Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ABRE CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
13:44 Quarta-feira, 20 de Julho de 2011

Até sexta-feira (22), delegados do OP discutem a Consolidação e valorização do Sistema Único de Assistência Social

Cerca de quatrocentos delegados do OP de Assistência Social, eleitos em pré-conferências realizadas no mês de junho, nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife, participam da 8ª Conferência de Assistência Social, cujo tema central é Consolidação e valorização do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O evento, que acontece no Colégio Vera Cruz, nas Graças, foi aberto na manhã desta quarta-feira (20) pelo prefeito João da Costa, e prossegue até a próxima sexta-feira (22).

“Temos avançado bastante na estruturação da Assistência Social. Descentralizamos, instalando em vários bairros, conselhos que estruturam a política no Recife, gerenciando o programa Bolsa Família, importante na assistência social, ajudando as pessoas a resolverem problemas como a aposentadoria; o Iasc desenvolve programas de assistência social junto aos idosos e às crianças carentes, que não têm assistência dentro das suas famílias ou das suas comunidades. Não fazemos uma política de favor, mas, voltada para que as pessoas tenham direito a dignidade, moradia e cidadania”, disse o prefeito João da Costa.

Para a secretária de Assistência Social e presidente do Iasc, Niedja Queiroz, este é um momento importante e que deve ser considerado um marco. “Afinal, estamos sendo desafiados para consolidar o SUAS, que ainda não está muito bem entendido no Brasil. Recife tem uma contribuição no que pensamos a assistência de modo diferente, na tentativa de construir valores; então, estejamos todos convocados para essa construção”, incentivou Queiroz.

De acordo com a representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cláudia Amorim, a oportunidade “serve como um momento ímpar para avaliar os serviços e constituir novos trabalhos”. “Precisamos nos debruçar e desenvolver perspectivas que consolidem o SUAS tendo como pauta a valorização dos trabalhadores”, explicou Cláudia Amorim.

Já o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Carlos Ferrari, ressaltou a importância do evento. “A Lei que institui o SUAS, a 12.435, reestrutura, traz uma serie de novos elementos, surgiu de Conferencias. Por isso, este encontro é fundamental e fico feliz em ver a importância dada pelo município, tanto pela presença do prefeito, quanto pela quantidade de dia de discussões”, finalizou.

Também prestigiaram a abertura da Conferência os secretários municipais Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Eduardo Granja (Especial da Juventude e presidente do Geraldão), Rejane Pereira (Especial da Mulher); o coordenador do Comdica, Cirilo Mota; a presidente da Csurb, Fátima Medeiros. Estiveram ainda o representante da Secretaria de Direitos Humanos do Estado, Rafael West, a presidente do Conselho Estadual da Criança, Madalena Fulks, a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Vânia Maria.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife participa do V Encontro Pernambucano de Mulheres de Terreiro
- Artesãs selecionadas pela Prefeitura do Recife avaliam participação na Feneart 2011
- Prefeitura realiza reposição de lixeiras no Centro
- João da Costa participa de plenária do OP em Casa Forte
- Prefeito João da Costa abre a 8ª Conferência de Assistência Social
- Codecir faz a remoção preventiva de famílias em área de alto risco
- Defesa Civil do Recife realizou 92 vistorias nesta terça-feira (19)
- Prefeito João da Costa vistoria obras na Zona Norte do Recife
- Prefeitura executa serviço de capinação na Cidade
- Codecir realiza ação preventiva no Jordão Alto
- Prefeitura do Recife participa do Encontro de Mulheres de Terreiro
- João da Costa define novas ações para combater os efeitos das chuvas
- Codecir intesifica ações preventivas nesta segunda-feira (18)
- Defesa Civil do Recife realiza mais de 400 vistorias durante o fim de semana
- Prefeito João da Costa se reunirá com Comitê de Monitoramento das Chuvas
- PCR realiza capinação em toda extensão da Avenida Boa Viagem
- Prefeito João da Costa participa da “Conexão Cultural 2011”
- João da Costa faz vistorias em áreas afetadas pelas chuvas
- CTTU reforça monitoramento do trânsito nesta segunda (18)
- Prefeitura reforça atendimento em áreas de risco


Enviar    Imprimir