Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ENTREGA CERTIFICADOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTE DE TRÂNSITO PARA 54 GUARDAS MUNICIPAIS
01:34 Sexta-feira, 1 de Julho de 2011

O curso teve duração de 165 horas/aulas e foi realizado de maio a junho
 
O prefeito João da Costa entrega, nesta sexta-feira (01), os certificados de conclusão do Curso de Formação dos Agentes da Autoridade de Trânsito do Recife (Turma Guilherme Afonso Leite Filho) para 54 guardas municipais. O ato acontece às 12h, no auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede da Prefeitura (Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife) e contará com a presença do secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital, da presidenta da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Maria Pompéia de Pessoa, e do comandante da Guarda Municipal do Recife, Flávio Romárico.
 
O curso de formação foi realizado entre os dias 23 de maio e 30 de junho de 2011, com carga horária de 165 horas/aula. Durante o período, os guardas tiveram aulas práticas de monitoramento do tráfego e conteúdo teórico definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os formandos tiveram aulas de Legislação de Trânsito; Educação para o Trânsito; Primeiros Socorros; Direção Defensiva; Engenharia de Tráfego; Relacionamento Interpessoal; Fiscalização de Trânsito; Autuações e Recursos/Preenchimento AIT (Auto de Infração de Trânsito); Programação Semafórica e Controle Estatístico.
 
“Para uma pessoa se tornar agente de trânsito, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) determina a realização de um curso de formação com 120 horas/aula. Nosso curso teve 165 horas/aula, pois ampliamos as informações repassadas, trabalhando com os guardas as especificidades do trânsito do Recife”, afirma a presidenta da CTTU, Maria de Pompéia.
 
A formação é mais uma iniciativa da Prefeitura para melhorar o trânsito da capital pernambucana, que contou com o acréscimo, neste ano, de 100 guardas municipais no efetivo da CTTU. Atualmente, a Companhia de trânsito atua com um número de 400 homens e mulheres responsáveis pela fiscalização e monitoramento do tráfego de veículos, além da segurança de pedestres.
 
Cada concluinte, afora o certificado, receberá um brevê do Curso de Formação - emblema que passará a ser afixado no fardamento para a identificação dos guardas formados. Os novos agentes já estavam incorporados ao efetivo da CTTU, auxiliando o trabalho de monitoramento do trânsito, mas sem exercerem poderes de notificação ou de abordagem de veículos. Com o término da formação, o grupo está qualificado para atuar como Agente da Autoridade de Trânsito delegado pelo órgão gestor, a Secretaria de Serviços Públicos.        
 
Homenagem -
O nome da turma, GM Guilherme Afonso Leite Filho, foi uma escolha dos concluintes em homenagem ao colega de farda que faleceu em junho passado.

 

Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa participa da abertura da Fenearte
- João da Costa participa de reunião sobre Políticas de Combate ao Crack em Brasília
- URB recebe visita de representantes do BIRD
- Servidor da PCR pode solicitar metade do 13º salário
- Biblioteca da Prefeitura do Recife amplia acervo e atrai público
- João da Costa anuncia concessão definitiva da Rádio Frei Caneca ao Recife
- Junho - Clipping 2011
- Prefeitura e Hemope promovem campanha de doação de sangue com servidores
- João da Costa participa de reunião sobre Políticas Públicas de Combate ao Crack e outras Drogas
- Agentes da Codecir realizam atividades em diversos bairros da Zona Norte
- Moradores de habitacional participam de capacitação
- Campanha de Doação de Sangue mobiliza servidores
- Mulheres se preparam para Fórum de Prioridades do Orçamento Participativo
- Trabalho doméstico é discutido em audiência pública
- Gerência do Voluntariado
- Drenagem evita alagamentos na Agamenon Magalhães
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço para obras de contenção
- Mulheres do Recife expõem na XII Fenearte
- Equipe da Codecir vai ao Alto José Bonifácio para realizar colocação de lonas plásticas
- Aproveite as férias e ganhe desconto no IPTU 2012


Enviar    Imprimir