mulheres
- Prefeito João da Costa recebe prêmio e assina acordo de cooperação na Europa
- Tem início o recadastramento dos ambulantes que trabalham na orla do Recife
- Prefeitura do Recife revitaliza asfalto do Viaduto Capitão Temudo
- Maquete da Via Mangue em exposição no prédio sede da Prefeitura do Recife
- Encontro reúne gestoras da Região Metropolitana do Recife
- Servidor da PCR tem feriadão com salário antecipado


Enviar    Imprimir