Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES DE ESCOLA MUNICIPAL LANÇAM CD COM TEMÁTICA DE COMBATE AO BULLYING
20:22 Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011

O grupo Garotos da Paz é formado por alunos do 8 º e 9º anos da escola Karla Patrícia

A Escola Municipal Karla Patrícia, localizada em Boa Viagem, está com uma programação muito especial para comemorar o Dia Estudante. Nesta quinta-feira (11), a partir das 14h, o grupo Garotos da Paz, formado por alunos do 8 º e 9º anos da escola, lançará um CD com temática sobre o bullying. Além da atividade musical, professores, educandos e funcionários terão a oportunidade de apreciar a apresentação de cordel e dramatização teatral com o tema direitos e deveres dos estudantes, além de jogral com a mesma temática. Cerca de 400 educandos das turmas do 1º ao 4º ciclos e EJA participarão do encontro.

Toda a programação foi desenvolvida com a ajuda dos estudantes e tem o objetivo de combater o bullying e promover uma cultura de paz entre os alunos, dentro e fora da escola. A abertura da atividade será marcada por um desfile com os próprios alunos, que apresentarão roupas e assessórios que mais gostam de usar. Em seguida, as professoras Aíla Fontes e Silene Santana irão recitar o cordel e o jogral escritos por elas e inspirados nos direitos e deveres do estudante que constam do regimento da unidade escolar.

A participação dos alunos também será marcada por uma dramatização teatral e, para encerrar o encontro, o grupo Garotos da Paz, apresentará as quatro faixas do CD “Pedido de Paz”, que conta com canções que versam sobre a paz para superar a violência; e pregam a liberdade e a união. No trabalho, os jovens trazem letras autorais e paródias, todas em ritmos de rap e funk. Nos versos o bullying nas escolas não tem que mais existir. “Eu peço paz e amor, liberdade e união. Eu prego a igualdade sem a discriminação”, da canção Paz nas Escolas, o estudante Orlando Lima expressa, por meio da arte, sua vontade de conviver em um ambiente de respeito à diversidade.

A professora de Ciências, Nancy Batista, aprova e apoia a iniciativa dos alunos. Para ela, a vontade de compor músicas com temas que envolvem o cotidiano escolar e formar um grupo para materializar este trabalho é muito positivo. “Eles têm muita criatividade e refletem sobre problemas da sociedade, como a violência e o respeito às diferenças. Desta forma, só podíamos apoiar a iniciativa”, comemora a educadora. O lançamento do CD está marcado para às 16h.

Esta ação faz parte das comemorações ao Dia do Estudante, promovidas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, que, além das atividades nas escolas, contará com passeios aos Parques Dona Lindu, da Jaqueira e Treze de Maio. Estudantes de 30 escolas das seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) participarão desta atividade.

Bullying – Comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão, psicológica ou verbal, de forma intencional e repetida, e que ocorre sem motivação evidente. É uma prática que atinge, sobretudo, escolas públicas ou privadas no mundo inteiro.

Matérias Relacionadas
- Projeto do novo Geraldão começa a ser planejado
- Clássico de San Martin termina empatado na sexta rodada do Futebol Participativo
- Totó recebeu reunião de preparação para Conferência de Juventude
- Futebol Participativo segue agitando campos de várzea do Recife
- Abertas inscrições para cursos de licenciatura direcionados a professores da Rede Pública
- Estudantes da Rede Municipal assistem ao Concerto Didático
- Espetáculo sobre Paulo Freire é encenado para estudantes da rede municipal
- Futebol Participativo 2011 realiza 5ª rodada de jogos
- Escolas municipais participam de III Copa de Bandas e Fanfarras do Estado
- Festival Esportivo dos Círculos Populares chega ao Ipsep
- Professores da Rede Municipal participam de formação no Instituto Qualidade no Ensino
- Preparação para etapa Recife da Conferência de Juventude segue a todo vapor
- Quinta rodada do Futebol Participativo terá clássico “internacional”
- Prefeitura patrocina Campeonato Pernambucano de Kickboxing e Muay Thay
- Brasília Teimosa recebe Núcleo de Esporte e Lazer reformado
- PCR promove reunião da comissão de usuários do Geraldão
- Prefeitura entrega núcleo de esporte e lazer de Brasília Teimosa requalificado
- Futebol Participativo apresenta resultados da 4ª rodada
- Programa Bolsa Escola reinicia reuniões com beneficiárias
- Fórum Esporte no Mangue reúne jovens para discutir alternativas de esporte e lazer


Enviar    Imprimir