A Prefeitura     Bienal de São Paulo visita o Recife Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

BIENAL DE SÃO PAULO VISITA O RECIFE
00:00 Sexta-feira, 1 de Julho de 2011

Inaldo Lins
29ª Bienal de São Paulo no Mamam

Grande público compareceu ao Mamam para conferir as 76 obras do primeiro recorte da exposição

Por Jaciana Sobrinho

A segunda maior e mais importante exposição bienal de arte do mundo fez sua primeira parada no Recife, nesta quinta (30). É no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – Mamam, que está o primeiro dos três recortes da 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionada, para apreciação do público recifense. O evento foi prestigiado pelo secretário de Cultura, Renato L, a diretora do Museu, Beth da Mata, um dos curadores da mostra, Moacir dos Anjos, além de gestores dos equipamentos culturais da Prefeitura do Recife e diversos artistas plásticos.

O numeroso público que vemos aqui na inauguração fala por si só sobre a grandeza dessa mostra. Ficamos muito felizes por receber essa exposição no Mamam, ainda mais por ter um curador pernambucano”, afirma Renato L, secretário de Cultura. A Bienal aconteceu no fim de 2010, reunindo 850 obras de 159 artistas de diversos países e agora passa por 13 cidades brasileiras. Em Recife, será possível apreciar três recortes da mostra paulista e um deles estará disponível no Mamam, até o mês de agosto. O Museu exibirá 76 obras de nove artistas com curadoria de Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias. Outras duas seleções de peças da Bienal estarão na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE).

Os três recortes permitem ao visitante apreender três aspectos diferentes das obras que estavam presentes na formatação original da exposição. Aqui no Mamam o público se depara com os questionamentos sobre o conceito afetividade e relacionamentos que a seleção dessas obras lhes faz. Estou satisfeito com essa montagem e com interesse do público”, afirma o curador, Moacir. Um dos destaques é o vídeo de Miguel Rio Branco, “Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno, 1979-81”, produzido em Salvador, nos anos 70, que exibe cenas cruas da boemia e da prostituição em um determinado bairro da cidade.

Esse vídeo contrasta com cerca de 20 fotos da argentina Alessandra Sanguinetti, que acompanhou, por quase uma década, duas garotas até a idade adulta, registrando desde momentos lúdicos entre as duas até a gravidez e maternidade de ambas. “Fantástico! É só isso que consigo pensar vendo isso tudo. Uma oportunidade ímpar pra quem não pode se deslocar até São Paulo e ver a mostra completa. Ficará guardado na minha memória”, pontua o designer André Menezes.

A mostra “29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas” terá ainda outros dois recortes que serão abrigados pela Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj e Museu do Estado de Pernambuco - MEPE. As obras ficam em e em exibição por cerca de dois meses. Depois do Recife, a exposição passará ainda por Campinas e Brasília.

Visita virtual da 29ª Bienal Itinerante - Em iniciativa inédita no país, a Bienal de São Paulo apresentará nos espaços expositivos itinerantes uma visita virtual à exposição original em formato de vídeo 360 graus. O visitante poderá interagir com um vídeo produzido com tecnologia semelhante ao famoso Google Street View: ir e voltar no tempo e espaço, vendo o público trafegando pelo pavilhão ao mesmo tempo em que admira as obras.

29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas
MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
Dia 30 de junho, quinta-feira, das 19h às 22h
Rua da Aurora, 265, Recife, PE
81 3355 6870 l 3355 6871 l 3355 6872
www.mamam.art.br
Horário de Funcionamento: de terça a sexta das 12h às 18h.
Sábados e domingos, das 13h às 17h.

FUNDAJ – Fundação Joaquim Nabuco
Abertura dia 1º julho, sexta-feira
Galeria Vicente do Rego Monteiro
Visitação: terça a domingo, das 15h às 20h
Até 21 de agosto
Endereço: Rua Henrique Dias, 609, Derby.
Recife

- Arrastão do Lazer chega ao Conjunto Habitacional do Jiquiá
- João da Costa entrega certificados do Curso de Formação de Agente de Trânsito para 54 guardas municipais
- Prefeito João da Costa participa da abertura da Fenearte