Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CODECIR

CODECIR FAZ A REMOÇÃO PREVENTIVA DE FAMÍLIAS EM ÁREA DE ALTO RISCO
00:00 Terça-feira, 19 de Julho de 2011

Vistorias identificaram risco de desabamento dos imóveis

Por Marcos da Silva

Como medida preventiva, técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizaram na tarde desta terça-feira (19), a retirada de três famílias de uma área de alto risco na 2ª Travessa Garanhuns, no Jordão Alto. A operação faz parte do conjunto de ações definidas pelo prefeito João da Costa para combater os efeitos das últimas chuvas. Também participaram da ação técnicos da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Nesta quarta-feira (20), as equipes estarão atuando na comunidade de Lagoa Encantada, no Ibura.

Na madrugada houve um deslizamento na barreira que sustentava um duplex no número 42 da referida via, no Jordão Alto, onde residiam duas famílias. A estrutura do imóvel foi comprometida e a habitação ameaça desabar em cima de outra de número 41, que fica poucos metros abaixo.

Após a vistoria realizada no local nós constatamos que as famílias não poderiam continuar nos imóveis, então acionamos a Dircon e todos estão sendo levados temporariamente para casa de parentes”, afirmou Ana Cláudia Mota, assessora Executiva da Secretaria de Controle Urbano. Os 60 profissionais que estiveram no local fizeram a troca ou colocação de lonas plásticas e o corte de árvores de grande porte, consideradas impróprias para aquele tipo de solo. Foram podados quatro coqueiros, uma pitangueira, três macaibeiras e duas mangueiras nas residências 35, 36 e 37, também na 2ª Travessa Garanhuns.

Desde as fortes chuvas que tiveram início na noite da última sexta-feira (15), 52 famílias foram retiradas de áreas de morro; 49 delas estão acomodadas em casa de parentes e três em abrigos da Prefeitura do Recife.

Reforço – Nesta última segunda-feira (18), o prefeito João da Costa anunciou um conjunto de ações para combater os efeitos das chuvas. Entre elas, o gestor definiu como prioridade o reforço no quadro técnico que irá atuar junto à Defesa Civil especificamente em 12 localidades que foram as mais afetadas por ocasião das fortes chuvas deste último fim de semana.

O corpo técnico da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), que conta com 160 agentes, terá um adicional de mais 100 pessoas, entre técnicos em edificação, engenheiros e assistentes sociais, que serão relocados de outros órgãos, como URB, Emlurb e Dircon, para intensificar o trabalho de varredura nas 12 localidades.

Vila Esperança (Dois Unidos), Córrego da Bica (Passarinho/Nova Descoberta), Alto do Carroceiro (Guabiraba), Monteiro (Alto do Mandú), Alto do Maracanã (Dois Unidos), Visgueiro (Vasco do Gama), Guanambi (Bomba do Hemetério), Serra Talhada (Jordão), UR-10 (Ibura), Ananias Castanho (Totó), Chagas Ferreira (Dois Unidos) e Guabiraba. Estas são as áreas que receberão uma atenção especial da Prefeitura, com ações de colocação de lonas, vistorias de monitoramento, capinação, desobstrução da canaletas, entre outros. O objetivo é reverter o quadro de risco provocado nestes locais por conta do grande volume de água que caiu na cidade durante o último fim de semana.

Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento, que beneficiarão mais de 2.400 famílias.

Matérias Relacionadas
- Defesa Civil do Recife realizou 92 vistorias nesta terça-feira (19)
- Prefeito João da Costa vistoria obras na Zona Norte do Recife
- Prefeitura executa serviço de capinação na Cidade
- Codecir realiza ação preventiva no Jordão Alto
- Prefeitura do Recife participa do Encontro de Mulheres de Terreiro
- João da Costa define novas ações para combater os efeitos das chuvas
- Codecir intesifica ações preventivas nesta segunda-feira (18)
- Defesa Civil do Recife realiza mais de 400 vistorias durante o fim de semana
- Prefeito João da Costa se reunirá com Comitê de Monitoramento das Chuvas
- PCR realiza capinação em toda extensão da Avenida Boa Viagem
- Prefeito João da Costa participa da “Conexão Cultural 2011”
- João da Costa faz vistorias em áreas afetadas pelas chuvas
- CTTU reforça monitoramento do trânsito nesta segunda (18)
- Prefeitura reforça atendimento em áreas de risco
- PCR recebe apoio da Cruz Vermelha nas ações de combate aos efeitos da chuva
- Codecir intensifica atendimento em áreas de risco
- Ibura recebeu reunião preparatória para Conferência de Juventude
- Prefeitura do Recife intensifica ações de combate a alagamentos
- João da Costa reúne Comitê de Alerta
- Prefeito monitora ocorrências das chuvas


Enviar    Imprimir