Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO APRENDEM A ARTE DO PÍFANO
17:59 Quinta-feira, 7 de Julho de 2011

As oficinas de confecção e execução do instrumento fazem parte das diversas atividades oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da colônia de férias durante o recesso escolar

Por Mauro Rossiter

Estudantes da Rede Municipal de Ensino puderam aprender a arte do pífano (tipo de flauta de origem indígena), nesta quinta-feira (07), na Escola Municipal Engenheiro Umberto Gondim, bairro do Pina, com João do Pife, da banda Dois Irmãos, de Caruaru. As oficinas de confecção e execução do instrumento fazem parte das diversas atividades oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da colônia de férias, e serão ministradas até o dia 08 de julho.

Vinte e cinco crianças e adolescentes, com idades entre seis e 13 anos, participaram da atividade. Os alunos aprenderam como furar os buracos do pífano e fizeram o acabamento, lixando as flautas com o acompanhamento de João do Pife, que também ensinou como é a posição correta dos dedos para poder tocar o instrumento. O último passo foi gravar seus nomes nas flautas que eles mesmos ajudaram a confeccionar.

A diretora da escola, Conceição de Albuquerque, disse que o mais importante da colônia de férias é fazer com que os alunos participem de atividades educativas durante o recesso. “O principal é eles (os estudantes) poderem vir para a escola participar de uma atividade diferente, diversificada. Outro ponto positivo é o fato de que a música acalma. Temos aqui também o canto coral, que, além de trazer a música para o dia a dia deles, ajuda a desenvolver a escrita e a leitura”, explicou.

João Alfredo Marques dos Santos, 67 anos, ficou conhecido como “João do Pife” por vender e tocar pífanos durante décadas na Feira de Caruaru. Ele disse que achou interessante essa nova função de instrutor das crianças. “É uma experiência muito boa para mostrar uma tradição que passa de pai para filho. O meu pai já se foi, mas com essa atividade, podemos fazer com que a cultura do pífano não morra. Então, é importante essa atitude da Prefeitura de abrir as portas das escolas para ensinar o pífano”, concluiu.

A estudante Layana Macedo, 11 anos, concordou com a opinião de João do Pife, e disse que gostou de aprender uma arte tradicional. “Gostei muito do curso. A gente conseguiu aprender alguma coisa nova, que a gente não sabia, e que tem uma tradição vinda de Caruaru”.

Colônia de Férias - Promovida pela Gerência de Animação Cultural (GAC) da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), e direcionada a educandos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental, a colônia de férias tem como objetivo principal ocupar o tempo dos alunos com atividades culturais e pedagógicas durante o período de recesso escolar de julho.

São oferecidas oficinas de dança, capoeira, percussão, canto coral, artes plásticas, pífano, aulas de teatro e apresentações de espetáculos. Também muitos jogos e brincadeiras para divertir a garotada, além de passeios por diversos pontos da Cidade, como o Instituto Ricardo Brennand, parques Treze de Maio e da Jaqueira, e o Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.

Cento e oitenta oficineiros da GAC estão envolvidos na ação, que acontece até esta sexta-feira (08), sempre das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30, nas 70 unidades de ensino. As oficinas estão abertas também para estudantes das comunidades próximas às escolas e que não pertençam à Rede.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- PCR patrocina Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno
- Comissões de usuários de equipamentos de esporte e lazer voltam a se reunir
- Segunda rodada do Futebol Participativo terá mais de 100 jogos
- PCR patrocina Campeonato Brasileiro Infantil de Natação
- Ciclo de reuniões preparatórias para a Conferência de Juventude segue a todo vapor
- Primeira rodada do Futebol Participativo agita os campos de várzea no Recife
- Conjunto Residencial do Jiquiá recebe o 2º Arrastão de Lazer
- Arbitragem preparada para mais um Futebol Participativo
- Futebol Participativo começa com 77 jogos neste final de semana
- Arbitragem passa por último teste antes do Futebol Participativo
- Prefeituras do Recife e do Cabo iniciam conversas sobre oficina de Vôlei de Praia
- Prefeitura apóia Corrida que comemora 21 anos do INSS
- Conferência Nacional de Juventude já começou no Recife
- Festival de Futsal e Futebol de Campo agita o CSU Bidu Krause
- CSU Bidu Krause recebe alunos da rede para Festival de Futsal e Futebol
- Abertura oficial do Futebol Participativo 2011 reúne milhares de pessoas no Geraldão
- Prefeitura entrega materiais esportivos para participantes dos Círculos Populares
- Mais de 2.500 pessoas assistiram e participaram do 4° Espetáculo de Dança dos Círculos Populares
- Geraldão recebe cerimônia de abertura do Futebol Participativo 2011
- 4° Espetáculo de Dança comemora 10 anos dos Círculos Populares


Enviar    Imprimir