Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA E MAÇONARIA FIRMAM PARCERIA PARA ADOÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA FREI CANECA
15:25 Sábado, 20 de Agosto de 2011

O evento, que aconteceu neste sábado (20), marcou o início de uma série de ações para consolidar um memorial em homenagem ao frade revolucionário morto no Forte das Cinco Pontas

Por Junior Vilela

O prefeito João da Costa assinou com a Maçonaria (Grande Oriente Independente de Pernambuco), na manhã deste sábado (20), um termo de adoção da Praça Frei Caneca, localizada no Forte das Cinco Pontas.A assinatura do documento também marca o início de uma série de iniciativas da PCR com a loja maçônica para requalificar o espaço,  que já recebeu ações de manutenção e outras melhorias, com equipamentos turísticos e arquitetônicos e transformá-lo em um memorial em homenagem ao frade revolucionário.

O prefeito iniciou o sábado visitando a sede da loja maçônica localizada na Rua do Livramento (São José). Em seguida, o gestor seguiu para o Forte das Cinco Pontas onde, junto com o grão-mestre da Maçonaria, Antônio Ferreira, assinou o documento que transfere a responsabilidade de manutenção, limpeza e segurança da Praça Frei Caneca para o Grande Oriente.  O local já passou por manutenção das áreas verdes, ganhou um jardim de acácias (planta símbolo da Maçonaria), novos bancos e um espaço para hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco, Recife e do Grande Oriente, além de uma placa em homenagem ao mártir pernambucano.

João da Costa ressaltou a importância da valorização da história de Frei Caneca para a cidade. Estamos reparando uma dívida com o revolucionário Frei Caneca. É preciso transmitir para a população e às próximas gerações os feitos desse pernambucano, pois ele representa uma tradição secular de líderes políticos de nossa região. Estou muito contente em dividir a conservação desse espaço e resgatar a memória desse importante mártir, destacou o prefeito.

A praça ainda receberá outras intervenções ao longo deste ano para potencializar os aspectos históricos da área onde ocorreu o arcabuzamento do frade, em 1825. Serão implantadas uma pira ornamental e iluminação especial para realçar as bandeiras no período noturno. Além disso, na segunda etapa do projeto da Maçonaria, serão instalados um mural, feito por Francisco Brennand, contando a saga do revolucionário, uma escultura do frade em tamanho natural e uma concha acústica para eventos cívicos. Ainda serão disponibilizados estandes com equipamentos sonoros em três línguas que detalharão a vida de Frei Caneca e, a cada dois meses, uma turma da rede municipal de ensino fará um passeio turístico pela área.

O evento teve ainda a apresentação da Banda Musical da Escola Nadir Colaço e contou com presença de grande parte do secretariado. Estiveram na cerimônia Félix Valente (Chefe de Gabinete do Prefeito),  e os secretários Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Gustavo Couto (Saúde), Maria José de Biase (Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras), Henrique Leite (Coordenação Política de Governo), Marcelo Rodrigues (Meio Ambiente), Niedja Queiroz (Assistência Social), Amir Schvartz (Especial da Copa do Mundo), além do assessor executivo de Serviços Públicos, Luís Siqueira e do presidente do Instituto Pelópidas da Silveira, Milton Botler.

Memória - Joaquim do Amor Divino Rabelo ou Frei Caneca, como ficou mais conhecido, foi um revolucionário, jornalista e político atuante na Revolução Pernambucana (1817) e na Confederação do Equador (1824), lutando pela construção da República. O frade foi por tiros de arcabuzes (uma espécie de espingarda da época imperial) nos muros do Forte das Cinco Pontas, entrando para história como um pioneiro defensor da nação brasileira.

Adote o Verde - A parceria entre Prefeitura do Recife e Maçonaria aconteceu por meio do programa Adote o Verde, que atualmente possui mais de 120 adotantes de espaços de lazer. O objetivo da iniciativa municipal é conseguir parceiros para preservar as áreas verdes da cidade, estimulando a consciência ambiental na sociedade e reduzindo os custos do município com manutenção. As instituições ganham em contrapartida o direito de utilizar placas, de forma limitada pela PCR, associando a marca da empresa a um projeto ecologicamente correto.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Começam obras de manutenção na Conde da Boa Vista
- João da Costa participa neste sábado da Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo do Recife
- Jovens debatem propostas do Recife para Conferência de Juventude
- Prefeitura e Maçonaria fazem parceria para revitalizar Praça Frei Caneca
- Unicap sedia o II Fórum de Gênero do Recife
- População do Recife recebe mais um presente das mãos do prefeito João da Costa
- Prefeito participa de homenagem a Escola Bíblica Infantil
- João da Costa participa da Sessão Solene em homenagem a Escola Bíblica Infantil
- João da Costa participa de Plenária Temática de Meio Ambiente
- Prefeito abre etapa Recife da 2ª Conferência Nacional de Juventude
- Prefeito João da Costa entrega Academia da Cidade do Parque 13 de Maio
- Prefeitura continua com mutirão na Agamenon Magalhães
- João da Costa prestigia II Conferência Municipal de Livre Orientação Sexual
- Prefeito visita obras na comunidade do Coque
- João da Costa abre etapa Recife da 2ª Conferência Nacional de Juventude
- Prefeito participa da abertura da 2ª Conferência da Livre Orientação Sexual
- João da Costa reúne secretariado para definir diretrizes estratégicas do governo
- Fórum de Gênero do Recife se reúne na Unicap
- Escola de Gestão inicia novas turmas na agenda de setembro
- Delegadas eleitas nas Pré-Conferências da Mulher serão capacitadas


Enviar    Imprimir