Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

DEBATE SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL CHEGA AO BAIRRO DE AFOGADOS
00:00 Sexta-feira, 17 de Junho de 2011

A Prefeitura do Recife realizou, na tarde desta sexta-feira (17), o segundo dia de escutas que precedem a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (COMSEA). O encontro acorreu entre às 14h e 17h, no auditório da Policlínica Agamenon Magalhães, localizado próximo à Praça da Paz, s/n, bairro de Afogados. O evento contou com a participação de entidades e usuários de políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional das Regiões Político-Administrativas (RPA) 5 e 6.

O objetivo do evento é o de fazer com que a sociedade conheça a política de segurança alimentar e nutricional do Município. Ela foi resgatada durante o Governo de Lula por meio de programas como o Fome Zero e estimulando a criação de conselhos municipais”, explicou o representante do IASC, Ronaldo Santana.

O presidente da Associação de Moradores do Bongi, Adriano Miranda, que foi prestigiar o evento, comentou que as escutas são de grande importância, porque traz informações para a comunidade. “Irei me aprofundar mais no assunto e, a partir daí, levar propostas para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”, comentou Adriano, um dos candidatos a delegado do evento.

A programação foi iniciada com uma apresentação sobre “Segurança Alimentar e Nutricional” e outra sobre as “Políticas Públicas da Prefeitura do Recife” relacionadas ao tema. A gerente de Segurança Alimentar da Secretaria de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), Mikaelly Ellen, apresentou os projetos executados pela Prefeitura, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que tem o objetivo de promover o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar.

Além disso, a Prefeitura do Recife, por meio da SCTDE, realizou qualificações neste setor: “Entre os anos 2009 e 2010 qualificamos 700 recifenses através dos cursos de Aproveitamento de Alimentos, Cozinha (básica, chinesa, típica, forno e fogão), Comedoria de Mercados e Cozinha no Serviço Doméstico. Este ano iremos oferecer outras cem vagas para os cursos de Cozinha e aproveitamento de Alimentos e Pastelaria e Confeitaria”, comentou a gerente.

Após os debates aconteceu a eleição de delegados que participarão da I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O COMSEA acontecerá no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado no bairro da Madalena, nos dias 14 e 15 de julho.

Participaram das escutas os representantes das Casas de Matriz Africana, de instituições e beneficiários do Banco de Alimentos, do Bolsa Família, do Conselho Merenda Escolar, e dos Povos Indígenas aldeados no Recife das seis Regiões Político-Administrativas do Recife.

Na próxima terça-feira (21), acontecem os debates das RPAs 2 e 3, no auditório do Centro Público de Casa Amarela, localizda na Avenida Norte, 5600, no bairro de Casa Amarela, das 14h às 17h.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife realiza seleção dos artesãos que desejam participar da Fenearte
- Prefeitura realiza debates sobre Segurança Alimentar e Nutricional
- Secretário de Desenvolvimento Econômico prestigia entrega de prêmios a empreendedores
- Prefeitura do Recife participa da implementação de Fórum sobre Economia Solidária
- Recife lança Fórum de Economia Popular Solidária
- Artesãos recebem carteiras de identificação do Prodarte
- Recife tem curso gratuito de empreendedorismo
- Prodarte entrega carteiras de identificação a artesãos
- PCR lança edital para selecionar empresa executora do PlanTeQ
- Prefeitura capacita empreendedores que atuam no bairro do Recife
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de reunião do CME
- PCR comemora mês do trabalhador em evento no Pátio do Carmo
- Atendimento do Banco do Povo Volante foi suspenso
- Santo Amaro recebe ação do Banco do Povo Volante
- Banco do Povo realiza atendimento no Alto José Bonifácio
- Atendimento volante do Banco do Povo chega ao Alto José Bonifácio
- Capacitação prepara atendentes do Sistema Público para utilizar o MTE/ Mais Emprego
- Agentes de Desenvolvimento da PCR participam de mais uma capacitação
- PCR realiza segundo encontro para instalação do Fórum das Microempresas no Município
- Prefeitura promove segundo encontro preparatório para o Fórum Permanente das Microempresas


Enviar    Imprimir