Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CRIANÇAS APRENDEM BONS HÁBITOS ALIMENTARES EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL
19:52 Terça-feira, 23 de Agosto de 2011

O “Projeto Ação Saudável: Melhoria da Qualidade de Vida das Crianças e suas Comunidades” prova que crianças podem gostar de verduras, legumes e frutas, sim!

- O que você não gosta de comer? - pergunta um jornalista. – Não gosto de bolo de bacia! - responde Douglas Alexandre, de 11 anos. – E você, não gosta de quê? – Detesto coxinha de galinha! - diz outra criança da mesma idade. - O que não pode faltar na sua mesa? – mais uma pergunta do jornalista. – Resposta quase em uníssono: Verduras, legumes, frutas e cereais. O diálogo insólito não é ficção, apesar das aparências. Aconteceu de verdade, na tarde desta terça-feira (23), na Escola Municipal Cecília Meirelles, Zona Norte do Recife. Além de Douglas, foram ouvidos Larissa Pereira e Allife Marinho, todos da mesma idade e estudantes da unidade municipal.

Os três pré-adolescentes são multiplicadores do “Projeto Ação Saudável: Melhoria da Qualidade de Vida das Crianças e suas Comunidades”, parceria da Prefeitura do Recife, Inmed Brasil (International Medical Services for Health) e Kraft Foods. Através do projeto, estão sendo criadas hortas em escolas municipais da Cidade, com participação ativa dos educandos junto a educadores. No caso de Douglas, Larissa e Allife, além de mini-horteiros, os jovens põem a mão na massa e vão, literalmente, para a cozinha da escola, de toquinha e tudo, preparar bolos, sucos e saladas – com produtos colhidos na própria horta da unidade – para serem consumidos pelos alunos da Cecília Meirelles na merenda escolar.

A tarde ensolarada deste dia 23 de agosto de 2011 ficará na memória desses alunos da unidade municipal. Eles receberam a visita da presidente Internacional da Inmed, Linda Pfeiffer; do vice, Dr. Thad M. Jackson; da presidente nacional, Joyce Capelli; além da coordenadora de Responsabilidade Social Coorporativa da Kraft no Brasil, Giselle Sigel e outros representantes da empresa. Eles vieram ver de perto a experiência bem-sucedida na escola municipal. “A Inmed atua em projetos sociais em diversos países. Mas o Brasil me deixou impressionada com a capacidade criativa de suas crianças”, revelou Linda. De acordo com a presidente, o projeto tem o objetivo não só de incentivar bons hábitos alimentares, mas de detectar casos de patologias causadas por baixo teor nutricional no organismo das crianças, como anemia ou fome oculta, devido a uma má alimentação ou maus-hábitos alimentares em casa.

A Fome oculta é uma deficiência de vitaminas, que pode provocar na criança cansaço, baixa energia, reações que comprometem o aprendizado e que podem ser confundidas com deficiência mental”, adverte Terezinha Pimentel, diretora de Alimentação da Prefeitura do Recife. A opinião é compartilhada pela presidente da Inmed Brasil, Joyce Capelli, que acrescenta que uma criança subnutrida tem cinco vezes mais chance de ser retida no ciclo escolar devido à baixa capacidade cognitiva. “Não é possível separar Saúde de Educação”, reforça.

Em meio a figuras geométricas construídas no terreno da horta com garrafas pet, as crianças se divertem, incentivadas pela dirigente da escola, Claúdia Simone, e aprendem e passam a sentir a necessidade de consumir o produto do seu próprio “trabalho”, levando a experiência para casa e para a comunidade.

Atualmente, três hortas já estão prontas e dando os seus frutos, além da Cecília Meirelles. São os plantios das escolas municipais Novo Pina e Alto da Guabiraba. Mais sete unidades educacionais são contempladas com o projeto: as escolas municipais Dom Bosco, Diná de Oliveira, Casarão do Barbalho, André de Melo, Jardim Mauriceia, Balbina Menelau e Divino Espírito Santo. A meta da Prefeitura do Recife é implantar 30 hortas até o final de 2011, e 197 até agosto de 2012.

Galeria de Fotos

Matérias Relacionadas
- Continua programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Horteiros-mirins são visitados por representantes da Inmed Brasil e Kraft
- Secretaria de Educação inicia ações sobre a Semana da Pessoa com Deficiência
- Seel tem programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife e TJPE reiniciam o Projeto Escola Para Pais
- Prefeitura e TJPE apresentam mais uma versão do Projeto Escola Para Pais
- Sinfônica apresenta-se para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Estudantes de escolas municipais do Recife concluem 1ª etapa da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática
- Prefeitura promove palestras sobre educação alimentar para beneficiárias do Bolsa Escola
- Programa Bolsa Escola Municipal leva beneficiárias para passeio ecológico
- Debate e democracia marcam a 8ª Comude
- Professores de bibliotecas participam de formação continuada no Paulo Freire
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de mais uma olimpíada de Matemática
- Biblioteca de Afogados prorroga inscrições para o 13º Concurso de Poesia
- Prefeitura promove 8ª Conferência de Educação
- Prefeitura promove 8ª Conferência Municipal de Educação
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Garotos da Paz lançam CD com temática de combate ao Bullying
- Bolsa Escola comemora o Dia do Estudante com crianças beneficiárias
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso


Enviar    Imprimir