Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CODECIR

PREFEITURA DO RECIFE REALIZA VARREDURA EM VILA ESPERANÇA
00:00 Quinta-feira, 21 de Julho de 2011

A ação irá percorrer outras localidades da cidade com o objetivo de minimizar os riscos provocados pelas chuvas e prevenir outras ocorrências

Durante a manhã desta quinta-feira (21), cerca de 30 profissionais de diversos órgãos da Prefeitura do Recife realizaram uma grande ação de varredura na localidade de Vila Esperança, na Macaxeira. A atividade faz parte de uma série de intervenções que tiveram início nesta terça-feira (19) e irão passar por um total de 12 localidades na cidade. O objetivo é reverter o quadro de risco provocado em cada um desses locais devido ao grande volume de água que caiu na cidade no final de semana, assim como prevenir outros acidentes.

A ação foi capitaneada pela Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir). Vários serviços foram realizados no local, como capinação, corte de árvores, colocação de lonas plásticas e ações educativas com os moradores. Segundo o diretor de Engenharia da Codecir, Ronaldo Santos, essas medidas visam a dar segurança às pessoas que vivem no local. “Com as fortes das chuvas dos últimos dias, tivemos uma mudança do cenário de risco em algumas localidades da cidade. Portanto, estamos intensificando nossas ações, indo nessas áreas com um olhar mais minucioso, pra que possamos diagnosticar cada situação e tomar as medidas emergenciais e necessárias para evitar acidentes”, disse.

A operação faz parte do conjunto de ações definidas pelo prefeito João da Costa para combater os efeitos das últimas chuvas. Entre elas, o reforço do corpo técnico que irá atuar junto à Defesa Civil nessas localidades. Com isso, a Codecir, que conta atualmente com 160 agentes, recebeu um adicional de mais 100 pessoas, relocadas de outros órgãos. Equipes da Empresa de Urbanização do Recife (URB), da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), além do Programa Parceria nos Morros, também participaram da varredura.

Uma das ações realizadas foi o trabalho educativo das assistentes sociais da Codecir junto aos moradores de Vila Esperança. Foram repassadas dicas e orientações importantes para cada pessoa sobre como proceder em situações de risco. Além disso, foi feito um levantamento de cada família, traçando um panorama dos encaminhamentos que serão dados a partir de então. “Aqui, nós observamos a situação de cada família e fazemos um intercâmbio com outras secretarias para estudar a possibilidade de incluí-las em alguns programas sociais do Município, como o Bolsa Família, o Bolsa Escola, ou até o Auxílio Moradia. Isso vai depender de todo o levantamento e a análise que fizermos de cada situação encontrada. O importante é garantir a elas todo o provimento possível”, informou a diretora de Desenvolvimento Social da Codecir, Patrícia Albuquerque.

Além de Vila Esperança, a varredura já aconteceu na Rua Garanhuns (Jordão Alto) e em Monteiro (Alto do Mandú). Nesta sexta-feira (22), ela chega ao Córrego do Carroceiro (Guabiraba) e Córrego da Bica (Passarinho/Nova Descoberta) e contará também com o apoio da Cruz Vermelha. Ainda receberão a varredura as localidades do Alto do Maracanã (Dois Unidos), Visgueiro (Vasco da Gama), Guanabi (Bomba do Hemetério), Chagas Ferreira (Dois Unidos), Rua Serra Talhada (Jordão), UR-10 (Ibura) e Alto do Catanho (Totó).

Investimentos - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento, que beneficiarão mais de 2.400 famílias.

 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura inicia recapeamento da Avenida Rosa e Silva
- Caminhão a jato de sucção beneficia bairros do Recife
- Orçamento Participativo do Recife leva plenária ao bairro da Iputinga
- João da Costa participa de Plenária do OP no Zumbi
- Prefeitura realiza Pré-conferência da Mulher no Ibura
- Recife apresenta roteiros turísticos no Centro-Oeste
- Secretária da Mulher participa do lançamento do primeiro Anuário das Mulheres Brasileiras
- Prefeito João da Costa recebe ministra da mulher
- Prefeito João da Costa inaugura creche no bairro do Arruda
- Prefeitura do Recife intensifica ações de varredura em áreas afetadas pelas chuvas
- Defesa Civil atende comunidades da Zona Norte do Recife
- Operação Tapa-buracos é realizada na Caxangá
- Defesa Civil do Recife realizou 84 vistorias nesta quarta-feira (20)
- João da Costa abre Conferência de Assistência Social
- Prefeitura do Recife participa do V Encontro Pernambucano de Mulheres de Terreiro
- Artesãs selecionadas pela Prefeitura do Recife avaliam participação na Feneart 2011
- Prefeitura realiza reposição de lixeiras no Centro
- João da Costa participa de plenária do OP em Casa Forte
- Prefeito João da Costa abre a 8ª Conferência de Assistência Social
- Codecir faz a remoção preventiva de famílias em área de alto risco


Enviar    Imprimir