Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PRESTIGIA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE LIVRE ORIENTAÇÃO SEXUAL
14:01 Quinta-feira, 18 de Agosto de 2011


O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), e contou com a participação da integrantes da comunidade LGTB

Por Kellen Lima

O prefeito do Recife, João da Costa, participou, na manhã desta quinta-feira (18), da mesa de abertura da “II Conferência Municipal de Livre Orientação Sexual”, promovida pela Prefeitura da capital pernambucana, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã em parceria com a Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS). O evento aconteceu no Colégio Nóbrega, bairro da Boa Vista.

Após saudar os presentes, Costa falou sobre a relevância da promoção do debate sobre as questões que envolvem lésbicas, gays, travestis e bissexuais, uma vez que Recife é a primeira cidade a construir instrumentos para criação de políticas específicas. “Discutir o direito à liberdade de expressão e de orientação sexual é muito importante, especialmente porque Recife se organiza para a construção de políticas públicas voltadas a este segmento. O governo municipal tem o compromisso com a democracia e é importante que o movimento (LGTB) exista e, que o governo participe da Conferência e que a sociedade tome conhecimento dessas discussões”, enfatizou o gestor.

Também na composição da mesa, Cirilo Mota, diretor da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, lembrou que o momento merece destaque, uma vez que “é um mecanismo de participação da sociedade civil para discutir os desafios e direitos dos que fazem o movimento LGBT”. Temas como preconceito e violência também foram abordados durante o encontro e para a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, “a tendência é que o preconceito diminua, porque a sociedade passará a respeitar o outro, a diferença do outro, a partir do conhecimento sobre o assunto, o que é feito numa conferência como esta”, disse.

A discussão da temática LGBT, no Recife, já chegou ao Orçamento Participativo, a fim de garantir direitos a tais indivíduos, que – por vezes, estão à margem da sociedade, segundo Niedja Queiroz, secretária de Assistência Social e presidente do Iasc. “A gestão continua trabalhando com questões que envolvem proteção e enfrentamento à violência e por isso discutimos a liberdade de orientação sexual dentro do OP, reafirmando os direitos da comunidade LGTB”, falou.

Também estiveram presentes ao encontro o representante do Governo do Estado, Rildo Veras, Rivânia Rodrigues (gerente da Livre Orientação Sexual), Augusto Miranda (coordenador do OP) e Íris de Fátima (coordenadora do OP LGTB).

Transformações – “Esse momento é uma conquista de todos nós e criamos muita expectativa de que as discussões passem para o papel e depois saiam dele. Isso, sim, garante a mudança de vida de todos nós, que fazemos parte do grupo LGBT e, de certa forma, também garante a mudança da sociedade, que passa a nos ver e nos tratar de uma maneira mais igualitária”, disse o transexual Chopelly Santos, que coordena, regionalmente, o Movimento Nacional LGTB.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Prefeito visita obras na comunidade do Coque
- João da Costa abre etapa Recife da 2ª Conferência Nacional de Juventude
- Prefeito participa da abertura da 2ª Conferência da Livre Orientação Sexual
- João da Costa reúne secretariado para definir diretrizes estratégicas do governo
- Fórum de Gênero do Recife se reúne na Unicap
- Escola de Gestão inicia novas turmas na agenda de setembro
- Delegadas eleitas nas Pré-Conferências da Mulher serão capacitadas
- Prefeitura do Recife realiza ações de manutenção na Avenida Agamenon Magalhães
- Projeto da arena do Sport é apresentado ao prefeito João da Costa
- Gestão municipal presta contas ao OP Mulher
- Guardas municipais terão cursos de línguas
- João da Costa visita obras e comunidades da Zona Norte
- Codecir reforça proteção em morros do Alto José Bonifácio
- Prefeito recebe a desembargadora e juíza do Tribunal Federal da 5ª Região
- II Fórum de Gênero do Recife
- João da Costa assegura investimentos para o Recife
- Prefeitura inicia curso de línguas estrangeiras para guardas municipais
- Prefeitura apoia Marcha das Margaridas em Brasília
- João da Costa prestigia evento contra drogas
- Zona Norte do Recife recebe visita do prefeito João da Costa


Enviar    Imprimir