Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

SÃO JOÃO DO RECIFE TEM 84% DE APROVAÇÃO
10:40 Terça-feira, 19 de Julho de 2011

O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 27 de junho, nos polos, hotéis, Aeroporto e TIP
 
Uma inédita pesquisa encomendada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo avaliou o grau de satisfação dos turistas e recifenses durante o período junino. O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 27 de junho, nos polos do Parque Dona Lindu, Arsenal da Marinha, Pátio de São Pedro, Sítio Trindade, Pracinha de Boa Viagem, além de alguns hotéis do Recife, Aeroporto e Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

A aprovação da população é um reflexo do sucesso do São do Recife, que prioriza as atrações locais e vem se consolidando como um dos principais polos de animação junina do País. Esperamos que nos próximos dois, três anos, o Recife seja uma dos mais procurados destinos do período, chegando ao patamar de cidades como Caruaru e Campina Grande”, disse o prefeito do Recife, João da Costa. 

A animação dos polos foi destaque na análise do Instituto de Pesquisa de Opinião. Dos entrevistados, 89% assinalaram esse item como bom ou ótimo. A pesquisa também mostrou que 87% dos turistas vieram direto de sua cidade de origem ao Recife. E, apenas 9% pernoitou em uma cidade fora da capital. A grande novidade deste São João, a inclusão dos polos do Parque Dona Lindu e o Arraial do Turista, na Pracinha de Boa Viagem, foi aprovada não só por turistas, como pelos recifenses. Dos entrevistados, 44% escolheram o Dona Lindu para brincar o São João. Já 27% escolheram a Pracinha de Boa Viagem.
 
Para o secretário de Turismo André Campos, a cidade comprovou mais uma vez que faz o São João mais autêntico de todo o Nordeste. “Os artistas escolhidos com a inclusão de músicos tradicionais atraíram não só o turista de outro Estado, como também de outras cidades pernambucanas”, afirma. Dos turistas entrevistados no Aeroporto, TIP e nos hotéis da cidade, 38% vieram do Nordeste (exceto Pernambuco) e 35% da Região Sudeste. “Também foi um acerto por parte da Prefeitura do Recife a inclusão dos polos juninos em Boa Viagem, bairro onde se concentra a maioria dos hotéis do Recife”, conclui o secretário.

Considerando o universo total de pessoas que responderam ao questionário, a pesquisa mostrou que 40% estiveram na cidade atraídos pela festa. Através dos números da pesquisa, ficou comprovado que o São João agradou a todos que participaram dos festejos juninos. 98% dos turistas entrevistados informaram que pretendem retornar à cidade para participar de outro São João. Já 97% disseram que recomendaria a cidade como destino turístico de lazer para parentes e amigos. O resultado da pesquisa comprova, de maneira inquestionável, a qualidade artística do São João do Recife e a excelência da infraestrutura montada para a festa, afirma Renato L, secretário de Cultura do Recife. 

A permanência média nos hotéis do Recife também vem crescendo ao longo dos anos. Em 2010, os turistas ficaram quatro dias na capital pernambucana. Neste São João, 30% dos hóspedes permaneceram de 3 a 5 dias no Recife. Outro item que aumenta a cada ano é a ocupação hoteleira. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), a ocupação durante o período junino girou em torno de 75%. 
 
A repercussão da programação artística e a organização em todos os polos atestam que tanto os turistas de fora como os próprios cidadãs e cidadãos recifenses puderam apreciar um legítimo São João tradicional na capital do estado. Neste ciclo junino, investimos mais ainda em estrutura, segurança e ótimos shows, tornando o Recife o melhor destino para quem procurava os autênticos valores da tradição nordestina, afirma Luciana Félix, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Serviço – Turistas e recifenses também avaliaram a quantidade de banheiros públicos nos polos, 62% dos que foram a algum ponto de animação, assinalou como ótimo e bom esse serviço. A iluminação das ruas também foi bem avaliada com 87% entre bom e ótimo. Outro item bem analisado foi a limpeza das ruas durante o São João, 76% disseram ser ótima ou boa. Já no item segurança pública, 75% assinalaram o mesmo grau de satisfação.

Matérias Relacionadas
- Game Show Recife te Quer é apresentado no Salão de Turismo
- André Campos participa da abertura do 6° Salão do Turismo, em São Paulo
- Passeio gratuito contempla museu e Poço da Panela
- Recife apresenta sua experiência no Salão do Turismo, em São Paulo
- “Conheça o Recife” realiza passeio pelo Brasil Holandês
- Setur Recife seleciona estagiários para Box de Informações Turísticas
- Passeio pelos fortes é atrativo para turistas e recifenses
- Conheça o Recife promove passeio gratuito pelos Fortes da Cidade
- Setur Recife visita agências de turismo de Minas Gerais
- Secretaria de Turismo do Recife promove receptivo junino
- Recifenses conhecem a Cidade no fim de semana dos Namorados
- Recife visita Minas Gerais para promoção de destino
- Tour gratuito em comemoração ao Dia dos Namorados
- PCR estimula a volta de bares e restaurantes ao Bairro do Recife
- Recifenses conhecem Bairro da Várzea em passeio turístico
- Trem do Forró faz sua primeira viagem neste fim de semana
- Agentes de viagem receberão jogo de tabuleiro personalizado
- Prefeito participa do encerramento do Festival Comedoria de Mercado
- Passeio gratuito “Circuito Casa Forte”
- Passeio gratuito “Circuito Casa Forte” será um atrativo turístico do final de semana


Enviar    Imprimir