Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

DEFESA CIVIL DO RECIFE REALIZA MAIS DE 400 VISTORIAS DURANTE O FIM DE SEMANA
00:00 Segunda-feira, 18 de Julho de 2011

Entre a última sexta (15) e às 7h desta segunda-feira (18), os técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizaram 413 vistorias. As equipes colocaram ainda 11.360m² de lonas plásticas em 49 diferentes pontos de risco, fizeram a demolição de dois muros e 37 atendimentos nas Estações Regionais.

Logo ao iniciar as chuvas mais fortes, a Prefeitura do Recife intensificou o atendimento às ocorrências causadas pelas precipitações. O prefeito João da Costa determinou a convocação de funcionários que estavam de sobreaviso e reuniu, na sede da Codecir, o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta para acompanhar e dar suporte ao trabalho das equipes. Mais de 100 pessoas estiveram envolvidas na operação, que foi comandada pelo próprio prefeito.

Durante o domingo (17), João da Costa foi às ruas para fazer vistorias e verificar a situação de algumas comunidades afetadas pelas chuvas. O gestor falou com moradores e tomou novas providencias para minimizar os transtornos causados pelo grande volume de água que caiu nos últimos dias.

De acordo com a Coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, as chuvas que caíram no Recife já ultrapassaram a média histórica para o mês de julho, que é 340mm. O acumulado do mês ultrapassou os 400mm. Somente entre a última sexta (15) e esta segunda-feira (18), o pluviômetro localizado na Codecir registrou 242,4mm, mais que o total registrado em todo o mês de julho do ano passado, que foi de 190mm. “A tendência, a partir de agora, é que a chuva diminua, saindo de forte para moderada ou fraca”, afirma Francis.

Balanço - Das 7h da sexta (15) às 7h desta segunda-feira (18), a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) registrou um total de 507 ocorrências. Foram 305 solicitações de vistorias técnicas, 67 pedidos de colocação de lonas plásticas, 119 deslizamentos de barreiras, o desabamento total de três casas e parcial de oito muros.

As ocorrências mais graves foram registradas na Rua Pirizal, no Vasco da Gama, e na Rua Regina, no bairro da Macaxeira. No primeiro caso, um deslizamento de barreira causou a morte de Rodrigo Firmino de Almeida, 23 anos. Também veio a óbito, na madrugada desta segunda-feira (18), a jovem Jaqueline de Lima Cavalcanti, 23 anos. Ela e a filha foram atingidas por um deslizamento de barreira na madrugada do domingo (17). Jaqueline se encontrava em estado grave, no Hospital da Restauração, onde veio a falecer. A filha de Jaqueline continua em observação, porém, já se encontra fora de risco.

Na ocorrência da Rua Pirizal, foi constatado, por meio de uma vistoria técnica, uma ampliação irregular da casa fora da área de proteção do muro de arrimo. A vítima, filho da proprietária do imóvel, construiu de forma irregular um quarto onde estava residindo. Além disso, foram encontrados sobre a barreira uma piscina de plástico com água, e tubos de PVC de águas servidas, o que podem ter sobrecarregado a encosta. A Codecir já realizou capinação, colocação de lonas plásticas no local, estabilizando o setor.

No caso do deslizamento na Rua Regina, os técnicos da Codecir constataram que foram feitos cortes na barreira e o imóvel estava construído em uma área irregular.

Abrigamento - O Município está com sete pontos de alojamentos preparados para receber as famílias que ficarem desalojadas e desabrigadas. Eles estão localizados nos bairros da Várzea, Imbiribeira, Campina do Barreto, Guabiraba e Avenida Norte e possuem capacidade para 360 pessoas. Até o domingo (17), 183 famílias foram atendidas nos abrigos, pelas equipes do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). Elas receberam, além das principais refeições do dia, colchões e cestas básicas, ao retornarem às suas residências. No momento, apenas duas famílias são assistidas pelo Iasc.

Trânsito – A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou, durante todo o final de semana e manhã desta segunda-feira (18), quase 300 ocorrências pela central de teleatendimento do órgão (0800.081.1078). Deste total, 139 foram relacionadas a colisões e acidentes, e 153 registros direcionados a pedidos de fiscalização em geral. Neste mesmo período, as equipes de manutenção da rede semafórica promoveram o conserto de mais de 100 equipamentos com algum tipo de falha, seja por falta ou variação na tensão da energia elétrica, modificação no sincronismo ou queima de lâmpadas.

Nesta segunda (18), por determinação do prefeito João da Costa e com o objetivo de minimizar as retenções no trânsito da Cidade, foi reforçado o número de agentes de trânsito nos principais corredores, como as avenidas Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar, Caxangá, Agamenon Magalhães, Recife, Mascarenhas de Morais e Norte. A atenção especial é para os pontos com acúmulo de água.

Interdição – Já por conta de um serviço da Compesa, no domingo (17) pela manhã, A CTTU interditou um trecho da Rua Ernesto de Paula Santos, em Boa Viagem, após o rompimento do asfalto. O bloqueio prossegue nesta segunda (18) até a conclusão dos serviços por parte da Companhia de Pernambucana de Saneamento. Os veículos estão sendo desviados para a Rua Tenente Domingos de Brito, Rua Desembargador João Paes, Av. Visconde de Jequitinhonha, retornando para a Ernesto de Paula Santos.

A Codecir informa que as equipes estão em alerta e prontas para atender às ocorrências em qualquer localidade da Cidade. Quem necessitar pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro e ribeirinhas, com a ampliação do número de alojamentos para acolhê-las, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento, que beneficiarão mais de 2.400 famílias.

Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa se reunirá com Comitê de Monitoramento das Chuvas
- PCR realiza capinação em toda extensão da Avenida Boa Viagem
- Prefeito João da Costa participa da “Conexão Cultural 2011”
- João da Costa faz vistorias em áreas afetadas pelas chuvas
- CTTU reforça monitoramento do trânsito nesta segunda (18)
- Prefeitura reforça atendimento em áreas de risco
- PCR recebe apoio da Cruz Vermelha nas ações de combate aos efeitos da chuva
- Codecir intensifica atendimento em áreas de risco
- Ibura recebeu reunião preparatória para Conferência de Juventude
- Prefeitura do Recife intensifica ações de combate a alagamentos
- João da Costa reúne Comitê de Alerta
- Prefeito monitora ocorrências das chuvas
- Defesa Civil registra 101 ocorrências durante a madrugada
- João da Costa toma café da manhã com moradores do Jardim Santa Helena
- Prefeito João da Costa vistoria obra de Pavimentação e Drenagem na Iputinga
- Defesa Civil reforça atendimento durante final de semana
- Passeios da Agamenom Magalhães passam por manutenção
- Emlurb realiza limpeza de galerias com jato de sucção
- João da Costa vistoria obras de contenção na Linha do Tiro e Dois Unidos
- Codecir registra 18 ocorrências nesta sexta-feira (15)


Enviar    Imprimir