Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESPETÁCULO SOBRE PAULO FREIRE É ENCENADO PARA ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL
17:10 Terça-feira, 2 de Agosto de 2011

A apresentação, que teve início nesta terça (02), será realizada às terças-feiras, no Teatro Barreto Júnior, até o dia 11 de outubro

Cerca de 300 estudantes da rede municipal de ensino assistiram à montagem da peça teatral “Paulo Freire do Recife”, em homenagem ao pedagogo recifense, na manhã desta terça-feira (02), no Teatro Barreto Júnior, Pina. A apresentação do espetáculo remete ao tema do ano letivo municipal de 2011: “Paulo Freire: Cidadão do Recife, Educador do Mundo”, que vem norteando as atividades pedagógicas da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel).

Na plateia, estudantes das escolas municipais Josué de Castro, Vila São Miguel e Diná de Oliveira, além de professores e estagiários da Gerência de Animação Cultural (GAC) assistiram, atentos, à narração da biografia de Paulo Reglus Neves Freire, um estudioso, ativista social e trabalhador cultural que desenvolveu uma pedagogia crítico-liberadora. Quinze artistas fazem parte do elenco, trabalhando o lúdico na metodologia freiriana como forma de atrair o público infantil.

O ator Bruno Cadete é um dos artistas que representa o pedagogo na peça. Ele encarna a infância do educador, seu “abrigo” embaixo de uma mangueira, as brincadeiras e sua primeira professora de língua portuguesa, Eunice, que lhe mostrou os problemas da linguagem. “Paulo Freire percebeu que se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”, analisa o ator. O elenco interage o tempo todo com o público, mais uma vez relembrando a metodologia freiriana, que mostra um novo caminho para a relação entre educadores e educandos: como sujeitos ativos do processo de construção do conhecimento.

Os artistas se revezam na interpretação de Paulo Freire e da sua primeira esposa, a professora primária Elza Maia Costa. Para a atriz Priscila Araújo, a maior importância desse espetáculo está em transmitir para as crianças o pensamento de Freire. “É muito satisfatório incentivar nas crianças a vontade que o educador possuía de estudar e de mudar o mundo. É preciso incitar os pequenos desde cedo a lutar pela educação”, explica a atriz.

No final do espetáculo, houve uma apresentação com os estudantes da Escola Municipal Diná de Oliveira, sob a coordenação da professora Dila Torreão. Os alunos criaram uma música que versa sobre o ambiente escolar: um local de estudo, mas onde sempre haverá espaço para o companheirismo.

Para finalizar a manhã dedicada à educação, o professor e coordenador teatral da GAC, Zé Ramos, idealizador do espetáculo, prestou uma homenagem ao aluno Ítalo Ramos, da Escola Municipal Vila São Miguel, que conquistou o 1º lugar da Região Nordeste no XII Concurso Nacional de Cartazes, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, no último dia 20 de junho. “Precisamos elevar a autoestima dos estudantes. Ele ganhou um prêmio e não podemos deixar isso no anonimato, até para incentivar outros estudantes”, fala Zé Ramos.

A temporada de “Paulo Freire do Recife”, que teve início nesta terça (02), estende-se até o dia 11 de outubro, sempre às terças-feiras, às 9h, no Teatro Barreto Júnior. A montagem é destinada aos alunos da rede municipal de ensino que estão desenvolvendo atividades sobre o ano letivo de 2011. Maiores informações pelos telefones 3355-5964 e 3355-5965.

O educador - Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.

O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos.

A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.

Matérias Relacionadas
- Futebol Participativo 2011 realiza 5ª rodada de jogos
- Escolas municipais participam de III Copa de Bandas e Fanfarras do Estado
- Festival Esportivo dos Círculos Populares chega ao Ipsep
- Professores da Rede Municipal participam de formação no Instituto Qualidade no Ensino
- Preparação para etapa Recife da Conferência de Juventude segue a todo vapor
- Quinta rodada do Futebol Participativo terá clássico “internacional”
- Prefeitura patrocina Campeonato Pernambucano de Kickboxing e Muay Thay
- Brasília Teimosa recebe Núcleo de Esporte e Lazer reformado
- PCR promove reunião da comissão de usuários do Geraldão
- Prefeitura entrega núcleo de esporte e lazer de Brasília Teimosa requalificado
- Futebol Participativo apresenta resultados da 4ª rodada
- Programa Bolsa Escola reinicia reuniões com beneficiárias
- Fórum Esporte no Mangue reúne jovens para discutir alternativas de esporte e lazer
- Futebol Participativo segue com 87 jogos neste final de semana
- Futebol Participativo já completa 300 jogos neste final de semana
- Prefeitura do Recife promove Festivais Esportivos dos Círculos Populares
- Ibura recebe mais uma reunião preparatória para Conferência de Juventude
- Muitos jogos e muitos gols no final de semana
- PCR patrocina Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno
- Comissões de usuários de equipamentos de esporte e lazer voltam a se reunir


Enviar    Imprimir