Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO DA COSTA PARTICIPA DA “CONEXÃO CULTURAL 2011”
11:33 Segunda-feira, 18 de Julho de 2011

Evento reunirá seis mil profissionais da Rede Municipal de Ensino em torno de atividades de arte, lazer e cultura, com o objetivo de compor o trabalho dos docentes junto aos educandos da Rede

O prefeito do Recife, João da Costa, participa da “Conexão Cultural 2011”, nesta segunda-feira (18), às 15h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O evento é realizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio do Programa Bairro Escola, em ação conjunta com a Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. As atividades acontecem das 15h às 17h, numa grande ação de interação dedicada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino do Recife. A “Conexão Cultural” chega a sua sexta edição com novo nome – anteriormente chamava-se Conexão 17 – e novidades que prometem incrementar o evento, como a ampliação do número de convidados e o ineditismo de algumas das atividades oferecidas.

O destaque fica por conta da inclusão de oitocentos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil – (ADIs) e Agentes Administrativos Escolares (AAEs) que vão se juntar aos 5 mil e duzentos professores, dirigentes de escolas, UTECs, coordenadores de creches, diretores e gerentes, entre outros, que compõem a equipe da Seel. Outra novidade é a inserção, na maratona cultural, do passeio pelas pontes do Recife a bordo do Barco Escola; além da ida ao Instituto Ricardo Brennand, que oferecerá, a 120 professores, oficina e visita às obras de Michelangelo; o Centro Cultural dos Correios, que abrirá as portas neste dia exclusivamente para o evento, com as exposições ‘A arte Indígena de Victor Brecheret’, e ‘Pernambuco em Mini-Quadros’; o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), com ‘Recorte da Bienal 2010’, e um City Tour pelo Recife, com guias especializados, cujo roteiro inclui a Galeria Janete Costa, no Parque D. Lindu, assim como o Bairro do Recife e Praça da República.

Com o objetivo de oferecer, gratuitamente, atividades de arte, lazer e cultura aos profissionais da Educação, a Conexão marca o retorno dos educadores da RMER, do recesso escolar do mês de julho, incentivando, não só a interação entre eles, mas proporcionando-lhes a oportunidade de assistir a produções culturais locais, bem como ter contato direto com os bens públicos e privados. A Conexão possibilita aos educadores o intercâmbio com quem faz e produz arte na Cidade, como diretores, coreógrafos, músicos, museólogos e artistas populares, colocando a cultura como elemento essencial para compor o trabalho dos docentes junto aos educandos da Rede.

Dezessete atividades entre sessões de cinema, teatro, dança, visita a museus e equipamentos culturais públicos e privados dos mais diversos tipos, acontecerão simultaneamente. A Abertura Oficial do evento será no Teatro Luis Mendonça (Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife), com apresentação do espetáculo de dança Sons da África, do grupo Bacnaré. São esperadas 600 pessoas. O Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, acolherá um público de 520 pessoas para assistir aos espetáculos ‘A Menina do Canto Livre, no auditório (I), e ‘Teatro de Cordel’, no II. Já o Teatro de Santa Isabel, na Praça de República, receberá 750 convidados para a encenação de ‘Cinco Minutos Para Blackout’. Na telona do Cinema São Luis será exibido, para 800 pessoas, o filme ‘Venezzia’, produção venezuelana, dirigida por Haik Gazarian e protagonizada pela atriz Ruddy Rodríguez e o ator mexicano Alfonso Herrera.

Cada convidado para a “Conexão” tem direito a um kit cultural composto de camiseta e bolsa alusivas ao evento, além dos ingressos para as atividades programadas, todas com início às 15h. Confira a programação no anexo.

Encerramento - A “Conexão terá sua apoteose a partir das 17h30, no Pátio de São Pedro (centro), com uma grande festa de confraternização, reunindo todos os participantes para prestigiar o show de encerramento com a Bandinha da Gerência de Animação Cultural da Seel (GAC), Banda Paulo Freire e Mandracatu. A Prefeitura do Recife disponibilizará, nos 17 pontos do circuito, ao final dos eventos, ônibus para o deslocamento dos participantes até o Pátio de São Pedro.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza capinação em toda extensão da Avenida Boa Viagem
- João da Costa faz vistorias em áreas afetadas pelas chuvas
- CTTU reforça monitoramento do trânsito nesta segunda (18)
- Prefeitura reforça atendimento em áreas de risco
- PCR recebe apoio da Cruz Vermelha nas ações de combate aos efeitos da chuva
- Codecir intensifica atendimento em áreas de risco
- Ibura recebeu reunião preparatória para Conferência de Juventude
- Prefeitura do Recife intensifica ações de combate a alagamentos
- João da Costa reúne Comitê de Alerta
- Prefeito monitora ocorrências das chuvas
- Defesa Civil registra 101 ocorrências durante a madrugada
- João da Costa toma café da manhã com moradores do Jardim Santa Helena
- Prefeito João da Costa vistoria obra de Pavimentação e Drenagem na Iputinga
- Defesa Civil reforça atendimento durante final de semana
- Passeios da Agamenom Magalhães passam por manutenção
- Emlurb realiza limpeza de galerias com jato de sucção
- João da Costa vistoria obras de contenção na Linha do Tiro e Dois Unidos
- Codecir registra 18 ocorrências nesta sexta-feira (15)
- Prefeitura inicia intervenção da Via Mangue na Avenida Sul
- Prefeitura do Recife reúne mulheres durante Pré-conferência


Enviar    Imprimir