Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CTTU

PLANO DE AÇÕES PARA O TRÂNSITO AVANÇA MAIS UMA ETAPA
14:30 Quinta-feira, 7 de Julho de 2011

Após iniciar a modernização de 210 conjuntos semafóricos, o plano implementa, neste sábado (09), a primeira mudança na circulação do tráfego do Recife
 
Lançado em maio pelo prefeito João da Costa, o Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012 entra em um novo momento neste sábado (09). Serão iniciadas as primeiras operações de mudanças no tráfego da cidade com a extinção do giro à esquerda no cruzamento da Avenida Norte com a Rua da Harmonia. A medida busca diminuir as retenções de veículos em uma das faixas do corredor e agilizar o trânsito na área. Para executar essa e outras metas do plano como a contratação de agentes para a CTTU, a prefeitura investirá R$ 18 milhões até maio do próximo ano.
 
A intervenção para eliminar o giro no cruzamento da Avenida Norte/Rua da Harmonia marca uma nova etapa do plano. Antes disso, a prefeitura iniciou a modernização dos semáforos que auxiliam o trânsito da cidade. Ao todo, serão melhorados 210 conjuntos semafóricos com a instalação de novos componentes como baterias, gabinetes e filtros de tensão. O principal benefício dos novos dispositivos é evitar que o sistema seja desligado por falta de energia, evitando também a falta de sincronia entre os sinais.
 
A modernização já contemplou 45 conjuntos nas avenidas Agamenon Magalhães, Caxangá e Norte. Nesta semana, o serviço de melhoria dos equipamentos irá beneficiar mais duas vias secundárias da Cidade, que são a Avenida Dois Rios, no Ibura, e Rua Real da Torre, (Torre). A meta é concluir até o final de agosto, a instalação dos 210 grupos semafóricos.
 
A Prefeitura do Recife também iniciou a manutenção das pistas para uso dos ciclistas da cidade. Já foi promovida a pintura dos 2 km da ciclo-faixa da Avenida do Forte (Cordeiro). Também serão contempladas as ciclovias Arthur de Lima Cavalcante (Centro); Orla de Boa Viagem; Brasília Teimosa; e Tiradentes (Afogados), totalizando 18 km de pista.
 
Agora, o plano começa uma série de intervenções na circulação de avenidas estratégicas para agilizar o fluxo de veículos. Além da extinção do giro à esquerda na Avenida Norte para acessar a Rua da Harmonia, serão proibidos contornos semelhantes em pontos das Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Moraes e Abdias de Carvalho. As mudanças nessas áreas deverão ser adotadas em agosto e sempre serão monitoradas por agentes da CTTU para orientar os motoristas.
 
O plano ainda prevê outras operações de trânsito como a inversão de tráfego no segundo Jardim de Boa Viagem e a transformação da Rua José de Alencar (Boa Vista) em mão única. Além dessas mudanças, será feito concurso para 200 guardas municipais, que, após curso de formação, serão incorporados à CTTU; melhorias na sinalização de 119 vias; disciplinamento do entorno de nove mercados públicos; e elaboração de um Projeto de Lei ou Decreto de regulamentação de carga de descarga de mercadorias.

Matérias Relacionadas
- Sexta parcela do IPTU do Recife vence dia 10
- João da Costa entrega apartamentos no Monteiro
- Pré-conferência da Mulher reúne servidoras
- Grupo do AA da Prefeitura comemora 23 anos
- João da Costa assina ordem de serviço para obras no Ibura
- Prefeito João da Costa entrega 16º conjunto habitacional
- Mulheres do Recife se encontram em reunião extraordinária
- Escola de Gestão Pública oferece curso para agentes de trânsito
- Programa de Combate ao Racismo Institucional
- Recife dá início à 10ª Conferência Municipal de Saúde
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de colônia de férias
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço para obras de contenção no Ibura
- Defesa Civil do Recife realizou 10 vistorias nesta terça
- Secretaria Especial da Mulher participa de audiência pública na Câmara dos Vereadores
- Prefeitura promove ações para combater alagamentos nesta terça
- Prefeitura faz manutenção de placas de concreto na Mascarenhas de Morais
- João da Costa fala sobre mobilidade em fórum do Diarios Associados
- Ações do Reluz melhoram iluminação de 30 vias nesta semana
- Escola de Gestão Pública finaliza curso de formação para ensino de adultos
- Encontro sobre acessibilidade reúne gestores da Cultura


Enviar    Imprimir