Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

DIREITOS HUMANOS INICIA O CICLO DAS PLENÁRIAS TEMÁTICAS DO OP
00:00 Quinta-feira, 18 de Agosto de 2011

Mais de 350 pessoas prestigiaram a primeira temática do ciclo 2011 do Orçamento Participativo.
 
Por Pablo Ravel
 
Na noite desta quarta-feira (17), com a realização da Plenária Temática de Direitos Humanos, teve início mais uma etapa do ciclo 2011 do Orçamento Participativo do Recife. A primeira reunião desta nova fase do programa municipal aconteceu no Colégio Nóbrega, na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista, e reuniu mais de 350 pessoas, que compareceram ao local para votarem nas ações prioritárias para Cidade no referido tema. Também estiveram presentes na plenária a secretária Especial da Mulher do Recife, Rejane Pereira; o coordenador do Orçamento Participativo (OP), Augusto Miranda; o representante da secretaria de Direitos Humanos, Cirilo Mota; além do vereador do Recife, Almir Fernando.
 
O coordenador do OP, Augusto Miranda, deu início às atividades e ressaltou a importância do encontro e da participação popular. A construção desta plenária se deu de forma muito bonita e a gente tem que valorizar os espaços construídos por luta. O Orçamento Participativo tem papel fundamental na construção da igualdade de direitos, por ser um instrumento da participação popular sintetizado, sistematizado e metodologicamente trabalhado ao longo desses onze anos no Recife, disse Augusto.
 
Durante a plenária, foram eleitos os delegados que representarão o segmento nos fóruns e no Conselho do Orçamento Participativo (COP). Através do voto, a população elegeu também os três temas prioritários, e dentro de cada tema, uma ação a ser implementada pela Prefeitura do Recife. Ao todo, foram cadastradas 360 pessoas na plenária, dentre as quais 351 votaram. Além disso, 25 delegados foram eleitos, dos 50 que se candidataram. Através do voto, a população elegeu também os três temas prioritários, e dentro de cada tema, uma ação a ser implementada pela Prefeitura do Recife.

Essa plenária tem dois momentos que temos que registrar. O processo histórico de participação do povo da Cidade, que está de parabéns porque tem provado ao longo dos anos que sabe fazer a participação democrática no Recife; e o processo político de participação popular. O povo da Cidade do Recife é único nessa experiência de saber fazer política no Brasil, concluiu Cirilo.
 
Para a dona de casa Carmem Lúcia, moradora do bairro dos Torrões, foi uma oportunidade dos recifenses participarem politicamente. Este é o local onde o povo tem voz ativa. Já participei diversas vezes das plenárias porque vejo que as ações e projetos pedidos pela comunidade no  OP são atendidos pela Prefeitura. Temos mais é que ir atrás dos nossos direitos, finalizou Carmem.
 
Confira abaixo os temas e ações mais votados:

1º tema: Segurança Cidadã
Ação: Promover ações de prevenção à violencia nas comunidades, criando o Conselho Comunitário de Segurança Cidadã (88 votos)

2º tema: Orientação e Defesa dos Direitos Humanos
Ação: Projeto Identidade Cidadã - assegurar o pleno exercício da cidadania, por meio de ações de retirada de documentação civíl básica nos serviços nas 6 RPA´s (122 votos)

3º tema: Educação em Direitos Humanos
Ação: Viabilizar oportunidades para juventude de divulgação e tividades educacionais, através de ações da linha dos Direitos Humanos que trabalhem as tradições populares, como capoeira, maracatú, afoxé, cordeis, utilizando novas linguagens como fotografia, animação e vídeos (81 votos)

4º tema: Criança, Adolescente e Voluntariado
Ação: Campanha educativa de enfrentamento à violencia e exploração sexual de crianças e adolescentes. Divulgar a campanha e a metodologia do programa e ações integradas de referência de enfrentamento à violencia.

Matérias Relacionadas
- Plenárias Temáticas do OP começam nesta quarta-feira (17)
- Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Mulheres neste sábado (20)
- OP Mulher: Fórum de Prioridades chega a RPA-6
- Bairro da Macaxeira recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro da Guabiraba recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro da Guabiraba recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro de Água Fria recebe plenária do Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo leva plenária ao bairro do Alto Santa Terezinha
- Bairros de Dois Unidos e Vasco da Gama recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Caxangá e AltoJosé Bonifácio recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Zumbi e Joana Bezerra recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Casa Forte e Alto do Capitão recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Bairros de São José e Cordeiro recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Os bairros de Santo Amaro e Iputinga recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo do Recife leva plenária ao bairro da Iputinga
- Os bairros de Santo Amaro e Iputinga recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo reúne 400 pessoas na noite desta quinta (07)
- Os bairros do Ibura e do Barro recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo do Recife leva plenária ao bairro do Ibura
- Os bairros do Jordão e Jardim São Paulo recebem plenárias do Orçamento Participativo


Enviar    Imprimir