Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

FUTEBOL PARTICIPATIVO COMEÇA COM 77 JOGOS NESTE FINAL DE SEMANA
00:00 Quinta-feira, 30 de Junho de 2011

Jogos irão movimentar mais de 20 campos de várzea em diversas regiões do Recife

Neste final de semana, a bola vai começar a rolar nos campos de várzea em todas as RPAs do Recife com o início do Futebol Participativo 2011. Neste sábado (02) e no Domingo (03) serão 77 jogos com 154 times, com mais de três mil atletas envolvidos, nas categorias aberto masculino, sub-15 e sub-17. Destaque para a estréia do atual campeão Real da Torre, que enfrenta o PSV do Brega, no Campo do Bueirão, às 15h do domingo.

Vai começar mais uma edição do maior campeonato de futebol de várzea do mundo. Neste ano serão mais de 15 mil atletas, divididos em 540 times, que até o mês de dezembro irão disputar os títulos regionais e o desejado troféu de campeão geral da 9ª edição do campeonato. É a primeira vez que o campeonato, realizado pela Prefeitura do Recife desde 2003, irá contar com um patrocínio. A operadora de telefonia móvel Vivo será uma parceira importante da PCR para uma qualificação ainda maior do projeto.

No dia 12 de junho, a Prefeitura do Recife realizou a cerimônia de abertura do Futebol Participativo 2011, no Geraldão, com a presença de mais de 3.000 pessoas. O evento contou com apresentações culturais, desfile das equipes, desafios esportivos e sorteio de prêmios. Os jogadores Natan e Memo, do Santa Cruz, e César Lucena, do Sport, marcaram presença e deram autógrafos. As equipes fizeram a doação de 700kg de alimentos que foram entregues ao IASC.

Projeto - O Futebol Participativo não é apenas o maior campeonato de futebol de várzea do mundo. É também o mais democrático e participativo, visto que, as equipes, os atletas e os dirigentes comunitários são atores com poder de decisão em todos os momentos do calendário anual do projeto, desde o planejamento, definição do regulamento, julgamentos disciplinares e do gerenciamento dos jogos propriamente ditos. Além disso, o projeto se destaca como um espaço de discussão sobre o universo do futebol, através de cines-debate e palestras.

Tecnicamente, o campeonato é feito de forma descentralizada, proporcionando que as equipes joguem sempre próximo do seu local de residência. Nas fases finais, quando o deslocamento é necessário, a Prefeitura custeia o transporte da equipe visitante. Toda a arbitragem, premiação, bolas, redes e a melhoria dos campos também são custeados pela Prefeitura.

Histórico - O Futebol Participativo nasceu devido à grande demanda de pedidos para apoio à realização de campeonatos comunitários. Criou-se então um torneio que reunisse todas as equipes e que toda a demanda ficasse concentrada neste campeonato. Além disso, a iniciativa visa democratizar os campos de várzea do Recife e conscientizar as pessoas sobre a conservação dos espaços públicos de esporte e lazer. A primeira edição aconteceu em 2003, com 350 equipes.

Em 2009, o prefeito João da Costa sancionou a lei municipal nº 17.544, que criou as Áreas de Preservação Esportiva e de Lazer, que está protegendo os campos de várzea da especulação imobiliária.

Matérias Relacionadas
- Arbitragem passa por último teste antes do Futebol Participativo
- Prefeituras do Recife e do Cabo iniciam conversas sobre oficina de Vôlei de Praia
- Prefeitura apóia Corrida que comemora 21 anos do INSS
- Conferência Nacional de Juventude já começou no Recife
- Festival de Futsal e Futebol de Campo agita o CSU Bidu Krause
- CSU Bidu Krause recebe alunos da rede para Festival de Futsal e Futebol
- Abertura oficial do Futebol Participativo 2011 reúne milhares de pessoas no Geraldão
- Prefeitura entrega materiais esportivos para participantes dos Círculos Populares
- Mais de 2.500 pessoas assistiram e participaram do 4° Espetáculo de Dança dos Círculos Populares
- Geraldão recebe cerimônia de abertura do Futebol Participativo 2011
- 4° Espetáculo de Dança comemora 10 anos dos Círculos Populares
- Showbol entrega mais de duas toneladas de alimentos para o IASC
- Encerramento da Formação Continuada para gestores e educadores dos Círculos Populares
- Ricardo Rocha e Chiquinho ministram oficina de Showbol para a criançada
- São Paulo e Rio de Janeiro farão a final do Showbol no Geraldão
- Regulamento do Futebol Participativo 2011 já está definido
- Geraldão recebe Torneio Interestadual de Seleções de Showbol
- Escalação e tabela do torneio
- Centro Paulo Freire recebe Formação Continuada para gestores e educadores dos Círculos Populares
- Crianças e jovens também aproveitam a arena de Showbol no Geraldão


Enviar    Imprimir