Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL TROCAM EXPERIÊNCIAS COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
19:57 Quarta-feira, 24 de Agosto de 2011

Numa mesa redonda, pessoas que driblaram o preconceito e venceram falaram de sua trajetória de vida

Por Marcos da Silva

Dando continuidade às comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), realizou na tarde desta quarta-feira (24), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, a mesa redonda “Somos parceiros e juntos construiremos o sucesso dos estudantes com deficiência”. Na ocasião, pessoas que venceram o preconceito e se tornaram profissionais vitoriosos e independentes, expuseram sua trajetória de vida para 300 alunos da Rede Municipal de Ensino, professores e convidados.

“É uma semana de sensibilização da população para que ela perceba a necessidade de incluir as pessoas com deficiência na sociedade. Todos devem ter a oportunidade de estudar e participar de diversas atividades. Estas pessoas têm muito a nos ensinar. Os benefícios que adquirimos com a inclusão são enormes”, disse, na ocasião, a secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano. E completou: “Neste evento, vemos histórias de sucesso. Pessoas com limitações fizeram conquistas e provaram que quando a gente quer, não tem nada que impeça a nossa vitória”.

Leonardo Rodrigues hoje tem 19 anos. Aos 12, andando a cavalo foi atropelado e perdeu a perna esquerda. Ele assegura que o acidente foi um divisor de águas em sua vida e se não fosse assim, talvez fosse mais um desajustado social ou não estivesse vivo. “De 2005 a 2009, eu, que já estava atrasado nos estudos, parei de estudar. Voltei à sala de aula em 2010, na Escola Municipal Jáder Figueiredo, no Engenho do Meio, onde curso o 2º módulo do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e passei a treinar salto em altura, salto em distância e arremesso de disco na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em um ano, conquistei seis medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. A última, de prata, ganhei no dia 05 de agosto no Campeonato Brasileiro, em São Paulo. De 02 a 04 de setembro estarei na capital paulista para participar do Campeonato Brasileiro – Círculo Loterias Caixa, no Estádio do Ibirapuera”.

Uma das palestrantes, a professora, Maria da Conceição Nunes Batista, começou a perder a visão aos 38 anos. Casada e mãe de seis filhos, hoje adultos, ela voltou a estudar Psicologia e fez pós-graduação em Educação Especial. “O período de adaptação foi o mais difícil. Minha maior dificuldade foram as barreiras latitudinais. As pessoas que nos olham de maneira diferente são as principais responsáveis pelo nosso sucesso”.

Estudante da 7ª série, na Escola Nadir Colasso, no bairro da Macaxeira, Járder Hastley, de 14 anos, fala da convivência com alunos com deficiência. “O convívio é interessante. Ao invés de ficarem em salas separadas, eles ficam conosco e nos mostram que são pessoas comuns”, acentuou.

De acordo com a gerente de Educação Especial da Seel, Suzana Brainer, a programação da Semana da Pessoa com Deficiência se estende até domingo (28). “Em todas as escolas municipais, a nossa sugestão é estimular a criatividade dos alunos, seguindo o conceito Minha maior habilidade é...”. Nesta quinta-feira (25), à tarde, 50 alunos cegos das escolas municipais da Iputinga e General San Martin visitam o Instituto Ricardo Brennand para conhecer, através do tato, a obra de Michelangelo. Na sexta (26), acontece a passeata dos alunos do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), que sai às 8h do Mercado de Casa Amarela, em direção ao Morro da Conceição. No domingo (28), à tarde, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem,  a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer em parceria com a Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência (Sead) promovem  uma tarde de lazer. Haverá exposição de fotos, trabalhos e um show de encerramento com Tribo de Jah.

A Seel tem 64 salas de aula com recursos multifuncionais em todas as Regiões Político-Administrativas (RPA’s) do Recife. Nelas, os usuários dispõem de jogos, computadores, professores de linguagem brasileira de sinais (Libras) e orientadores. O atendimento se dá no contraturno. Quem estuda de manhã, frequenta os espaços à tarde e vice-versa.

Serviço:
Semana da Pessoa com Deficiência
• Quinta (25), 14h
Visita ao Instituto Ricardo Brennand

• Sexta (26), 8h
Passeata dos alunos do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac) em direção ao Morro da Conceição
Concentração às 8h, no Mercado de Casa Amarela

• Domingo (28), 14h
Tarde de lazer no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem
Encerramento com Show da Tribo de Jah

Matérias Relacionadas
- Crianças aprendem bons hábitos alimentares na escola
- Banda apresenta-se para estudantes de escola municipal
- Prefeitura do Recife leva alunos da rede municipal ao Teatro de Santa Isabel
- Continua programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Crianças aprendem bons hábitos alimentares em Escola da Rede Municipal
- Horteiros-mirins são visitados por representantes da Inmed Brasil e Kraft
- Secretaria de Educação inicia ações sobre a Semana da Pessoa com Deficiência
- Seel tem programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife e TJPE reiniciam o Projeto Escola Para Pais
- Prefeitura e TJPE apresentam mais uma versão do Projeto Escola Para Pais
- Sinfônica apresenta-se para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Estudantes de escolas municipais do Recife concluem 1ª etapa da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática
- Prefeitura promove palestras sobre educação alimentar para beneficiárias do Bolsa Escola
- Programa Bolsa Escola Municipal leva beneficiárias para passeio ecológico
- Debate e democracia marcam a 8ª Comude
- Professores de bibliotecas participam de formação continuada no Paulo Freire
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de mais uma olimpíada de Matemática
- Biblioteca de Afogados prorroga inscrições para o 13º Concurso de Poesia
- Prefeitura promove 8ª Conferência de Educação
- Prefeitura promove 8ª Conferência Municipal de Educação


Enviar    Imprimir