Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

HORTEIROS-MIRINS SÃO VISITADOS POR REPRESENTANTES DA INMED BRASIL E KRAFT
11:40 Terça-feira, 23 de Agosto de 2011

A comitiva vem ver de perto os frutos do projeto de implantação da primeira horta na Escola Municipal Cecília Meirelles
 
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, está promovendo a implantação de hortas em escolas municipais da cidade. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Inmed Brasil (International Medical Services for Health), com apoio da Kraft Foods. O “Projeto Ação Saudável; Melhoria da Qualidade de Vida das Crianças e suas Comunidades”, tem o objetivo de trabalhar ludicamente com os estudantes da Rede Municipal de Ensino a importância de uma alimentação balanceada e nutritiva. Para isso, são reservados espaços nas unidades para o plantio – feito pelos horteiros-mirins junto aos educadores das unidades - de sementes de legumes, verduras e outros, que são consumidos pelos alunos na merenda escolar.
 
Nesta terça-feira (23), a partir das 15h, a Escola Municipal Cecília Meirelles - localizada na Rua Mader Linch, s/n, Macaxeira – primeira unidade a receber o projeto, será visitada pela presidente da Inmed Brasil, Joyce Capelli, e por executivos da Kraft Foods. Durante toda a semana passada, os alunos da escola prepararam apresentação de música coral, poesia e murais para receber a comitiva.
 
A ação do projeto inicia-se com uma avaliação prévia nutricional e dos hábitos alimentares dos estudantes da unidade. Em seguida, os educadores passam por uma formação, que trabalha não só com a questão da alimentação, mas também com a questão ambiental. “Como nós contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os alunos aprendem noções de reaproveitamento de material reciclável, como as garrafas pet, que são utilizadas para dividir os canteiros e também como regadores”, explica o gerente de Alimentação da secretaria, Marcelino Félix, que acrescenta que durante as atividades práticas, os educandos têm noções de geometria com o manuseio do material reciclável.
 
Enquanto a equipe da Prefeitura prepara o terreno para a criação da horta e promove palestras nas escolas com nutricionistas e biólogos da Diretoria de Alimentação (Dial), a Inmed fornece o material educativo como cartazes e folderes que explicam os cuidados e serem tomados pelos “horteiros-mirins”, como lavar as mãos corretamente para evitar verminoses, por exemplo.  Já a Kraft fornece o kit horta, composto por carroça de mão, enxada, enxadeco, ciscador, mangueira, regador, barbantes, estacas de madeira para sustentação, entre outros, além das sementes de alface, cenoura, pepino, cebolinha, coentro, salsa, tomate, pimentão etc. Também são fornecidos esterco, terra de jardim e extrato de húmus.
 
Atualmente, três hortas já estão prontas e dando os seus frutos, além da Cecília Meirelles. São os plantios das escolas municipais Novo Pina e Alto da Guabiraba. Mais sete unidades educacionais são contempladas com o projeto: as escolas municipais Dom Bosco, Diná de Oliveira, Casarão do Barbalho, André de Melo, Jardim Mauriceia, Balbina Menelau e Divino Espírito Santo. A meta da Prefeitura do Recife é implantar 30 hortas até o final de 2011, e 197 até agosto de 2012.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Educação inicia ações sobre a Semana da Pessoa com Deficiência
- Seel tem programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife e TJPE reiniciam o Projeto Escola Para Pais
- Prefeitura e TJPE apresentam mais uma versão do Projeto Escola Para Pais
- Sinfônica apresenta-se para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Estudantes de escolas municipais do Recife concluem 1ª etapa da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática
- Prefeitura promove palestras sobre educação alimentar para beneficiárias do Bolsa Escola
- Programa Bolsa Escola Municipal leva beneficiárias para passeio ecológico
- Debate e democracia marcam a 8ª Comude
- Professores de bibliotecas participam de formação continuada no Paulo Freire
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de mais uma olimpíada de Matemática
- Biblioteca de Afogados prorroga inscrições para o 13º Concurso de Poesia
- Prefeitura promove 8ª Conferência de Educação
- Prefeitura promove 8ª Conferência Municipal de Educação
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Garotos da Paz lançam CD com temática de combate ao Bullying
- Bolsa Escola comemora o Dia do Estudante com crianças beneficiárias
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Prefeitura assina convênio com a Unicap para disponibilização de cursos de especialização
- PCR promove ida ao teatro para beneficiários do Bolsa Escola Municipal


Enviar    Imprimir