Especial de Gestão e Planejamento     Prefeitura realiza Plenária Temática da Pessoa com Deficiência Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Especial de Gestão e Planejamento

PREFEITURA REALIZA PLENÁRIA TEMÁTICA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
00:00 Segunda-feira, 22 de Agosto de 2011

Fotos: Inaldo Lins
Secretária de Direitos Humanos participou da plenária
Que contou com mais de 130 pessoas cadastradas

A atividade contou com mais de 130 pessoas e 15 candidatos a delegados e delegadas do OP

Por Mauro Rossiter

A chuva não atrapalhou a participação popular à Plenária Temática da Pessoa com Deficiência, do Ciclo do Orçamento Participativo (OP) Recife 2011, que aconteceu nesta segunda-feira (22), no Colégio Nóbrega, bairro da Boa Vista. A atividade contou com mais de 130 pessoas cadastradas e 15 candidatos a delegados e delegadas do OP. Os representantes escolhidos ficarão responsáveis por buscar os direitos do seguimento, procurando sensibilizar a sociedade civil e o Governo para questões pertinentes às pessoas com deficiência.

A mesa da plenária foi composta por Amparo Araújo (secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife); Augusto Miranda (coordenador do Orçamento Participativo); e João Rocha (superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência). Na ocasião, Amparo Araújo falou sobre a expressão da vontade do seguimento por meio do OP. “Eu sou apaixonada pelo OP porque ele concretiza a real participação da população do Recife na gestão municipal. E esse momento de escuta é muito importante para nós que somos gestores públicos. Vamos novamente batalhar para que, com o trabalho conjunto, possamos tornar a nossa cidade cada vez mais acessível”, disse.

A melhoria da infraestrutura da cidade em parceria com a população é um dos pontos mais importantes do OP para Augusto Miranda. “Quando a gente organiza um debate com a participação popular, podemos buscar soluções juntos. E com as plenárias temáticas, conseguimos congregar interesses de diversas organizações dentro de um consenso, não sendo apenas um espaço de deliberação de demandas”, concluiu.

Arenilda Duque, mais conhecida como Dida, é cadeirante e acostumada a lutar pelos direitos das pessoas com deficiência. Ela participou da coordenação do Fórum da Pessoa com Deficiência, e se candidatou novamente a delegada do OP Temático. “A primeira edição da plenária temática serviu como uma experiência, e agora, com o segundo ciclo, queremos que a participação seja mais forte para conseguirmos os nossos objetivos, como a acessibilidade em todos os sentidos, não só arquitetônica, mas também na comunicação e comportamento das pessoas, na cultura, saúde, educação e na estrutura da cidade”, afirmou.

Ao final do encontro, houve a prestação de contas das atividades do OP Temático 2010, analisando as prioridades mais votadas e o que foi feito a partir das demandas escolhidas, e instrução para votação e entrega de cédulas para as demandas do ciclo deste ano, que terá, entre as propostas apresentadas a implantação do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, e a implantação do projeto Praia Acessível.

- Prefeitura do Recife realiza Plenária Temática do OP Desenvolvimento Econômico
- Prefeitura do Recife promove plenária temática do OP para pessoas com deficiência
- Prefeito participa de plenária do OP
- Mulheres se mobilizam para a plenária do OP neste sábado