Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CODECIR

CODECIR REALIZA AÇÃO PREVENTIVA NO JORDÃO ALTO
14:44 Terça-feira, 19 de Julho de 2011

O trabalho contará com o apoio da Emlurb, Dircon e de homens do Exército

A Prefeitura do Recife realiza, durante a tarde desta terça-feira (19), uma grande ação de prevenção de acidentes em área de risco no bairro do Jordão Alto, na Zona Sul. As equipes, coordenadas pela Codecir, irão realizar a remoção de famílias em situação de risco, serviços de capinação e corte de árvores, desobstrução de canaletas, remoção de entulhos e colocação de lonas. A ação acontece a partir das 14h na Rua Garanhuns, próximo ao terminal de ônibus do bairro. Vinte e cinco técnicos irão participar do trabalho.

A operação faz parte do conjunto de ações definidas pelo prefeito João da Costa para combater os efeitos das chuvas. Entre as ações, o gestor definiu como prioridade o reforço no quadro técnico que irá atuar junto à Defesa Civil especificamente em 12 localidades que foram as mais afetadas por ocasião das fortes chuvas deste último fim de semana.

O corpo técnico da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), que conta com 160 agentes, terá um adicional de mais 100 pessoas, entre técnicos em edificação, engenheiros e assistentes sociais, que serão relocados de outros órgãos, como URB, Emlurb e Dircon, para intensificar o trabalho de varredura nas 12 localidades.

Vila Esperança (Dois Unidos), Córrego da Bica (Passarinho/Nova Descoberta), Alto do Carroceiro (Guabiraba), Monteiro (Alto do Mandú), Alto do Maracanã (Dois Unidos), Visgueiro (Vasco do Gama), Guanambi (Bomba do Hemetério), Serra Talhada (Jordão), UR-10 (Ibura), Ananias Castanho (Totó), Chagas Ferreira (Dois Unidos) e Guabiraba. Estas são as áreas que receberão uma atenção especial da Prefeitura, com ações de colocação de lonas, vistorias de monitoramento, capinação, desobstrução da canaletas, entre outros. O objetivo é reverter o quadro de risco provocado nestes locais por conta do grande volume de água que caiu na cidade durante o último fim de semana.

A Codecir informa que as equipes estão em alerta e prontas para atender às ocorrências em qualquer localidade da Cidade. Quem necessitar pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro e ribeirinhas, com a ampliação do número de alojamentos para acolhê-las, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento, que beneficiarão mais de 2.400 famílias.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife participa do Encontro de Mulheres de Terreiro
- João da Costa define novas ações para combater os efeitos das chuvas
- Codecir intesifica ações preventivas nesta segunda-feira (18)
- Defesa Civil do Recife realiza mais de 400 vistorias durante o fim de semana
- Prefeito João da Costa se reunirá com Comitê de Monitoramento das Chuvas
- PCR realiza capinação em toda extensão da Avenida Boa Viagem
- Prefeito João da Costa participa da “Conexão Cultural 2011”
- João da Costa faz vistorias em áreas afetadas pelas chuvas
- CTTU reforça monitoramento do trânsito nesta segunda (18)
- Prefeitura reforça atendimento em áreas de risco
- PCR recebe apoio da Cruz Vermelha nas ações de combate aos efeitos da chuva
- Codecir intensifica atendimento em áreas de risco
- Ibura recebeu reunião preparatória para Conferência de Juventude
- Prefeitura do Recife intensifica ações de combate a alagamentos
- João da Costa reúne Comitê de Alerta
- Prefeito monitora ocorrências das chuvas
- Defesa Civil registra 101 ocorrências durante a madrugada
- João da Costa toma café da manhã com moradores do Jardim Santa Helena
- Prefeito João da Costa vistoria obra de Pavimentação e Drenagem na Iputinga
- Defesa Civil reforça atendimento durante final de semana


Enviar    Imprimir