Atalhos de navegação:

    Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico     Prefeitura do Recife inicia a 1ª Conferência de Segurança Alimentar Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PREFEITURA DO RECIFE INICIA A 1ª CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR
19:52 Quinta-feira, 14 de Julho de 2011

Lú Streithorst
Evento segue até esta sexta (15)
Evento segue até esta sexta (15)

Evento segue até esta sexta (15), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quinta-feira (14), a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, que segue até esta sexta (15), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, trabalha o tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, desde quando o ex-presidente Lula, em 2003, colocou o tema da fome como prioridade do seu governo, a Prefeitura do Recife já trabalhava para esta temática. Ele também afirmou que o compromisso do prefeito João da Costa é levar em consideração tudo o que for discutido na conferência. “Quando a gente cuida da segurança alimentar, além de ser um direito da população ajuda a dinamizar a economia. O Recife é o 2° polo gastronômico do Brasil. Essa Cidade tem que rumar para a erradicação da carência alimentar”, afirmou Bertotti.

A secretária municipal de Assistência Social, Niedja Queiroz, ressaltou que essa 1° Conferência trata do assunto da fome, da miséria e do alimento como direito constitucional. “Isso vai nos pautar para que a gente comece a discutir como erradicar a fome. Quando a presidente Dilma Rousseff coloca como prioridade do seu governo o Brasil sem Miséria. Isso coloca uma série de demandas para erradicar a fome e a miséria no País”, explicou Niedja.

Durante os debates serão produzidos relatórios com o objetivo de construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada, previsto no art. 6 da Constituição Federal, e desenvolver a política Municipal, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em parceria com a sociedade, além de eleger os delegados para a Conferência Estadual. O encontro foi agendado durante reunião ordinária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), em maio, e convocada pelo prefeito João da Costa, no Diário Oficial do Recife do dia 28 de junho, por meio do Decreto 1719/11. Para compor a Conferência foram realizadas reuniões preparatórias nas seis RPA’s da Cidade.

Estiveram presentes na abertura do evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti; a secretária de Assistência Municipal, Niedja Queiroz; o presidente do Consea/Recife, Ronaldo Santana; a vice-presidente do Consea/Recife, Maria Dirce de Lima; o presidente do Consea/PE, Natahanael Maranhão; o secretário executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, Aldo Santos; e a conselheira do Consea Nacional, Sônia Lucena. Foram abordados dados de nutrição como o déficit de estatura em crianças menores de cinco anos e o excesso de peso em mulheres entre 20 e 60 anos. Nesta sexta-feira (15), os trabalhos da Conferência acontecem das 8h às 17h.

Matérias Relacionadas
- Banco do Povo Volante chega aos mercados da Madalena e do Cordeiro
- Recife promove a 1ª Conferência de Segurança Alimentar
- Artesãos apoiados pela Prefeitura do Recife participam da Fenearte 2011
- Banco do Povo Volante realiza atendimento em Brasília Teimosa
- Caminhão com nova tecnologia para tapar buracos circula no Recife
- Prefeitura capacita artesãos selecionados para estande da na Fenearte
- Artesãos selecionados para o estande da Prefeitura na Fenearte participam de palestra
- Prefeitura e Sebrae realizam semana do Empreendedor Individual
- Representantes da Prefeitura do Recife e do SEBRAE nacional participam da Semana do Empreendedor Individual
- Prefeitura do Recife finaliza a sequência de escutas sobre Segurança Alimentar e Nutricional
- Prefeitura do Recife realiza seleção dos artesãos que desejam participar da Fenearte
- Debate sobre Segurança Alimentar e Nutricional chega ao bairro de Afogados
- Prefeitura realiza debates sobre Segurança Alimentar e Nutricional
- Secretário de Desenvolvimento Econômico prestigia entrega de prêmios a empreendedores
- Prefeitura do Recife participa da implementação de Fórum sobre Economia Solidária
- Recife lança Fórum de Economia Popular Solidária
- Artesãos recebem carteiras de identificação do Prodarte
- Recife tem curso gratuito de empreendedorismo
- Prodarte entrega carteiras de identificação a artesãos
- PCR lança edital para selecionar empresa executora do PlanTeQ


Enviar    Imprimir