Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

PREFEITURA DO RECIFE REALIZA PLENÁRIA TEMÁTICA DO OP DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
00:00 Segunda-feira, 22 de Agosto de 2011

Durante a noite da última sexta-feira (19), cerca de 600 pessoas compareceram à quadra poliesportiva do Colégio Nóbrega, localizado no bairro da Boa Vista, onde ocorreu a Plenária Temática de Desenvolvimento Econômico do Orçamento Participativo. Nela, a população pode definir a melhor forma de empregar os recursos do município, através da eleição de obras e ações que devem ser realizadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e pela Companhia de Serviços Urbanos (Csurb).

“O Orçamento Participativo, hoje, é o principal canal de participação popular da Prefeitura do Recife. As Plenárias Temáticas vêm tomando corpo porque permitem que os seguimentos e setores organizados nas diversas áreas, como cultura, turismo e desenvolvimento econômico, possam identificar, dentro do Plano de Governo da Prefeitura, quais as ações prioritárias que podem resultar em um maior desenvolvimento para a cidade”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.

O empreendedor José Robson, conhecido como Branco Cell, que atua no Calçadão dos Mascates, o camelódromo, estava entusiasmado com a plenária. “É durante as plenárias que temos como reivindicar direitos. Foi durante o OP que conseguimos aprovar a obra de revitalização da praça de alimentação do Calçadão dos Mascates, que já foi executada”, comentou o vendedor de acessórios para celular.

A comerciante Iracema Gonçalves, 69 anos, permissionária do Cais de Santa Rita, comentou que sempre comparece às plenárias do OP: “venho em busca de melhorias para os boxes do cais de Santa Rita e, dessa forma, venho ajudar os comerciantes que atuam no local”, comentou a empreendedora que possui um brexó.

Durante o evento, José Bertotti falou sobre a realização das ações eleitas no ano passado e implementadas até o primeiro semestre deste ano. Dentre elas estavam a realização de cursos de qualificação profissional, que desde o início da gestão do prefeito João da Costa, atendeu a mais de seis mil recifenses; oferta de crédito para empreendedores do município e a realização de uma pesquisa sobre as cadeias produtivas da cidade.

Já a presidente da Csurb, Fátima Medeiros, informou que de 2009 a 2011, foram investidos R$ 4 milhões nos mercados públicos do município. Só no primeiro semestre deste ano foram R$ 412 mil em obras de manutenção corretiva e preventiva, individualização das instalações elétricas e melhoramento do entorno dos mercados da Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Cordeiro e Casa Amarela.

Além do secretário da SCTDE, José Bertotti, e da presidente da Csurb, Fátima Medeiros, compuseram à mesa do OP de Desenvolvimento Econômico o Coordenador do OP, Augusto Miranda, e o Coordenador do Fórum do OP de Desenvolvimento Econômico, Manoel Albuquerque.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife promove plenária temática do OP para pessoas com deficiência
- Prefeito participa de plenária do OP
- Mulheres se mobilizam para a plenária do OP neste sábado
- Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Mulheres neste sábado (20)
- Sexta-feira (19) é o dia da Plenária Temática de Desenvolvimento Econômico
- Direitos Humanos inicia o ciclo das Plenárias Temáticas do OP
- Plenárias Temáticas do OP começam nesta quarta-feira (17)
- Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Mulheres neste sábado (20)
- OP Mulher: Fórum de Prioridades chega a RPA-6
- Bairro da Macaxeira recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro da Guabiraba recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro da Guabiraba recebe plenária do Orçamento Participativo
- Bairro de Água Fria recebe plenária do Orçamento Participativo
- Orçamento Participativo leva plenária ao bairro do Alto Santa Terezinha
- Bairros de Dois Unidos e Vasco da Gama recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Caxangá e AltoJosé Bonifácio recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Zumbi e Joana Bezerra recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Casa Forte e Alto do Capitão recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Bairros de São José e Cordeiro recebem plenárias do Orçamento Participativo
- Os bairros de Santo Amaro e Iputinga recebem plenárias do Orçamento Participativo


Enviar    Imprimir