Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE PROMOVE AÇÕES DURANTE FESTIVIDADES DO SÃO JOÃO 2011
21:32 Sexta-feira, 17 de Junho de 2011

Mobilização inclui intervenções na área de redução de danos e atenção às DST/Aids e hepatites virais, bem como Samu e Vigilância à Saúde
 
Por Larissa Correia
 
Além de uma programação artística especial, o São João do Recife contará com uma gama variada de serviços por parte da Secretaria Municipal de Saúde. As ações foram elaboradas com o objetivo de garantir o bem-estar da população, principalmente quem vai cair no arrasta-pé. Exames gratuitos de HIV, entrega de material educativo e esquetes teatrais estão entre as iniciativas disponibilizadas em diversos polos oficiais e comunitários da capital pernambucana.
 
Experiência consagrada em outros eventos de grande porte no município, como o Carnaval Multicultural, a testagem rápida de HIV estará disponível em dois polos de animação: na Praça do Carmo, em São José – próximo ao Pátio de São Pedro –, e no Sítio Trindade, em Casa Amarela. O serviço funcionará a partir deste sábado (18) e até o dia 29, sempre das 18h à meia-noite.
 
O exame é simples e o resultado sai em apenas meia hora. A coleta é feita com um furo no dedo, exatamente como o que avalia a taxa de glicose no sangue. Cerca de 15 pessoas atuarão em cada estande diariamente, entre psicólogos, bioquímicos, técnicos de enfermagem, aconselhadores, agentes de prevenção e auxiliares de serviços gerais.
 
As intervenções da Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais do Recife serão desenvolvidas em parceria com o Mais Vida, programa municipal de redução de danos pelo consumo de álcool, fumo e outras drogas. A mobilização conjunta inclui desde campanha publicitária exclusiva à realização de apresentações teatrais tendo como base as tradições do Ciclo Junino no Nordeste.
 
Com 10 minutos de duração, as peças estimulam a adoção de medidas preventivas, abordando questões como prática de sexo seguro e riscos decorrentes do consumo de entorpecentes. Após as encenações, arte-educadores e agentes de redução de danos e de prevenção distribuirão material educativo ao público. Durante as festividades, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é distribuir mais de 250 mil preservativos, porta-camisinhas, saches de gel lubrificante, porta-celulares e chaveiros.
 
A Vigilância Sanitária do Recife também está a postos no período junino. Desde o início do mês, agentes do órgão têm intensificado as fiscalizações do comércio de produtos associados ao ciclo, como padarias, supermercados e afins. Nas próximas semanas, as equipes reforçarão as inspeções junto aos comerciantes formais e informais instalados nos focos e arredores dos polos da folia. Elas observarão as boas práticas alimentares e atenderão a denúncias da população sobre mercadorias com problemas. Os inspetores contarão com uma base no Sítio Trindade.
 
No mesmo polo haverá um posto avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Os profissionais oferecerão retaguarda para casos simples, como desidratação, pequenos cortes, picos de pressão arterial e desmaios. Demandas mais complexas serão removidas pela ambulância que ficará como suporte no local.
 
Independentemente das festas, o Samu Recife oferecerá assistência 24 horas via 192. A população da capital pernambucana também poderá contar com a rede municipal de urgência e emergência, que compreende as policlínicas Professor Arnaldo Marques (Ibura), Agamenon Magalhães (Afogados), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Professor Barros Lima (Casa Amarela), as maternidades do Ibura, Casa Amarela e Professor Bandeira Filho (Afogados) e o Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

Matérias Relacionadas
- Conselho de Saúde do Recife debate condições das unidades da rede
- Criançada deverá ser vacinada contra poliomielite neste sábado (18)
- Saúde vacina a criançada contra poliomielite e sarampo neste sábado (18)
- Moradores de residências terapêuticas do Recife participam de encontro
- Conselho Municipal de Saúde do Recife participa da implantação do Conselho Gestor no CVA
- Saúde do Recife dá seguimento à capacitação sobre tabagismo
- Saúde vacina a criançada contra poliomielite e sarampo neste sábado (18)
- Experiências exitosas da Rede de Atenção Básica do Recife são apresentadas durante seminário
- Rede de Atenção Básica comemora um ano do Núcleo de Apoio à Saúde da Família
- Modelo de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme do Recife representará o Brasil na França
- Arraiá Solidário da Academia da Cidade antecipa o São João na Lagoa do Araçá
- Academia da Cidade promove arraial no polo da Lagoa do Araçá
- Secretaria de Saúde abre a 18ª Residência Terapêutica no Recife
- Vigilância Sanitária do Recife alerta sobre compra de comidas típicas do ciclo junino
- Academia da Cidade promove arraial no polo da Lagoa do Araçá
- Experiência do Samu Recife em resgate aeromédico é apresentada em curso no Maranhão
- Lançamento de filme sobre dengue lota o Santa Isabel
- Combate à dengue ganha nova ferramenta no Recife
- Prefeitura do Recife apresenta filme educativo sobre a dengue
- Secretário Gustavo Couto debate rede de urgência e emergência em fórum estadual


Enviar    Imprimir