Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SÃO JOÃO DO RECIFE VALORIZA AS TRADIÇÕES NORDESTINAS
00:00 Terça-feira, 28 de Junho de 2011

Ao todo, foram 355 apresentações em 14 arraiais, 18 polos comunitários e 6 polos principais montados pela Prefeitura

O São João passou, mas deixou marcas de animação e de valorização das legítimas tradições nordestinas por todo o Recife. Ao todo, foram 355 apresentações em 14 arraiais, 18 polos comunitários e 6 polos principais montados pela Prefeitura do Recife para oferecer ao público as melhores festividades juninas. O bailado das quadrilhas, o autêntico forró pé de serra e as comidas típicas de milho tiveram destaque nos festejos com o tema “São João Tradicional, a gente faz na capital”.

A noite de abertura do São João de Recife, realizada no último dia 8, no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, deu o pontapé inicial a festa. As estrelas homenageadas - Quinteto Violado e Terezinha do Acordeon - emocionaram o espaço lotado com 700 pessoas numa bela apresentação junto com a Orquestra Sinfônica do Recife.

O Parque, novo polo junino do São João 2011, também foi palco para diversos shows ao ar livre, como o do mestre Dominguinhos, no dia 19 de junho. O pátio e arredores do parque receberam um público de 10 mil pessoas que curtiram clássicos de Luiz Gonzaga, como “Que nem Jiló”, “Olha pro Céu” e “Pagode Russo”.

Durante os festejos, o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, ainda recebeu o grupo Duda de Passira, Vates e Violas, Ivan Ferraz, Roberto Lins e Genival Lacerda. Um dos destaques da programação foi a Orquestra Forrobodó, comandada pelo maestro Spok, que mostrou músicas instrumentais sem perder as características de forró. Já na Praça de Boa Viagem, Edy Carlos, Paulinho do Acordeom, Arlindo dos Oito Baixos e Camarão marcaram presença no Arraial do Turista, uma das novidades deste ano.

Na Zona Norte, o forrobodó foi no Sítio Trindade, em Casa Amarela, animado com muito forró pé-de-serra pelo cantor Petrúcio Amorim na noite do São João, 23. No dia 24, Siba e a Fuloresta trouxeram a música da Zona da Mata Norte de Pernambuco à capital pernambucana e encantaram a plateia, com um show instigante e divertido.

Um encontro de sanfoneiros foi o destaque do último dia 25 no Sítio, principal polo do Ciclo Junino do Recife, que recebeu cerca de 50 mil pessoas a cada noite. Os mestres Camarão e Agostinho do Acordeon, além de Cezzinha, Beto Hortiz e Dudu do Acordeon, representantes da nova geração, prestaram uma homenagem a Arlindo dos Oitos Baixos pelos seus 50 anos de carreira, também presente na ocasião.
E também não tinha como ficar parado no Pátio de São Pedro. Na noite de São João (dia 24), o local recebeu as apresentações de Nádia Maia, do forrozeiro Gabriel Sá, do Mestre Ferrugem, da banda Filhos de Vitor e do grupo Cascabulho.

Já no Nascedouro de Peixinhos, o mestre Galo Preto colocou todos para dançar coco. Na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, a cantora de Isaar trouxe sua música universal e sem fronteiras, no dia 25. Quem não perdeu o fôlego, ainda conferiu, no domingo (26), os grupos Balaio de Cheiro, Mandracatu, Banda de Pau e Corda e Xote Brasil. O sentimento do público era de saudade do feriado regado a muito forró que estava terminando.

O São João do Recife teve até programação para quem quis fugir do arrasta pé. O Arraial Tomazina, no Bairro do Recife, chegou a sua oitava edição com programação completa para quem gosta de rock. O evento trouxe para o Bairro do Recife, mais de 15 atrações entre 22 e 25 de junho. Dentre as atrações que marcaram presença no espaço estavam Guardaloop, Feiticeiro de Julião e Digital Groove.

As apresentações das quadrilhas juninas também foram ponto alto da programação do São João do Recife, com eliminatórias em polos descentralizados e a etapa final no Geraldão. As finalistas deram um show de beleza, organização, simpatia e muita dança do dia 22 ao 26. O resultado da competição será conhecido nesta terça-feira (28), após a apuração, que começa às 10h, no Teatro Apolo, Bairro do Recife.

Matérias Relacionadas
- Banda Sinfônica encerra festejos juninos do Recife
- Concurso de Poesia inscreve trabalhos até 30 de julho
- Ciclo junino do Recife celebra Dia de São Pedro com shows e apresentação das quadrilhas campeãs
- Progração do dia de São Pedro (29)
- Prefeitura do Recife divulga resultado dos concursos de quadrilhas nesta terça-feira (28)
- 13º Festival de Quadrilhas Juninas Infantis do Recife leva magia, fantasia e criatividade ao Geraldão
- Cezinha botou todos para dançar no Sítio Trindade neste sábado
- Forró de Cláudio Rabeca ganha público da Praça do Arsenal
- Encontro inesperado de Camarão e Salatiel encanta público no Pátio de São Pedro
- Ed Carlos cativou público no Arraial do Turista
- Arraial do Turista levantou poeira com Paulinho do Acordeon
- Território Nordestino encerra a noite no Parque Dona Lindu
- Pisada do coco dita o ritmo no Nascedouro de Peixinhos
- Arraial da Tomazina abre espaço para a cena musical alternativa no São João
- Chá de Zabumba esquenta público do Sítio Trindade
- Público do Sito Trindade se rende ao som de Siba e a Fuloresta
- Atrações locais atraíram um grande público ao Polo Arsenal do Forró
- Coco Raízes de Arcoverde lança terceiro CD no Nascedoudo de Peixinhos
- Praça do Arsenal recebe forró tradicional de Zé Carlos dos Oito Baixos
- Geraldão sedia finalíssima de concurso de quadrilhas juninas


Enviar    Imprimir