Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA RESSALTA IMPORTÂNCIA DA DECISÃO FEMININA PARA O RECIFE NA PLENÁRIA TEMÁTICA DE MULHERES DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO RECIFE
20:46 Sábado, 20 de Agosto de 2011

O OP Mulher-2011 foi precedido de diversas etapas preparatórias que ocorreram nas microrregiões e cujas propostas foram referendadas nos Fóruns de Prioridades ocorridos nas RPA’s.
 
O prefeito João da Costa participou, neste sábado (20), da Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo. O evento aconteceu no Colégio Nóbrega, e reuniu mais de mil mulheres residentes no Recife, entre servidoras, moradoras das seis Regiões Político-Administrativas (RPA´s).
 
“As mulheres sempre tiveram espaço no meu governo e vão continuar tendo espaço e decidindo democraticamente os rumos e diretrizes para esta cidade. Vocês, mulheres, têm um prefeito apaixonado pelas mulheres, que respeita muito seus valores”, disse o prefeito.
 
A festa da democracia da mulher foi organizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher e da Coordenadoria do Orçamento Participativo. “Vivemos um momento especial que as mulheres decidiram o que desejam para a cidade com base nos temas discutidos anteriormente em vários fóruns e reuniões”, sintetiza a titular da pasta Especial da Mulher, Rejane Pereira.
 
O OP Mulher – ano de 2011 foi precedido de diversas etapas preparatórias que ocorreram nas microrregiões e cujas propostas foram referendadas nos Fóruns de Prioridades ocorridos nas RPA’s. As reuniões preliminares tiveram a participação de mais de 900 mulheres.
 
A secretária Rejane Pereira revelou que, desde o ano passado, a gestão avançou para que houvesse a descentralização dos encontros preparatórios contribuindo na evolução da metodologia do OP, com intuito de garantir a maior participação das mulheres na plenária deste ano.
 
Durante o encontro de sábado, a Prefeitura do Recife fez uma prestação de contas das demandas reivindicadas na plenária de 2010. Na ocasião também foi lançada uma cartilha contando a trajetória de luta das mulheres do Recife, editada pela organização não governamental Cidadania Feminina, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para as Mulheres (ONU-Mulher).
 
A plenária promoveu a eleição dos três temas que as mulheres consideram prioritários em suas comunidades e dentro de cada tema foi eleita uma ação para ser implementada pela gestão no prazo de 12 meses até a data de realização da plenária de 2012. Houve, ainda, a eleição das delegadas do OP que terão, entre outras atribuições, a função de acompanhar e fiscalizar os gastos e as ações do Município, especialmente da Secretaria Especial da Mulher, nas áreas de desenvolvimento econômico, participação e controle social, assistência e prevenção da violência contra a mulher, igualdade entre homens e mulheres no enfrentamento ao racismo entre outros eixos temáticos.
 
A reunião anual do OP Mulher-2011 não se limita apenas a um encontro de decisões políticas e contou também com atrações culturais. Nas dependências do Colégio Nóbrega foi instalada uma feirinha das Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária, também houve o recolhimento de produtos de higiene pessoal (desodorante, xampu, creme dental, absorvente, perfume) que serão enviados à Casa Abrigo Sempre Viva do Recife e ao Centro de Referência Clarice Lispector. O kit será trocado por uma camisa oficial do Bloco Nem com Uma Flor. Também reservou-se uma área para o funcionamento de uma Brinquedoteca atendendo aos filhos das participantes.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura e Maçonaria firmam parceria para adoção e revitalização da Praça Frei Caneca
- Começam obras de manutenção na Conde da Boa Vista
- João da Costa participa neste sábado da Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo do Recife
- Jovens debatem propostas do Recife para Conferência de Juventude
- Prefeitura e Maçonaria fazem parceria para revitalizar Praça Frei Caneca
- Unicap sedia o II Fórum de Gênero do Recife
- População do Recife recebe mais um presente das mãos do prefeito João da Costa
- Prefeito participa de homenagem a Escola Bíblica Infantil
- João da Costa participa da Sessão Solene em homenagem a Escola Bíblica Infantil
- João da Costa participa de Plenária Temática de Meio Ambiente
- Prefeito abre etapa Recife da 2ª Conferência Nacional de Juventude
- Prefeito João da Costa entrega Academia da Cidade do Parque 13 de Maio
- Prefeitura continua com mutirão na Agamenon Magalhães
- João da Costa prestigia II Conferência Municipal de Livre Orientação Sexual
- Prefeito visita obras na comunidade do Coque
- João da Costa abre etapa Recife da 2ª Conferência Nacional de Juventude
- Prefeito participa da abertura da 2ª Conferência da Livre Orientação Sexual
- João da Costa reúne secretariado para definir diretrizes estratégicas do governo
- Fórum de Gênero do Recife se reúne na Unicap
- Escola de Gestão inicia novas turmas na agenda de setembro


Enviar    Imprimir