Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

SEGUNDA RODADA DO FUTEBOL PARTICIPATIVO TERÁ MAIS DE 100 JOGOS
00:00 Quinta-feira, 7 de Julho de 2011

Cerca de 3.500 atletas vão entrar em campo neste final de semana
 
A Prefeitura do Recife promove neste final de semana a segunda rodada do Futebol Participativo 2011. Os campos de várzea da cidade irão ficar agitados com os 108 jogos programados para sábado (09) e domingo (10). Destaque para o clássico entre Urso Aranha, de San Martin, e Cruzeiro Borborema, da Mustardinha, bairro que recebe o jogo marcado para o domingo (10), às 9h, no Campo dos Caducos.
 
O Urso Aranha, fundado em 2007, surgiu de um bloco carnavalesco que desfila todos os anos em San Martin. Entre os jogadores do time está o lateral-esquerdo Sinho, que já jogou profissionalmente no Central de Caruaru e no Centro Limoeirense. É o primeiro jogo do Urso Aranha nesta edição do campeonato. Em 2008, o time foi campeão regional e se classificou para a Copa dos Campeões, segunda fase do Futebol Participativo.
 
O adversário do Urso será o Cruzeiro Borborema, da Mustardinha, que curiosamente tem o goleiro Aranha como seu maior destaque. Embaixo das traves do Campo dos Caducos, Rodrigo, nome de batismo do atleta, quer provar sua qualidade, que ele também já mostrou nas quadras de futsal, como goleiro do Santa Cruz, Sport e Tigre de Garanhuns. O Cruzeiro foi fundado em 2007 e sempre disputou o Futebol Participativo.
 
Neste ano serão mais de 15 mil atletas, divididos em 540 times, que até o mês de dezembro irão disputar os títulos regionais e o desejado troféu de campeão geral da 9ª edição do campeonato. É a primeira vez que o campeonato, realizado pela Prefeitura do Recife desde 2003, irá contar com um patrocínio. A operadora de telefonia móvel Vivo será uma parceira importante da PCR para uma qualificação ainda maior do projeto.
 
Projeto -
O Futebol Participativo não é apenas o maior campeonato de futebol de várzea do mundo. É também o mais democrático e participativo, visto que, as equipes, os atletas e os dirigentes comunitários são atores com poder de decisão em todos os momentos do calendário anual do projeto, desde o planejamento, definição do regulamento, julgamentos disciplinares e do gerenciamento dos jogos propriamente ditos. Além disso, o projeto se destaca como um espaço de discussão sobre o universo do futebol, através de cines-debate e palestras.
 
Tecnicamente, o campeonato é feito de forma descentralizada, proporcionando que as equipes joguem sempre próximo do seu local de residência. Nas fases finais, quando o deslocamento é necessário, a Prefeitura custeia o transporte da equipe visitante. Toda a arbitragem, premiação, bolas, redes e a melhoria dos campos também são custeados pela Prefeitura.
 
Histórico - O Futebol Participativo nasceu devido à grande demanda de pedidos para apoio à realização de campeonatos comunitários. Criou-se então um torneio que reunisse todas as equipes e que toda a demanda ficasse concentrada neste campeonato.  Além disso, a iniciativa visa democratizar os campos de várzea do Recife e conscientizar as pessoas sobre a conservação dos espaços públicos de esporte e lazer. A primeira edição aconteceu em 2003, com 350 equipes.
 
Em 2009, o prefeito João da Costa sancionou a Lei Municipal nº 17.544, que criou as Áreas de Preservação Esportiva e de Lazer, que está protegendo os campos de várzea da especulação imobiliária.

Matérias Relacionadas
- PCR patrocina Campeonato Brasileiro Infantil de Natação
- Ciclo de reuniões preparatórias para a Conferência de Juventude segue a todo vapor
- Primeira rodada do Futebol Participativo agita os campos de várzea no Recife
- Conjunto Residencial do Jiquiá recebe o 2º Arrastão de Lazer
- Arbitragem preparada para mais um Futebol Participativo
- Futebol Participativo começa com 77 jogos neste final de semana
- Arbitragem passa por último teste antes do Futebol Participativo
- Prefeituras do Recife e do Cabo iniciam conversas sobre oficina de Vôlei de Praia
- Prefeitura apóia Corrida que comemora 21 anos do INSS
- Conferência Nacional de Juventude já começou no Recife
- Festival de Futsal e Futebol de Campo agita o CSU Bidu Krause
- CSU Bidu Krause recebe alunos da rede para Festival de Futsal e Futebol
- Abertura oficial do Futebol Participativo 2011 reúne milhares de pessoas no Geraldão
- Prefeitura entrega materiais esportivos para participantes dos Círculos Populares
- Mais de 2.500 pessoas assistiram e participaram do 4° Espetáculo de Dança dos Círculos Populares
- Geraldão recebe cerimônia de abertura do Futebol Participativo 2011
- 4° Espetáculo de Dança comemora 10 anos dos Círculos Populares
- Showbol entrega mais de duas toneladas de alimentos para o IASC
- Encerramento da Formação Continuada para gestores e educadores dos Círculos Populares
- Ricardo Rocha e Chiquinho ministram oficina de Showbol para a criançada


Enviar    Imprimir