Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITURA DO RECIFE LANÇA TERCEIRA EDIÇÃO DO CADERNO DIÁLOGOS ENTRE ARTE E PÚBLICO
17:43 Quarta-feira, 22 de Junho de 2011

Lançamento acontece nesta segunda (27), com distribuição da publicação e palestra do especialista em acessibilidade comunicacional, Romeu Kazumi Sassaki

A Fundação de Cultura Cidade do Recife - FCCR, através da Gerência de Serviços de Formação em Artes Visuais, lança nesta segunda-feira (27), “Diálogos entre Arte e Publico - Caderno de Textos III”. O lançamento acontecerá em evento organizado pelo Centro de Estudos Inclusivos da UFPE, às 18h30, no auditório do CCSA na Universidade Federal de Pernambuco. A entrada é gratuita.

Em sua terceira edição, a publicação aborda nas suas 133 páginas questionamentos acerca de quando e como uma produção cultural torna-se acessível para todos os possíveis públicos, que estratégias são ou podem ser utilizadas pelos atores sociais envolvidos na promoção da acessibilidade cultural; a formação necessária para os profissionais que atuam e pensam o tema; experiências e práticas desenvolvidas pela iniciativa privada, pela sociedade civil, e pelo poder público.

O Caderno de Textos foi produzido pela FCCR, em parceria com a Funarte, e agrega colaboradores em torno da acessibilidade cultural compreendida em um horizonte de discursos e práticas, desejos e demandas, políticas públicas e iniciativas da sociedade civil”, explica Regina Buccini, gerente de formação em artes visuais e uma das coordenadoras do projeto. “Um importante aspecto desta edição é que além da versão impressa, a publicação apresenta uma versão acessível. Todos os textos em áudio e traduzidos em Libras, áudio-descrição das imagens que ilustram alguns dos artigos compõem o DVD acessível encartado no Caderno”, completa.

Trazendo ao público uma versão acessível de seus textos, em áudio e em vídeo - com tradução em libras, o Diálogos entre Arte e Publico reúne-se ao lançamento do sétimo volume da Revista Brasileira de Tradução Visual e com a apresentação do primeiro curta com áudio-descrição produzido inteiramente em Pernambuco, a Casa dos Estranhos. Na mesma ocasião haverá também uma palestra do renomado consultor em inclusão, Romeu Kazumi Sassaki. Durante o evento serão disponibilizados os serviços de interpretação em libras e áudio-descrição e os exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente aos participantes.

Romeu Kazumi Sassaki - É ministrante de cursos e palestras sobre a inclusão aplicada ao mercado de trabalho, à educação, ao meio físico, ao lazer, ao desporto, ao turismo, às artes e à mídia. Sua experiência profissional abarca 51 anos como consultor em assuntos de pessoas com deficiência; 14 anos como professor universitário, e 10 anos como orientador profissional do Instituto de Reabilitação, da Universidade de São Paulo.

Sassaki foi consultor do Banco Mundial, Programa de Deficiência & Desenvolvimento Inclusivo, do Departamento de Desenvolvimento Humano (Washington, DC, EUA); e de Secretarias de Educação em várias partes do Brasil. É autor e co-autor de livros, artigos e traduções na área da inclusão, reabilitação empregabilidade e outras que tratam da pessoa com deficiência.

Alargando sua atuação, Romeu Sassaki é coautor de documentos oficiais, tais como: “Pessoas com Deficiência, Educação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho”, Secretaria de Educação, do Estado do Paraná, 2002; “Subsídios para a Elaboração de uma Política Estadual de Educação Profissional e Geração de Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência”, Fundação da Criança, do Adolescente e da Integração do Deficiente, Secretaria Especial da Solidariedade Humana, do Estado de Goiás, 1999. Também traduziu vários documentos internacionais sobre a pessoa com deficiência, sendo que o mais importante foi a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência.

Serviço:
Quando: 27 de junho
Onde: Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - UFPE

PROGRAMAÇÃO
18h30 - Lançamento do sétimo volume da Revista Brasileira de Tradução Visual
(revista trimestral eletrônica e gratuita www.rbtv.associadosdainclusao.com.br)
19h - Lançamento e distribuição do Diálogos entre Arte e Público - Caderno de
Textos III
19h30 - Apresentação do curta-metragem Casa dos Estranhos
20h - Palestra sobre acessibilidade comunicacional - Romeu Kazumi Sassaki

Matérias Relacionadas
- Documentário “Galo Preto, o mestre do coco” é exibido na Refinaria Multicultural de Peixinhos
- Festa Junina toma conta do Recife esta semana
- Terezinha do Acordeon e Quinteto Violado são os destaques da Praça do Arsenal
- Mostra de Culinária Afro divulga a tradição junina dos terreiros
- DESFILE DAS BANDEIRAS - 2011
- Desfile das Bandeiras reúne representantes de diversas religiões
- Geraldo Azevedo é a grande atração do Pátio de São Pedro
- Alceu Valença no arraial do Sítio Trindade
- Comédia “Enfim, viúva” entra em cartaz no Cinema Apolo
- Livrinho “Nossa Música é a Gente quem Faz” tem músicas dos homenageados do São João
- Dominguinhos comandou o forró no Parque Dona Lindu
- Tem rock no Arraial
- PCR divulga classificados para a final do concurso de quadrilhas
- Afoxés e maracatu animam a Terça Negra de Xangô
- Sítio Trindade recebe multidão para show de Santana
- Procissão dos Santos uniu fé e festa nas ruas da Zona Norte
- Prefeitura do Recife realiza festa de São João da Pessoa Idosa
- Shows de Moraes Moreira e André Rio levantam o público na Praça do Arsenal
- André Rio, Paulinho Leite e Luciano Magno fazem show especial no Sítio
- Quinteto Violado encerrou as Jornadas Gonzagueanas


Enviar    Imprimir