Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PREFEITURA E SEBRAE REALIZAM SEMANA DO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL
20:05 Segunda-feira, 27 de Junho de 2011

No estande, instalado ao lado da Pracinha do Diário, o interessado em ser Empreendedor Individual (EI), pode receber orientações e assistir a uma palestra sobre a formalização do seu negócio.

Por Marcos da Silva

Até a próxima sexta-feira (1), das 8h30 às 17h e no sábado (2), das 8h30 às 13h, as pessoas que trabalham na clandestinidade podem se formalizar indo ao posto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Praça da Independência, mais conhecida como Pracinha do Diário, no bairro de Santo Antonio. A ação - uma parceria da Prefeitura do Recife com o Sebrae, a Caixa Econômica Federal e o Intituto Nacional de Seguro Social (INSS) - faz parte do aniversário dos dois anos do Portal do Empreendedor Individual, que começou a funcionar nacionalmente em 8 de fevereiro de 2010 e integra a programação da Semana do Empreendedor Individual.

No estande, instalado ao lado da Pracinha, o interessado em ser Empreendedor Individual (EI), pode receber orientações, assistir a uma palestra sobre a formalização do seu negócio. Algumas das oficinas mais procuradas são “O caixa na ponta do lápis” e “Boas vendas, bons resultados”. Outro curso que gera interesse é o “Próprio”, programa orientado para o empreendedor desde a identificação e o planejamento até a abertura e o plano do negócio. Para garantir a longevidade dos empreendimentos foi criado o Programa Primeiros Passos na Gestão para empresas já formalizadas, com idade entre 0 e 2 anos.

Estamos agindo conjuntamente no processo para o empreendedor individual. Conseguimos resultados muito bons. Recife e Belo Horizonte foram as duas cidades brasileiras que mais se destacaram na captação de novos empreendedores. Até o momento, 12 mil pessoas se formalizaram. Este é o caminho cultural para quem está na informalidade”, acentuou a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife em exercício, Anita Dubeux.

Facilidades como uma contribuição mensal pequena, que não ultrapassa os R$33,25 e benefícios são comemorados pelo presidente do Sebrae–PE: “O Sebrae está celebrando a Semana do Empreendedor Individual, que vai de 27 a 2 de julho. A Lei foi de 2008 e temos 42 mil de empreendedores individuais cadastrados. Nesta semana, esperamos cadastrar mais 4 mil, totalizando 46 mil. Focamos na estratégia para que a Lei seja bem sucedida: benefícios previdenciários, acesso à crédito, leque de informações que mostram como o empreendedor pode ser contemplado pela nova legislação”, disse ele.

Para acompanhar de perto, o diretor técnico do Sebrae Brasília, veio conhecer o trabalho realizado pela estatal: “Pernambuco é o estado que mais cresce no momento. Isto é uma vantagem para o empreendedor. São mais de 1,2 milhão de formalizados. Até o final do ano, esperamos totalizar 1,8 milhão de empreendedores”, reforçou.

A professora autônoma Maria Goretti, moradora das Graças, há 22 anos dá aulas particulares. Com o estoque de livros que possui, decidiu abrir um sebo. “Vim assistir palestra sobre o MEI, pois pretendo abrir um négocio em minha própria casa”, comentou.

Matérias Relacionadas
- Representantes da Prefeitura do Recife e do SEBRAE nacional participam da Semana do Empreendedor Individual
- Prefeitura do Recife finaliza a sequência de escutas sobre Segurança Alimentar e Nutricional
- Prefeitura do Recife realiza seleção dos artesãos que desejam participar da Fenearte
- Debate sobre Segurança Alimentar e Nutricional chega ao bairro de Afogados
- Prefeitura realiza debates sobre Segurança Alimentar e Nutricional
- Secretário de Desenvolvimento Econômico prestigia entrega de prêmios a empreendedores
- Prefeitura do Recife participa da implementação de Fórum sobre Economia Solidária
- Recife lança Fórum de Economia Popular Solidária
- Artesãos recebem carteiras de identificação do Prodarte
- Recife tem curso gratuito de empreendedorismo
- Prodarte entrega carteiras de identificação a artesãos
- PCR lança edital para selecionar empresa executora do PlanTeQ
- Prefeitura capacita empreendedores que atuam no bairro do Recife
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de reunião do CME
- PCR comemora mês do trabalhador em evento no Pátio do Carmo
- Atendimento do Banco do Povo Volante foi suspenso
- Santo Amaro recebe ação do Banco do Povo Volante
- Banco do Povo realiza atendimento no Alto José Bonifácio
- Atendimento volante do Banco do Povo chega ao Alto José Bonifácio
- Capacitação prepara atendentes do Sistema Público para utilizar o MTE/ Mais Emprego


Enviar    Imprimir