Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Prefeitura do Recife inicia a 1ª Conferência de Segurança Alimentar Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PREFEITURA DO RECIFE INICIA A 1ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR
19:52 Quinta-feira, 14 de Julho de 2011

Lú Streithorst
Evento segue até esta sexta (15)

Evento segue até esta sexta (15), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quinta-feira (14), a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que segue até esta sexta (15), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, trabalha o tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, desde quando o ex-presidente Lula, em 2003, colocou o tema da fome como prioridade do seu governo, a Prefeitura do Recife já trabalhava para esta temática. Ele também afirmou que o compromisso do prefeito João da Costa é levar em consideração tudo o que for discutido na conferência. “Quando a gente cuida da segurança alimentar, além de ser um direito da população ajuda a dinamizar a economia. O Recife é o 2° polo gastronômico do Brasil. Essa Cidade tem que rumar para a erradicação da carência alimentar”, afirmou Bertotti.

A secretária municipal de Assistência Social, Niedja Queiroz, ressaltou que essa 1° Conferência trata do assunto da fome, da miséria e do alimento como direito constitucional. “Isso vai nos pautar para que a gente comece a discutir como erradicar a fome. Quando a presidente Dilma Rousseff coloca como prioridade do seu governo o Brasil sem Miséria. Isso coloca uma série de demandas para erradicar a fome e a miséria no País”, explicou Niedja.

Durante os debates serão produzidos relatórios com o objetivo de construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada, previsto no art. 6 da Constituição Federal, e desenvolver a política Municipal, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com a sociedade, além de eleger os delegados para a Conferência Estadual. O encontro foi agendado durante reunião ordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), em maio, e convocada pelo prefeito João da Costa, no Diário Oficial do Recife do dia 28 de junho, por meio do Decreto 1719/11. Para compor a Conferência foram realizadas reuniões preparatórias nas seis RPA’s da Cidade.

Estiveram presentes na abertura do evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti; a secretária de Assistência Municipal, Niedja Queiroz; o presidente do Consea/Recife, Ronaldo Santana; a vice-presidente do Consea/Recife, Maria Dirce de Lima; o presidente do Consea/PE, Natahanael Maranhão; o secretário executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, Aldo Santos; e a conselheira do Consea Nacional, Sônia Lucena. Foram abordados dados de nutrição como o déficit de estatura em crianças menores de cinco anos e o excesso de peso em mulheres entre 20 e 60 anos. Nesta sexta-feira (15), os trabalhos da Conferência acontecem das 8h às 17h.

- Banco do Povo Volante chega aos mercados da Madalena e do Cordeiro
- Recife promove a 1ª Conferência de Segurança Alimentar
- Artesãos apoiados pela Prefeitura do Recife participam da Fenearte 2011
- Banco do Povo Volante realiza atendimento em Brasília Teimosa