A Prefeitura     João da Costa assinou contrato do Programa Monumenta BID Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ASSINOU CONTRATO DO PROGRAMA MONUMENTA BID
21:04 Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011

Fotos: Fernando Silva
João da Costa destaca a importância do Programa
Prefeito assinou contrato na tarde desta quarta

O contrato para reforma do primeiro imóvel prevê o investimento de R$ 418.015,15, com R$ 229.821,27 de contrapartida

Uma parceria entre a Prefeitura, o programa Monumenta e o Ministério da Cultura viabilizou a reforma de mais um imóvel, no Bairro do Recife. O prefeito João da Costa participou, na tarde desta quarta-feira (10), na sede do IPHAN, da assinatura do contrato de financiamento entre a Caixa Econômica Federal e o proprietário do imóvel 135 da Rua da Guia. A solenidade contou com a participação de Paulo Nery, Superintendente Regional da Caixa, Guilherme de Castro, proprietário do imóvel e Fred Almeida, Superintendente Estadual do IPHAN.

O contrato para reforma do imóvel prevê o investimento de R$ 418.015,15, com R$ 229.821,27 de contrapartida. O prazo para pagamento é de até 15 anos, a contar de seis meses após a conclusão das obras. “O financiamento de reforma de imóveis privados no Bairro do Recife busca valorizar ainda mais o local, restabelecendo as características históricas e artísticas das edificações. Além do financiamento de reforma de imóveis privados, vários outros investimentos vêm sendo realizados pela Prefeitura do Recife, nos últimos dez anos, com o objetivo de dar uma nova vida a um dos principais cartões postais da Cidade. A gente fica muito contente porque além de diversos programas como Museu do Frevo, a comunidade do Pilar, a recuperação da Rua da Moeda, e os empresários querem investir cada vez mais no Bairro do Recife”, afirmou João da Costa.

Outros 22 imóveis estão em fase de análise, alguns com os processos já na reta final. Os recursos provenientes do financiamento serão utilizados nos serviços de recuperação estrutural, de fachada e colocação da coberta. As outras intervenções no imóvel, que será transformado em estabelecimento comercial, ficarão a cargo do proprietário.

Através do programa, podem ser financiados projetos de recuperação de fachadas e cobertas, incluindo a demolição de acréscimos que descaracterizem a edificação; estabilização ou consolidação estrutural; embutimento da fiação elétrica e adequação dos quadros de distribuição e medição. As regras permitem apoio a ações de regularização jurídica da propriedade e incluem os custos para a elaboração dos projetos.

Balanço – Através da parceria com o Monumenta/BID, já foram revitalizadas as avenidas Cais da Alfândega e Alfredo Lisboa, além das ruas Madre de Deus, Aluísio Magalhães, Aluísio Periquito e da Moeda, com investimentos da ordem de R$ 2,1 milhões

Estão em andamento as obras de revitalização de oito vias: Vigário Tenório, Rua Dona Maria Cesar, Rua da Assembléia, Rua Mariz e Barros, Rua dos Arrecifes, Rua Tomazina, Travessa do Amorim e Travessa Tuiuti. Com um investimento de R$ 1,2 milhão, as obras devem ser concluídas até o final deste segundo semestre.

As ações já desenvolvidas no Bairro do Recife incluíram ainda a recuperação de um dos principais monumentos históricos do bairro, a Igreja da Madre de Deus, construída em 1720. Ela foi entregue à população depois de cinco anos de reforma e de um investimento de R$ 1,7 milhão divididos entre o Programa Monumenta, a Prefeitura do Recife e parceiros que captaram recursos via Lei Rouanet.

A criação do Museu a Céu Aberto, a implantação de nova sinalização turística no Bairro do Recife e o Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da comunidade do Pilar, são outras ações realizadas para revitalização do bairro.

- Prefeitura do Recife vai recapear rua em Joana Bezerra
- Experiência da Defesa Civil do Recife é apresentada em seminário no Espírito Santo
- João da Costa parabeniza Eduardo Campos
- Prefeito do Recife participa de reuniões em Brasília