Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO REALIZA A ABERTURA DA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
18:31 Sexta-feira, 12 de Agosto de 2011

A Comude 2011 tem como tema “Educação em Movimento: Construção do Plano Decenal de Educação”

O prefeito do Recife, João da Costa, abre, nesta segunda-feira (15), a partir das 9h, a 8ª Conferência Municipal de Educação – Comude 2011, que tem como tema “Educação em Movimento: Construção do Plano Decenal de Educação”. O evento, que vai seguir até o dia 17, será realizado no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Educação.

A mesa oficial contará com as presenças, além do chefe do Executivo Municipal, da secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano; representantes da Comissão Especial de Educação da Câmara Municipal; do Conselho Municipal de Educação; comissão executiva da Comude; representantes do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino (Simpere); do Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Recife (Sindsepre); representantes de pais de alunos da Rede, bem como de universidades e faculdades.

O principal objetivo da 8ª Comude é colocar em discussão as prioridades para a política educacional do Recife e as metas e estratégias para o Plano Municipal de Educação (PME). O documento base para o PME foi elaborado a partir das conferências realizadas nas escolas, em seguida este documento foi amplamente debatido em pré-conferências realizadas nas seis RPAs do Recife, junto a representantes da sociedade como professores, pais, estudantes, profissionais da área de Educação e a comunidade.

Durante a Conferência Municipal, as propostas para o PME serão submetidas à análise dos delegados e outros participantes da Comude e irão servir de subsídio para a Secretaria de Educação elaborar o Plano Municipal de Educação, que após apreciação da Câmara Municipal, se aprovado, ficará em vigor de 2011 até 2020.

Para a discussão, será formada uma mesa redonda, que debaterá os seguintes eixos temáticos: Importância do Plano Municipal de Educação, Universalização do Ensino Básico, Melhoria da Qualidade do Ensino, Valorização dos Profissionais de Educação, Gestão Democrática da Educação e, por fim, Investimento na Educação Básica.

O encontro vai contar com a participação de cerca de 700 delegados que foram escolhidos durante as pré-conferências realizadas em julho, nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da Cidade. Eles irão representar os diversos segmentos sociais direta ou indiretamente ligados à educação pública como pais, comunidade, estudantes, professores e sociedade civil.

Comude – A Conferência Municipal de Educação do Recife acontece de dois em dois anos e teve sua primeira edição realizada em 1993. A conferência é um espaço de discussão entre instâncias de participação da gestão educacional do Recife e da sociedade. Constitui um encontro de caráter consultivo, e suas proposições subsidiam as decisões da Secretaria de Educação e orientam o trabalho do Conselho Municipal de Educação.

Matérias Relacionadas
- João da Costa vistoria obras neste sábado (13)
- João da Costa prestigia evento de combate às drogas no Parque Dona Lindu
- Prefeitura apoia Marcha das Margaridas em Brasília
- Festival No Ar Coquetel Molotov abre inscrições para prévias no Pátio de São Pedro
- Emlurb realiza a troca de placas de concreto na Avenida Mascarenhas de Morais
- João da Costa assegura investimentos de US$ 150 milhões para o Recife
- Recife participa de Seminário na Argentina
- João da Costa assinou contrato do Programa Monumenta BID
- Prefeitura do Recife vai recapear rua em Joana Bezerra
- Experiência da Defesa Civil do Recife é apresentada em seminário no Espírito Santo
- João da Costa parabeniza Eduardo Campos
- Prefeito do Recife participa de reuniões em Brasília
- Prefeitura recupera placas de concreto na Mascarenhas de Morais
- João da Costa lança Plenárias Temáticas do OP 2011
- João da Costa participa do lançamento de obras de mobilidade
- Codecir inicia demolição de imóvel no Jordão Alto
- Prefeito participa de assinatura de contrato do Programa Monumenta BID
- Prefeito João da Costa lança Plenárias Temáticas do Orçamento Participativo 2011
- Analistas da Emprel fazem capacitação em Engenharia de Requisitos
- Prefeito João da Costa assinou contrato do projeto de reforma do Geraldão


Enviar    Imprimir