Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Administração e Gestão de Pessoas

JOÃO DA COSTA FALA SOBRE MOBILIDADE EM FÓRUM DO DIARIOS ASSOCIADOS
15:27 Terça-feira, 5 de Julho de 2011

Durante a 3ª edição do Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã, foram apresentadas as intervenções e os projetos do Recife para a melhoria da qualidade da mobilidade no município

As intervenções e os projetos do Recife para a melhoria da qualidade da mobilidade na cidade foram apresentados na palestra  proferida pelo prefeito João da Costa, na manhã desta terça-feira (5), durante a 3ª edição do Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã, uma realização dos Diários Associados. Realizado no auditório do edifício sede da empresa de comunicação, na Rua do Veiga, em Santo Amaro, o evento foi comandado pelo presidente dos Diários Associados, Joezil Barros e  também contou com a apresentação do professor e chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Cesar Cavalcanti que falou sobre a consolidação de um modelo de mobilidade insustentável por causa de um processo desordenado de ocupação.

“O desafio é encontrar soluções imediatas, mas também funcionais para que devolva às pessoas a qualidade de vida, a possibilidade de locomoção com a continuidade do crescimento econômico, com sustentabilidade e geração de emprego”, disse o prefeito João da Costa. Para  Joezil Barros, “o assunto interessa e está relacionado a todos, por isso foi discutido com tanta atenção e por convidados tão importantes”.

Dentre os projetos apresentados pelo prefeito, estão aqueles que se inserem no PAC da Mobilidade, do Governo federal, para o qual foram destinados R$ 2,4 bilhões, e no PAC Copa, que recebeu investimento de cerca de R$ 1 bilhão, e inclui a Via Mangue, já em processo de construção. “Somos a única Região Metropolitana do Brasil que apresentou projetos em consenso entre Prefeitura e Governo do Estado, dentro dos critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Todo discurso com a gestão nacional para busca de financiamentos para o Recife tem sido realizado em parceria e com a mesma linguagem do estado”, esclareceu o gestor.

Atualmente está sendo concluído o processo de modernização semafórica, no qual está inclusa a troca das luzes de 200 sinais de trânsito da cidade, com tecnologia desenvolvida por uma empresa pernambucana e exportada por São Paulo. Já em agosto próximo será lançado concurso para 200 novos agentes de trânsito e até fevereiro de 2012 deve haver mais 300 profissionais nas ruas, dobrando o número atual. A legislação de carga e descarga está em processo de conclusão. “O fato é que os caminhões parados atrapalham o trânsito, mas contribui para o desenvolvimento. Estamos discutindo amplamente com todos para que seja encontrada a melhor solução sem prejudicar ninguém”, afirmou João da Costa.

A fim de ganhar velocidade, até dezembro será feita uma série de proibições de giro à esquerda em diversos corredores, como os das Avenidas Norte, Agamenon Magalhães e Abdias de Carvalho. Até agosto deste ano deve ser entregue a alça viária do Viaduto Capitão Temudo (Joana Bezerra). Do projeto Capibaribe Melhor, estão previstas as pontes que ligam a Iputinga ao bairro do Monteiro, e a que liga o de Santana ao da Torre.Ao finalizar todos os projetos e as obras executadas, apenas na Zona Sul, haverá como opção de deslocamento o acesso da Imbiribeira até a Via Mangue; a Avenida Arquiteto Luiz Nunes (paralela à Imbiribeira); Avenidas Conselheiro Aguiar, Domingos Ferreira e Boa Viagem.

Na ocasião, João da Costa lembrou também da importância das obras de menor porte como calçamento de ruas e construção de escadarias. “Esses subsistemas solicitados pela população, principalmente por meio do Orçamento Participativo, viabilizam saneamento e pavimentação e contribuem para melhorar a mobilidade também”, concluiu.

O professor e chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Cesar Cavalcanti, destacou o modo que o prefeito administra o tema. “Fico muito feliz, afinal, Recife é um município com poucos recursos e obra de mobilidade é cara. Sem falar da dificuldade de mudar a cultura das pessoas de valorizar e cultuar o uso do carro, bem como avaliar os custos de transportes”.

Também prestigiaram a 3ª edição do Fórum Desafios para o Trânsito do Amanhã os secretários municipais Amir Shcvartz (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), Eric Carrazzonni (Comunicação), Ceça Britto (Especial Relações com a Imprensa) e Eduardo Vital (Serviços Públicos), o coordenador do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, a presidente da URB, Débora Mendes, e a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Prefeitura faz manutenção de placas de concreto na Mascarenhas de Morais
- Ações do Reluz melhoram iluminação de 30 vias nesta semana
- Escola de Gestão Pública finaliza curso de formação para ensino de adultos
- Encontro sobre acessibilidade reúne gestores da Cultura
- Mulheres se reúnem para discutir 5ª Conferência
- Secretaria da Mulher realiza Pré-conferência das servidoras
- Prefeito João da Costa participa da 10ª Conferência Municipal de Saúde
- João da Costa palestra sobre trânsito e mobilidade em evento dos Diários Associados
- Delegadas do OP se reúnem com a Secretaria da Mulher, Iasc e Codecir
- Audiência discute a legalização do Trabalho Doméstico e as Mulheres Negras
- Prefeitura do Recife promove desobstrução de galerias
- Avenida Beberibe recebe serviços de tapa-buracos com nova tecnologia
- Codecir realiza capinação e coloca lonas no Ibura
- Secretário participa do III Fórum das Cidades-sede da Copa
- João da Costa participa da abertura da XII Fenearte
- Prefeito João da Costa anuncia a outorga definitiva da Rádio Frei Caneca à cidade do Recife
- Turma de 54 guardas municipais do Recife recebe certificados de Agentes de Trânsito
- Mulheres participam de mais duas pré-conferências
- Arrastão do Lazer chega ao Conjunto Habitacional do Jiquiá
- Bienal de São Paulo visita o Recife


Enviar    Imprimir