Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

RECIFE DE INFLUÊNCIAS FRANCESAS É DESCOBERTO POR RECIFENSES EM TOUR
12:32 Segunda-feira, 25 de Julho de 2011

Roteiro contemplou bairros de Santo Antônio, São José, Boa Vista e Santo Amaro
 
No mosaico de influências que o Recife recebeu, há um toque francês que pode ser observado durante o passeio “Recife de influências francesas”, realizado pela Secretaria de Turismo do Recife no último sábado (23). Foram visitados a Praça da República, o Teatro de Santa Isabel e o Mercado de São José, entre outros pontos turísticos da cidade nos bairros de Santo Antônio, São José, Boa Vista e Santo Amaro. A ação contribui para a sensibilização turística entre os moradores da capital pernambucana para que vivenciem a cidade e possam ser anfitriões ainda mais bem informados sobre a riqueza cultural e histórica do destino.
 
Telma Moraes levou o filho para o terceiro passeio. “Fizemos o roteiro do Recife holandês, do Poço da Panela e este de influência francesa. Aprendi coisas que nem sabia. Passava pelos locais e não tinha ideia. Agora tudo tem um significado, uma história” A jovem Luanna Lima participou do tour pela primeira vez e quer repetir. “Quero ir a outros, porque gostei de saber que o lugar onde nasci é berço de tanta cultura”, afirma.
 
No Mercado de São José, descobre-se que além de ter sido o primeiro mercado do Brasil (1875) ainda preserva telhas originais de Marselle, na França, e parte da estrutura pré-moldada trazida do país europeu. Outro dado que impressiona é saber que o Marco Zero, local onde hoje acontecem as principais festas ao ar livre da cidade, teve seu traçado inspirado na posição do Arco do Triunfo, em Paris, de onde partem as principais ruas da cidade.
 
O afrancesamento foi trazido por Francisco do Rêgo Barros, o Conde da Boa Vista, no final do século 19, quando tenta trazer o que havia de melhor para a cidade. Com diversas peças produzidas pela mais importante fundição do mundo, a Val D’Osne, que assina a confecção da Estátua da Liberdade, a capital pernambucana é a segunda cidade do Brasil com mais elementos franceses em ferro do século 19. As esculturas clássicas da Praça da República são o retrato desse tempo assim como as esculturas na Ponte Maurício de Nassau, as águias da estação ferroviária central e as quimeras mitológicas no Parque 13 de Maio.
 
Em Paris, o cemitério de Montmartre é um ponto bastante visitado pelos turistas, próximo de outro símbolo parisiense, o Moulin Rouge. Inspirado nas ruas e alamedas de Montmartre, o cemitério de Santo Amaro segue o mesmo o estilo dos moldes franceses, inclusive com túmulos em art nouveau extremamente bem trabalhados como é o de Joaquim Nabuco. Traz ainda gradil original do século 19 com coroa de Dom Pedro II sinalizando ser um cemitério imperial. Quem conferiu o passeio descobriu que o Recife preserva diversos elementos franceses. O próximo passeio deve contemplar roteiro sobre a influência inglesa na cidade.

Matérias Relacionadas
- Conheça o Recife de influências francesas
- Recife apresenta roteiros turísticos no Centro-Oeste
- Setur Recife seleciona estagiários para Box de Informações Turísticas até hoje (20)
- São João do Recife tem 84% de aprovação
- Game Show Recife te Quer é apresentado no Salão de Turismo
- André Campos participa da abertura do 6° Salão do Turismo, em São Paulo
- Passeio gratuito contempla museu e Poço da Panela
- Recife apresenta sua experiência no Salão do Turismo, em São Paulo
- “Conheça o Recife” realiza passeio pelo Brasil Holandês
- Setur Recife seleciona estagiários para Box de Informações Turísticas
- Passeio pelos fortes é atrativo para turistas e recifenses
- Conheça o Recife promove passeio gratuito pelos Fortes da Cidade
- Setur Recife visita agências de turismo de Minas Gerais
- Secretaria de Turismo do Recife promove receptivo junino
- Recifenses conhecem a Cidade no fim de semana dos Namorados
- Recife visita Minas Gerais para promoção de destino
- Tour gratuito em comemoração ao Dia dos Namorados
- PCR estimula a volta de bares e restaurantes ao Bairro do Recife
- Recifenses conhecem Bairro da Várzea em passeio turístico
- Trem do Forró faz sua primeira viagem neste fim de semana


Enviar    Imprimir