Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA E MARÍLIA BEZERRA PRESTIGIAM INAUGURAÇÃO DE UTI NEOPEDIÁTRICA
13:38 Terça-feira, 2 de Agosto de 2011

Construção do novo setor foi possível com a ajuda da doação de parte da renda do Baile Municipal dos anos de 2010 e 2011

Por Tádzio Estevam

A partir desta terça-feira (02), Pernambuco contará com mais uma Unidade de Terapia Intensiva Neopediátrica construída no Hospital Infantil Maria Lucinda – conveniado à PCR e localizado no bairro do Parnamirim (Zona Oeste do Recife). Para atender às demandas da população atendida pelo SUS, o novo setor foi construído e equipado com doações das mais diversas, inclusive com uma expressiva contribuição da Prefeitura por meio de parte da renda obtida na 46ª e 47ª edição do Baile Municipal do Recife que antecede o Carnaval. O evento foi prestigiado pelo prefeito João da Costa e a primeira-dama da Capital, Marília Bezerra, que é a organizadora oficial do baile. Também estiveram presentes o assessor executivo da Secretaria Municipal de Saúde, Tiago Feitosa, o secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, e outras autoridades do cenário político e pediátrico de Pernambuco.

Para a construção do espaço e aquisição dos equipamentos do novo setor hospitalar - aproximadamente R$ 1 milhão -, mais de 40%, ou seja, R$ 405.558,94 foi doado pela Prefeitura do Recife. Esse valor, fruto das bilheterias dos anos de 2010 e 2011, contribuiu para que fossem oferecidos à população dez novos leitos da UTI (três pediátricos e sete neonatais), o que antes não existia, apenas leitos para adultos.

De acordo com João da Costa, este é um momento de muita alegria para a Cidade. “Temos buscado várias parcerias para estruturar ainda mais no modelo de atenção à Saúde do Município, que vai desde a atenção básica até a alta complexidade. A Prefeitura tem contribuído e muito para melhorar o SUS que atualmente atende a mais de 800 mil pessoas. Estamos reestruturando nossas unidades como as policlínicas, ampliando nossos serviços com dispositivos eficientes a exemplo do Núcleo de Assistência à Saúde da Família e o Programa Cuidando em Casa, que oferece atendimento domiciliar. Ainda temos o Samu, que na semana passada recebeu mais três ambulâncias e um helicóptero, enfim, procuramos melhorar a cada dia a nossa oferta de serviços”, disse. O prefeito também ressaltou a importância da renda do baile destinada ao hospital. “Queria parabenizar a minha esposa, Marília, pela belíssima iniciativa em doar parte da renda do baile para o Maria Lucinda. Quando todos os atores se unem para firmar parcerias positivas, todos ganham”, concluiu.

Para a primeira-dama, o que se viu hoje é motivo de muito orgulho. “Quando fomos procurados pela diretoria do hospital para tentarmos ajudá-los de alguma maneira, decidimos dividir a renda do baile – que antes beneficiava apenas o IASC. E o resultado é isto que estamos vendo, o que nos deixa bastante felizes, pois a sociedade agora contará com mais um serviço de excelentíssima eficiência na área da saúde. Quando juntamos forças conseguimos ir mais longe”, comemorou.

O serviço contará com uma equipe de dez pediatras neonatologistas, cinco cirurgiões pediátricos, seis fisioterapeutas, um psicólogo, um fonoaudiólogo, um assistente social, seis enfermeiros e 17 técnicos de enfermagem. A construção do espaço, que também contará com uma Unidade Semi Intensiva com 12 leitos, levou um ano e meio para ser concluída. “Precisávamos de uma unidade de alta complexidade para atender à demanda do Estado. E as doações de amigos, entidades e, principalmente da Prefeitura do Recife, foi fundamental. Estamos muito agradecidos ao prefeito João da Costa e sua esposa, Marília Bezerra, que apostaram na nossa iniciativa e hoje estão aqui para ver de perto o sucesso do investimento”, declarou o superintendente do hospital, Luiz Alberto Pereira.

Matérias Relacionadas
- Mulheres discutem as prioridades para o Fórum
- Escola de Gestão inicia capacitação de agosto nesta segunda-feira (08)
- Procon-Recife divulga as empresas mais reclamadas em julho
- Prefeitura do Recife apoia a Marcha das Margaridas em Brasília
- Orçamento Participativo leva plenária ao bairro de Beberibe
- Defesa Civil do Recife realizou mais de 70 vistorias entre sexta e a tarde desta segunda-feira
- Reunião entre Emlurb e OP discute ações para Centro e Zona Sul
- Prefeitura oferece escolinha de ginástica artística na Quadra Euller Bentes
- Moradoras da RPA 6 participaram de encontro preparatório para a 5ª Conferência Municipal da Mulher
- João da Costa prestigia Sorteio Preliminar da Copa de 2014
- Prefeito João da Costa participa do Sorteio Preliminar da Copa 2014
- Prefeitura do Recife participa de Conferência da Copa do Mundo de 2014
- Prefeito João da Costa define exclusividade do secretário para Copa
- Motoristas da Prefeitura fazem a doação da 32ª cadeira de rodas
- PCR faz mutirões para limpar galerias em vários bairros da cidade
- Prefeitura inicia nova etapa de obras para conter alagamentos na Caxangá
- Escola de Gestão encerra curso de Português Usual
- Jordão de Baixo sedia 15ª Pré-conferência da Mulher
- João da Costa viaja para acompanhar Sorteio Preliminar para a Copa 2014 e realizar exames de rotina
- Prefeitura do Recife instala novas galerias no cruzamento da Caxangá com a BR-101


Enviar    Imprimir