Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO RECIFE LEVA PLENÁRIA AO BAIRRO DA IPUTINGA
14:49 Quinta-feira, 21 de Julho de 2011

A votação ocorreu na Microregião 4.1, que abrange os bairros do Cordeiro, Ilha do Retiro, Iputinga, Madalena, Prado, Torre e Zumbi.

Por Pablo Ravel

Cerca de 350 moradores da microrregião 4.1 do Recife participaram, na noite desta segunda-feira (11), de mais uma plenária do Orçamento Participativo (OP). A reunião aconteceu na Rua Historiador Jordão Emericiano, no Jardim Santa Helena, bairro da Iputinga, e contou com a presença do coordenador do OP, Augusto Miranda, e do vereador do Recife, Jairo Brito.

A partir da organização de vocês, junto com a prefeitura e com o projeto do Orçamento Participativo, é que conseguimos planejar a urbanização do Jardim Santa Helena e encurtar o tempo de nossas conquistas, frisou o coordenador do programa, Augusto Miranda. A participação dos moradores no processo do Orçamento Participativo aumenta a cada ano, o que demonstra a credibilidade da população. Atualmente estamos com 37 plenárias do OP, e registramos um aumento de 15% em relação ao ano passado, afirmou Augusto.

Após o credenciamento, os moradores assistiram a um vídeo com imagens do prêmio Reinhard Mohn 2011, recebido pelo prefeito João da Costa em junho deste ano, na Alemanha, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Orçamento Participativo do Recife. Logo em seguida, o coordenador do OP apresentou uma prestação de contas com ações que já foram executadas e que estão em andamento na região. Augusto aproveitou para e explicar o funcionamento do processo de votação para escolha das obras prioritárias e dos delegados.

Venho trazer aqui a palavra em nome da Câmara dos Vereadores para dizer que nós ratificamos o projeto do prefeito João da Costa. Esse projeto maravilhoso, inteligente, democrático e legítimo, onde vocês é quem escolhem as prioridades e as obras, disse o vereador do Recife, Jairo Brito. Na plenária, os moradores escolheram as dez obras prioritárias para o seu bairro e microrregião, que vão compor a lista de prioridades a serem votadas. Também foram eleitos delegados que vão representar as localidades no Conselho do OP.

Para o líder comunitário, Eloy Teotônio, a participação do povo é fundamental para que as obras sejam realizadas. Acreditem na participação popular. “O governo do PT tem ampliado este espaço para população e nós temos aproveitado ao longo do tempo. Temos várias obras realizadas e outras em andamento. Pode acreditar, participe e incentive seu vizinho para participar e melhorar o nosso bairro, concluiu Eloy.

Matérias Relacionadas
- João da Costa participa de Plenária do OP no Zumbi
- Prefeitura realiza Pré-conferência da Mulher no Ibura
- Recife apresenta roteiros turísticos no Centro-Oeste
- Secretária da Mulher participa do lançamento do primeiro Anuário das Mulheres Brasileiras
- Prefeito João da Costa recebe ministra da mulher
- Prefeito João da Costa inaugura creche no bairro do Arruda
- Prefeitura do Recife intensifica ações de varredura em áreas afetadas pelas chuvas
- Defesa Civil atende comunidades da Zona Norte do Recife
- Operação Tapa-buracos é realizada na Caxangá
- Defesa Civil do Recife realizou 84 vistorias nesta quarta-feira (20)
- João da Costa abre Conferência de Assistência Social
- Prefeitura do Recife participa do V Encontro Pernambucano de Mulheres de Terreiro
- Artesãs selecionadas pela Prefeitura do Recife avaliam participação na Feneart 2011
- Prefeitura realiza reposição de lixeiras no Centro
- João da Costa participa de plenária do OP em Casa Forte
- Prefeito João da Costa abre a 8ª Conferência de Assistência Social
- Codecir faz a remoção preventiva de famílias em área de alto risco
- Defesa Civil do Recife realizou 92 vistorias nesta terça-feira (19)
- Prefeito João da Costa vistoria obras na Zona Norte do Recife
- Prefeitura executa serviço de capinação na Cidade


Enviar    Imprimir