Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

ENCONTRO SOBRE ACESSIBILIDADE REÚNE GESTORES DA CULTURA
00:00 Terça-feira, 5 de Julho de 2011

Roteiro de reflexões abordou as barreiras ainda existentes entre arte e público

O SESC Casa Amarela abriu as portas do Teatro Capiba para o I Encontro Interno sobre Acessibilidade da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife – FCCR. Durante a última segunda-feira (04), gestores de equipamentos – museus, memoriais, teatros e cinemas - e de serviços destinaram tempo para refletir sobre adaptações e mudanças nas estruturas e atitudes necessárias para que a cultura do Recife esteja à disposição de todos. Para entrar no teatro, foram formados grupos com dez pessoas.

Convidadas a usar vendas nos olhos, viveram uma rápida experiência de perda de visão ao longo da rampa de acesso, onde precisaram enfrentar obstáculos táteis. A partir daí, o roteiro de reflexões preparado e orientado pelos professores Fabiana Tavares e Ernani Ribeiro levou o grupo a conhecer e refletir sobre as diferentes barreiras existentes entre as representações nas linguagens artísticas e públicos com necessidades e limitações também diversas.

Como tornar a arte acessível a todos? Essa foi a pergunta que pontuou o encontro. Durante a palestra, Fabiana frisou que existem seis tipos de barreiras entre a arte e o público, mas destacou a importância da atitude de cada um. “É preciso extinguir as barreiras atitudinais. Elas estão no centro de tudo, pois partem das pessoas e afetam seu comportamento e tomada de decisões profissionais”, explica.

Para responder à pergunta, Maria José da Rocha acredita que “É importante a escuta das pessoas para conhecer as suas necessidades. Precisamos fazer um seminário para que eles falem o que acham e do que precisam em termos de serviços, que apontem nossas deficiências, para que possamos fazer essa inclusão. Já incluímos diversos públicos: gays, lésbicas, negros. Talvez seja necessária uma conferência com esse público”. Maria é responsável pela mobilização e articulação comunitária do Programa Multicultural na RPA 4.

Ao longo do dia, os gestores puderam expressar suas preocupações, cada um com barreiras próprias a serem derrubadas. O Gerente de Serviços do Centro de Design do Recife, Adeildo Leite, falou das dificuldades existentes para atender pessoas com deficiência física devido à severa inclinação da escada, único meio de acesso à galeria e ao auditório do equipamento. “Nem uma rampa fixa podemos para dar acesso ao térreo, pois o Pátio de São Pedro é todo tombado como patrimônio”, explica.

Um tipo de barreira, entretanto, surgiu como unânime para todos os presentes: a comunicacional. Existem vários recursos, chamados de tecnologias assistivas, para derrubar essa barreira. A palestra da tarde foi sobre esse assunto: comunicação com surdos através da interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, e com cegos e pessoas com baixa visão através da áudio-descrição de obras de arte, desde pinturas a cinema, dança, etc. Praticamente todos os equipamentos carecem de pessoal qualificado em Libras e têm recebido surdos constantemente. Um desejo expressado por várias pessoas nesse momento foi aprender a língua de sinais.

Presente durante todo o evento, a Diretora de Desenvolvimento e Descentralização Cultural da FCCR, Luciana Veras, tranquilizou os gestores com a garantia de que serão planejadas adaptações para todos os equipamentos e eventos. “A Secretaria de Cultura e a Fundação são sensíveis à causa da acessibilidade e vamos promover mudanças dentro do possível para promover o acesso de todos à cultura. Não se trata apenas de oferecer banheiros químicos adaptados a deficientes físicos, o que já estamos fazendo, mas pensar nas necessidades de todos e nas particularidades de cada deficiência”, garantiu.

Matérias Relacionadas
- Ações do Reluz melhoram iluminação de 30 vias nesta semana
- Escola de Gestão Pública finaliza curso de formação para ensino de adultos
- Mulheres se reúnem para discutir 5ª Conferência
- Secretaria da Mulher realiza Pré-conferência das servidoras
- Prefeito João da Costa participa da 10ª Conferência Municipal de Saúde
- João da Costa palestra sobre trânsito e mobilidade em evento dos Diários Associados
- Delegadas do OP se reúnem com a Secretaria da Mulher, Iasc e Codecir
- Audiência discute a legalização do Trabalho Doméstico e as Mulheres Negras
- Prefeitura do Recife promove desobstrução de galerias
- Avenida Beberibe recebe serviços de tapa-buracos com nova tecnologia
- Codecir realiza capinação e coloca lonas no Ibura
- Secretário participa do III Fórum das Cidades-sede da Copa
- João da Costa participa da abertura da XII Fenearte
- Prefeito João da Costa anuncia a outorga definitiva da Rádio Frei Caneca à cidade do Recife
- Turma de 54 guardas municipais do Recife recebe certificados de Agentes de Trânsito
- Mulheres participam de mais duas pré-conferências
- Arrastão do Lazer chega ao Conjunto Habitacional do Jiquiá
- Bienal de São Paulo visita o Recife
- João da Costa entrega certificados do Curso de Formação de Agente de Trânsito para 54 guardas municipais
- Prefeito João da Costa participa da abertura da Fenearte


Enviar    Imprimir