Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA E MAÇONARIA FAZEM PARCERIA PARA REVITALIZAR PRAÇA FREI CANECA
19:26 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011

O espaço ganhará monumentos e outros equipamentos e será transformado em memorial em homenagem a Frei Caneca

O prefeito João da Costa assina, neste sábado (20), junto com representantes da Maçonaria - Grande Oriente Independente de Pernambuco - termo de adoção da Praça Frei Caneca, situada no entorno do Forte das Cinco Pontas, São José. O evento marca o início de uma série de iniciativas conjuntas para potencializar os aspectos históricos do espaço, atrair turistas e reavivar os feitos do mártir pernambucano morto no local. O evento começa às, 10h, no acesso do Forte das Cinco Pontas com o descerramento de uma placa em homenagem a Frei Caneca, hasteamento de bandeiras e o plantio de acácias.

Com a adoção da Praça Frei Caneca, a Maçonaria será responsável pela manutenção, limpeza e segurança da área histórica, onde o frade foi arcabuzado, em 1825. Antes da consolidação da parceria, a prefeitura e o Grande Oriente fizeram a manutenção da área de lazer, na qual foram instalados novos bancos e adequado um espaço para hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco, Recife e da Maçonaria. Além disso, foi instalada uma placa contando a saga de Frei Caneca.

A praça ainda receberá outras intervenções ao longo deste ano para potencializar os aspectos históricos da área onde ocorreu o arcabuzamento do frade revolucionário. Serão implantadas uma pira ornamental e iluminação especial para realçar as bandeiras no período noturno e um jardim de acácias (vegetal que representa a maçonaria) será plantado num canteiro. É uma parceria importante para o município, pois revitalizará uma área histórica e é uma forma de homenagear um dos maiores revolucionários pernambucanos, destaca o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

Segundo o ministro da Secretaria de Educação e Cultura da Maçonaria, Marcos Cabral, em 2012, a instituição promoverá outras ações para homenagear o frade e alavancar a frequência de visitantes. Já solicitamos a Francisco Brennand a confecção de um mural contando a história de Frei Caneca. Também vamos levar alunos da rede municipal a cada dois meses para contar a história desse mártir. Por fim, vamos colocar uma escultura em tamanho natural de Frei Caneca e pretendemos construir uma concha acústica para a realização de eventos cívicos, detalha Cabral.

A parceria entre Prefeitura do Recife e Maçonaria aconteceu por meio do programa Adote o Verde, que atualmente possui mais de 120 adotantes de espaços de lazer. O objetivo da iniciativa municipal é conseguir parceiros para preservar as áreas verdes da cidade, estimulando a consciência ambiental na sociedade e reduzindo os custos do município com manutenção. As instituições ganham em contrapartida o direito de utilizar placas, de forma limitada pela PCR, associando a marca da empresa a um projeto ecologicamente correto.

Memória - Joaquim do Amor Divino Rabelo ou Frei Caneca, como ficou mais conhecido, foi um revolucionário, jornalista e político atuante na Revolução Pernambucana (1817) e na Confederação do Equador (1824), lutando pela construção da República. O frade foi por tiros de arcabuzes (uma espécie de espingarda da época imperial) nos muros do Forte das Cinco Pontas, entrando para história como um pioneiro defensor da nação brasileira.

Matérias Relacionadas
- Unicap sedia o II Fórum de Gênero do Recife
- População do Recife recebe mais um presente das mãos do prefeito João da Costa
- Prefeito participa de homenagem a Escola Bíblica Infantil
- João da Costa participa da Sessão Solene em homenagem a Escola Bíblica Infantil
- João da Costa participa de Plenária Temática de Meio Ambiente
- Prefeito abre etapa Recife da 2ª Conferência Nacional de Juventude
- Prefeito João da Costa entrega Academia da Cidade do Parque 13 de Maio
- Prefeitura continua com mutirão na Agamenon Magalhães
- João da Costa prestigia II Conferência Municipal de Livre Orientação Sexual
- Prefeito visita obras na comunidade do Coque
- João da Costa abre etapa Recife da 2ª Conferência Nacional de Juventude
- Prefeito participa da abertura da 2ª Conferência da Livre Orientação Sexual
- João da Costa reúne secretariado para definir diretrizes estratégicas do governo
- Fórum de Gênero do Recife se reúne na Unicap
- Escola de Gestão inicia novas turmas na agenda de setembro
- Delegadas eleitas nas Pré-Conferências da Mulher serão capacitadas
- Prefeitura do Recife realiza ações de manutenção na Avenida Agamenon Magalhães
- Projeto da arena do Sport é apresentado ao prefeito João da Costa
- Gestão municipal presta contas ao OP Mulher
- Guardas municipais terão cursos de línguas


Enviar    Imprimir