Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CODECIR

EXPERIÊNCIA DA DEFESA CIVIL DO RECIFE É APRESENTADA EM SEMINÁRIO NO ESPÍRITO SANTO
18:50 Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011

Evento debaterá gestão de risco com representantes de entidades ligadas às áreas de Geologia, Climatologia, Defesa Civil e Habitação

A coordenadora de Defesa Civil do Recife (Codecir), Keila Ferreira, participa, nesta quinta-feira (11), do 1º Seminário de Gestão de Risco Geológico do Estado do Espírito Santo, a ser realizado na cidade de Vitória. Durante o evento, ela fará uma apresentação sobre o Modelo de Gestão de Risco do Recife, que alçou a capital pernambucana ao posto de uma das principais referências na área de Defesa Civil em todo o País. O seminário teve início nesta quarta-feira (10) e é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura da Cidade de Vitória, a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES).

De acordo com Keila Ferreira, “esta é uma oportunidade de mostrar a experiência exitosa que a gestão tem empreendido na Cidade. Com um trabalho integrado, envolvendo diversas secretarias, e voltado para a prevenção dos riscos, conseguimos diminuir consideravelmente o número de vítimas fatais e minimizar os danos causados por desastres naturais no Recife. Esta é uma experiência positiva que vale a pena ser compartilhada com outros estados”.

O evento irá reunir representantes de diversos municípios daquele estado, do Ministério das Cidades e entidades ligadas à área de Engenheria, Geologia e Arquitetura para debater sobre políticas de gestão de risco geológico, seja no que diz respeito a medidas preventivas como ao atendimento emergencial. Além do Recife, participam como convidados representantes de instituições públicas do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Programa Guarda-Chuva - A Prefeitura do Recife desenvolve, durante todo o ano, ações permanentes de monitoramento nas áreas de morro e alagados da capital pernambucana, através do Programa Guarda-Chuva. Coordenado pela Defesa Civil do Município, o programa consiste numa ação integrada de várias secretarias, órgãos e empresas municipais, que atuam em caráter preventivo nos morros. A Codecir trabalha nas áreas de risco orientando os moradores através de palestras, ações porta-a-porta, distribuição de material informativo e nas vistorias e medidas como a colocação de lonas plásticas nas encostas.

Conhecido por implementar uma das mais bem sucedidas políticas de Defesa Civil do País, o Recife conseguiu, ao longo dos últimos anos, reduzir mais de sete mil pontos de risco em toda a Cidade, fruto de investimentos e de um trabalho que integra diversas ações voltadas para quem reside nas áreas de morro e alagados. Nos meses que antecedem o inverno, as ações da Prefeitura voltadas para a população que mora nas áreas de risco da cidade são ampliadas, com o apoio de outros órgãos e secretarias municipais, com a Operação Inverno.

Operação Inverno - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento, que beneficiarão mais de 2.400 famílias.

Matérias Relacionadas
- João da Costa parabeniza Eduardo Campos
- Prefeito do Recife participa de reuniões em Brasília
- Prefeitura recupera placas de concreto na Mascarenhas de Morais
- João da Costa lança Plenárias Temáticas do OP 2011
- João da Costa participa do lançamento de obras de mobilidade
- Codecir inicia demolição de imóvel no Jordão Alto
- Prefeito participa de assinatura de contrato do Programa Monumenta BID
- Prefeito João da Costa lança Plenárias Temáticas do Orçamento Participativo 2011
- Analistas da Emprel fazem capacitação em Engenharia de Requisitos
- Prefeito João da Costa assinou contrato do projeto de reforma do Geraldão
- Prefeito João da Costa participa de seminário sobre Estatuto da Cidade
- Prefeito entrega obras do Viaduto Capitão Temudo
- Fórum de Mulheres define prioridades da cédula de votação do Orçamento Participativo 2011
- João da Costa prestigia Seminário 10 anos do Estatuto da Cidade
- Prefeito João da Costa assina contrato do projeto de reforma do Geraldão
- João da Costa participa de almoço com Lula e de convenção da ABAD
- Obras da Via Mangue em Boa Viagem já estão em andamento
- Prefeitura faz mutirão para limpar galerias no Ipsep, Nova Descoberta e Imbiribeira
- PCR inicia obras da Via Mangue em Boa Viagem
- Prefeito empossa novos secretários no Recife


Enviar    Imprimir