Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO REALIZA PLENÁRIA TEMÁTICA DE MULHERES NESTE SÁBADO (20)
11:12 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011

O OP Mulher-2011 foi precedido de diversas etapas preparatórias que ocorreram nas microrregiões e cujas propostas foram referendadas nos Fóruns de Prioridades ocorridos nas RPA’s.

Com expectativa de reunir cerca de 900 mulheres residentes no Recife, entre servidoras, moradoras das seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s), representantes de instituições da sociedade civil organizada, da gestão e convidadas, será realizada sábado (20), a partir das 14h, no Colégio Nóbrega, a Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo (OP-Mulher-2011).

A festa da democracia da mulher é organizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher e da Coordenadoria do Orçamento Participativo. “Será um momento especial que as mulheres terão para dizer e decidir o que querem e desejam para a cidade com base nos temas discutidos anteriormente em vários fóruns e reuniões”, sintetiza a titular da pasta Especial da Mulher, Rejane Pereira.

O OP Mulher - 2011 foi precedido de diversas etapas preparatórias que ocorreram nas microrregiões e cujas propostas foram referendadas nos Fóruns de Prioridades ocorridos nas RPA’s. As reuniões preliminares tiveram a participação de mais de 900 mulheres.

A secretária Rejane Pereira revelou que, desde o ano passado, a gestão avançou para que houvesse a descentralização dos encontros preparatórios contribuindo na evolução da metodologia do OP, com intuito de garantir a maior participação das mulheres na plenária deste ano.

Durante o encontro de sábado, a Prefeitura do Recife fará uma prestação de contas das demandas reivindicadas na plenária de 2010. Na ocasião também será lançada uma cartilha contando a trajetória de luta das mulheres do Recife, editada pela organização não governamental Cidadania Feminina, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (ONU-Mulher).

A plenária promoverá a eleição dos três temas que as mulheres consideram prioritários em suas comunidades e dentro de cada tema será eleita uma ação para ser implementada pela gestão no prazo de 12 meses até a data de realização da plenária de 2012. Haverá, ainda, a eleição das delegadas do OP que terão, entre outras atribuições, a função de acompanhar e fiscalizar os gastos e as ações do Município, especialmente da Secretaria Especial da Mulher, nas áreas de desenvolvimento econômico, participação e controle social, assistência e prevenção da violência contra a mulher, igualdade entre homens e mulheres no enfrentamento ao racismo entre outros eixos temáticos.

A reunião anual do OP Mulher-2011 não se limitará apenas a um encontro de decisões políticas e contará também com atrações culturais. Nas dependências do Colégio Nóbrega será instalada uma feirinha das Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária, também haverá um local para o recolhimento de produtos de higiene pessoal (desodorante, xampu, creme dental, absorvente, perfume) que serão enviados à Casa Abrigo Sempre Viva do Recife e ao Centro de Referência Clarice Lispector. O kit será trocado por uma camisa oficial do Bloco Nem com Uma Flor. Também será reservada uma área para o funcionamento de uma Brinquedoteca para atender aos filhos das participantes.

Matérias Relacionadas
- Sexta-feira (19) é o dia da Plenária Temática de Desenvolvimento Econômico
- Direitos Humanos inicia o ciclo das Plenárias Temáticas do OP
- Plenárias Temáticas do OP começam nesta quarta-feira (17)
- Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Mulheres neste sábado (20)
- OP Mulher: Fórum de Prioridades chega a RPA-6
- Bairro da Macaxeira recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro da Guabiraba recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro da Guabiraba recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro de Água Fria recebe plenária do Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo leva plenária ao bairro do Alto Santa Terezinha
- Bairros de Dois Unidos e Vasco da Gama recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Caxangá e AltoJosé Bonifácio recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Zumbi e Joana Bezerra recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Casa Forte e Alto do Capitão recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Bairros de São José e Cordeiro recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Os bairros de Santo Amaro e Iputinga recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo do Recife leva plenária ao bairro da Iputinga
- Os bairros de Santo Amaro e Iputinga recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo reúne 400 pessoas na noite desta quinta (07)
- Os bairros do Ibura e do Barro recebem plenárias do Orçamento Participativo


Enviar    Imprimir