Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA DO RECIFE E TJPE REINICIAM O PROJETO ESCOLA PARA PAIS
21:07 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011

Serão realizados mais 9 encontros até o final do ano com temas relacionados ao enfretamento da violência sofrida e praticada por crianças e adolescentes

Por Thayse Medeiros
 
Foi realizada na tarde desta sexta-feira (19) a primeira das 10 reuniões do Projeto Escola para Pais, uma parceria da Prefeitura do Recife e Poder Judiciário de Pernambuco. Os encontros têm como objetivo reunir famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou de violência doméstica para abordar temas ligados aos mais variados tipos de violência que podem atingir as crianças e os adolescentes no convívio em sociedade ou com a própria família.  A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e Segurança Cidadã, em parceria com o Centro de Referência Interprofissional na Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (Criar - TJPE).
 
O Escola Para Pais é um dos eixos temáticos do Programa Escola que Protege, da Prefeitura do Recife, que tem como objetivo prevenir, identificar e tratar a violência contra crianças e jovens. O tema abordado neste primeiro encontro, realizado no Auditório Oscar Pereira, do Centro Integrado da Infância e da Juventude, localizado à Rua João Fernandes Vieira, 405, no bairro da Boa Vista, foi “Causas e consequências do Bullying no contexto das violências sofridas e praticadas pelas crianças e adolescentes”.
 
Na abertura do evento, os convidados foram surpreendidos com a apresentação de um grupo de percussão formado por alunos das Escolas Municipais Poeta Joaquim Cardoso, Renato Acioly e Nadir Colaço. Um dos músicos, A. de Lima, 14, confessou que adora apresentar o seu trabalho em público. “Eu estudo percussão desde quando vi uns amigos tendo aula em uma das escolas municipais do meu bairro, há mais de três anos. Atualmente tenho aulas nas Escolas Nadir Colaço e na Renato Acioly”, comenta o aluno do 4º Ciclo da Escola Municipal Poeta Joaquim Cardoso. O estudante é atendido pelo Programa Escola que Protege.
 
Segundo a coordenadora do Programa, Luíza Albuquerque, “à medida que tratamos a questão da violência com os adolescentes, percebemos neles uma melhora significativa da autoestima, o que faz com que eles sejam apresentados a diversas formas de manifestação de suas habilidades e competências, além de dar-lhes a consciência de cidadania”, explica a coordenadora que dirige o Escola que Protege desde sua criação, em 2004.
 
A parceria de vários setores envolvidos no combate à violência foi destacada pelos convidados da mesa de cerimônia de abertura do evento. Para o desembargador do TJPE, Luiz Carlos Figueiredo, o trabalho em equipe faz a diferença nas reuniões promovidas pelo Programa. “É trabalhando em rede que se consegue resultados. Aqui nós temos a Secretaria de Educação, de Direitos Humanos, de Saúde e o Poder Judiciário do Estado, mostrando para a sociedade que assim é possível termos resultados” defendeu.
 
Até o final deste ano serão realizadas mais nove reuniões do Escola para Pais, sendo duas em cada mês: uma direcionada aos pais e outra aos filhos, trabalhando assim com toda a família dos participantes. As palestras acontecerão nos dias 29 de agosto, 28 e 30/09, 26 e 31/10, 23 e 25/11 e nos dias 07 e 13/12. Cerca de 80 famílias em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Programa Bolsa Escola Municipal fazem parte deste ciclo de palestras e, ao final dos encontros, somando pelo menos 75% de frequência, elas irão receber um certificado de participação.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura e TJPE apresentam mais uma versão do Projeto Escola Para Pais
- Sinfônica apresenta-se para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Estudantes de escolas municipais do Recife concluem 1ª etapa da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática
- Prefeitura promove palestras sobre educação alimentar para beneficiárias do Bolsa Escola
- Programa Bolsa Escola Municipal leva beneficiárias para passeio ecológico
- Debate e democracia marcam a 8ª Comude
- Professores de bibliotecas participam de formação continuada no Paulo Freire
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de mais uma olimpíada de Matemática
- Biblioteca de Afogados prorroga inscrições para o 13º Concurso de Poesia
- Prefeitura promove 8ª Conferência de Educação
- Prefeitura promove 8ª Conferência Municipal de Educação
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Garotos da Paz lançam CD com temática de combate ao Bullying
- Bolsa Escola comemora o Dia do Estudante com crianças beneficiárias
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Prefeitura assina convênio com a Unicap para disponibilização de cursos de especialização
- PCR promove ida ao teatro para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Prefeitura do Recife comemora o Dia do Estudante
- Mutirão do Projeto Olhar Recife beneficia alunos da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura realiza mais um mutirão oftalmológico do “Olhar Recife”


Enviar    Imprimir