Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PRESTIGIA SOLENIDADE DE AUTORGA DOS TÍTULOS DE DOUTOR HONORIS CAUSA A LULA
16:59 Sexta-feira, 22 de Julho de 2011

Os títulos foram concedidos pela UFPE, UFRPE e UPE nesta sexta-feira (22)

O prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou a solenidade de outorga dos títulos de Doutor Honoris Causa concedidos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE). A cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira (22), no Teatro de Santa Isabel. Os diplomas foram entregues a Lula pelos reitores Amaro Lins (UFPE), Valmar Corrêa (UFRPE) e Carlos Calado (UPE).

O título é atribuído à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A concessão de título pela UFPE foi aprovada pelo Conselho Universitário em 2002, sendo a primeira universidade a fazer esta homenagem a Lula. Os demais títulos foram concedidos posteriormente: a UFRPE, em 2003, e a UPE, em 2009. A entrega aconteceu somente agora por opção do próprio Lula, que preferiu receber a homenagem desta natureza somente depois de deixar a Presidência da República.

Graças à interiorização das universidades, vejo com orgulho e satisfação das pessoas por não precisarem se afastar das famílias e dos amigos para estudar. Diariamente ouço historias de pais e mães pedreiros, contando a conquista dos filhos em faculdades por causa do ProUni; o Porto Digital não para de empregar e agregar novas empresas. Situações como essas são apenas o resumo das mudanças, dos posicionamentos, das decisões, da sabedoria e do compromisso que o ex-presidente tem com o povo brasileiro”, disse o prefeito João da Costa.

Na solenidade, o ex-presidente recebeu a samarra (uma espécie de capa) e o capelo. A usada por Lula foi vermelha, em alusão à área de Ciências Humanas. A tradição do uso dela vem de uma antiga vestimenta usada por camponeses europeus, que, na Idade Média, era feita de pele de carneiro, tratada até alcançar grande alvura. Do reitor da UFPE, Amaro Lins, o ex-presidente recebeu o capelo, chapéu privativo do reitor, do vice-reitor, dos Professores Eméritos e dos Doutores Honoris Causa. “Para mim a educação não tem limite, não há investimento melhor do que ver um filho de pedreiro, de cortador de cana, de encanador, cursando a universidade e com diploma na mão. Por isso, ela foi o carro-chefe desse processo de desenvolvimento do Brasil e só no meu governo, foram construídas 14 novas universidades federais, 126 extensões universitárias e 214 escolas técnicas”, falou Lula.

Na ocasião, o homenageado ressaltou a importância do diálogo do governo com a equipe acadêmica. “Sempre me reuni com os reitores e até com os alunos. Sinceramente não entendo esse medo dos presidentes, garanto que não foi nenhum integrante da academia que arrancou o meu dedo”, confirmou fazendo todos rirem no Teatro.

O governador Eduardo Campos, que foi o presidente de honra da cerimônia afirmou que o reconhecimeno é mais que justo: “Não é por conveniência, mas por reconhecimento de toda academia brasileira do trabalho realizado por vossa excelência em prol do ensino, da ciência e da tecnologia, ainda que com recursos escassos. Graças a sua solidariedade, houve investimento e hoje essas universidades são reconhecidas no Brasil inteiro, formando gerações de brasileiros, e, o melhor, não apenas na beira-mar, mas em outras cidades, como, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina”, falou o governador Eduardo Campos.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Juventude se encontra no Geraldão para Fórum Esporte do Mangue
- Parque Arraial Novo recebe mais uma reunião preparatória para Conferência de Juventude
- Codecir e Cruz Vermelha realizam ação informativa no Córrego da Bica
- Prefeitura do Recife participa do Plano Brasil Sem Miséria
- Escola de Gestão abre inscrições para novos cursos
- Motoristas da PCR comemoram dois anos de solidariedade
- Escola de Gestão encerra curso de Liderança
- João da Costa participa de festa da Orquestra Criança Cidadã
- João da Costa recebe ministra chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
- João da Costa prestigia V Encontro Pernambucano de Mulheres de Terreiro
- Defesa Civil realiza ações informativas no bairro de Passarinho
- Codecir vistoria imóveis em áreas de risco no Alto José Bonifácio e na Macaxeira
- Creche Municipal Vila Imperial é inaugurada pelo prefeito João da Costa
- Prefeitura inicia recapeamento da Avenida Rosa e Silva
- Prefeitura do Recife realiza varredura em Vila Esperança
- Caminhão a jato de sucção beneficia bairros do Recife
- Orçamento Participativo do Recife leva plenária ao bairro da Iputinga
- João da Costa participa de Plenária do OP no Zumbi
- Prefeitura realiza Pré-conferência da Mulher no Ibura
- Secretária da Mulher participa do lançamento do primeiro Anuário das Mulheres Brasileiras


Enviar    Imprimir