Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

OS BAIRROS DO JORDÃO E JARDIM SÃO PAULO RECEBEM PLENÁRIAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
15:39 Segunda-feira, 4 de Julho de 2011

Neste ano, serão realizadas 81 plenárias regionais e 14 temáticas em todas as Regiões Político-Administrativas da Cidade, durante os próximos três meses

Nesta segunda feira (04), o Orçamento Participativo (OP) realiza plenárias na Escola Jordão Emerenciano, na UR-2, e no Campo El Salvador, em Jardim São Paulo, ambas às 19h. Nessas reuniões, os moradores vão opinar sobre os investimentos a serem feitos na capital pernambucana. Para isso, eles vão eleger as obras prioritárias para o seu bairro, além de delegados que irão defender as suas intervenções no Conselho do OP. Serão 95 plenárias regionais e temáticas que acontecerão até o mês de setembro.

O Orçamento Participativo é um espaço para a população decidir, por meio do voto, as obras e ações que são mais importantes para cada área do Recife. A votação ocorre em plenárias regionais, que são realizadas em várias partes da cidade, e temáticas, que acontecerão sempre no Colégio Nóbrega, localizado na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista. Este ano, serão realizadas, ao todo, 81 plenárias regionais e 14 temáticas em todas as Regiões Político-Administrativas da Cidade, durante os próximos três meses.

Plenárias Regionais - Nesses encontros, a população escolhe as dez obras prioritárias para o seu bairro e microrregião, além dos delegados que os representarão no Conselho do OP. Cada pessoa poderá votar em até duas obras. Para participar, basta apresentar um documento de identificação com foto na entrada da plenária para fazer o cadastro.

Os moradores das 18 microrregiões do Recife podem fazer o cadastro de ações para votação nas plenárias regionais do OP até dois dias antes da primeira plenária de sua microrregião. Para isso, precisam realizar reuniões com, no mínimo, 10 pessoas em sua comunidade, registrá-la em ata na qual, além da relação dos participantes, constem as duas obras escolhidas para ir à votação. Essa ata deve ser entregue na Coordenadoria do Orçamento Participativo, no 8º andar, do edifício-sede da Prefeitura do Recife.

As dez ações mais votadas nas plenárias regionais vão compor uma lista de prioridades da região, que será levada para votação nas urnas eletrônicas e na internet. Nessas duas últimas etapas, a população não poderá acrescentar novas sugestões, mas inverter a ordem de prioridade das obras escolhidas. Quem votar nas plenárias regionais não pode participar da votação nas urnas eletrônicas, nem na internet.

Avanços – Durante a gestão do prefeito João da Costa, o Orçamento Participativo do Recife possibilitou investimentos em torno de R$ 415 milhões. Nesses dois anos, 234 mil pessoas participaram das atividades. Em 2009, o OP Recife atingiu o maior índice de participação popular da história do projeto, com 125.387 pessoas. As prioridades mais votadas pela população têm sido pavimentação e drenagem, habitação, contenção de encostas e saneamento básico.

Matérias Relacionadas
- João da Costa participa de plenária do Orçamento Participativo no Pina
- Recife lança Projeto para Temática de Meio Ambiente no Orçamento Participativo
- Os bairros do Ibura e Coqueiral recebem plenárias do Orçamento Participativo
- João da Costa assina ordem de serviço para obras no Vasco da Gama e Macaxeira
- Ibura e Totó recebem plenárias Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo leva plenárias aos bairros de Areias e Ibura de Baixo
- Orçamento Participativo leva plenária para os bairros da Estância e Jordão
- Representante do OP Criança retorna ao Recife depois de viagem à Europa
- Comunidades lotaram plenárias nesta quarta
- OP realiza plenárias nos bairros do Ipsep e da Mangueira
- Orçamento Participativo encerra plenária na microrregião 2.1
- Orçamento Participativo leva plenária à comunidade Saramandaia
- Orçamento Participativo dá início ao Ciclo de Plenárias 2011
- João da Costa abre Ciclo de Plenárias do Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo apresenta Operação Inverno
- Prefeito João da Costa participa de seminário do OP
- Orçamento Participativo realiza reuniões de metodologia
- Futebol Participativo é lançado e inscrições estão abertas
- OP apresenta Academia da Cidade nos bairros
- OP apresenta à população a Academia da Cidade do Vasco da Gama


Enviar    Imprimir