Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CONTINUA PROGRAMAÇÃO EM TODA A REDE DEDICADA À SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
08:51 Quarta-feira, 24 de Agosto de 2011

As ações têm o objetivo de promover momentos de reflexão sobre a inclusão socioescolar

A semana de 21 a 28 de agosto é dedicada às pessoas com deficiência. Para isso, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Gerência de Educação Especial da Diretoria Geral de Ensino e Formação Docente (GEE/DGEFD), iniciou ontem uma série de atividades que seguem até a sexta-feira (26) nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino. O destaque desta quarta-feira (24) é a Mesa Redonda “Somos parceiros e juntos construiremos o sucesso dos estudantes com deficiência”, que ocorrerá no Centro de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, das 14h às 18h.

O encontro reunirá representantes do segmento cujas experiências de inserção no mercado de trabalho têm sido bem-sucedidas. O evento contará com a presença de professores e alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino das 6 RPAs da Cidade.

Além desta mesa redonda, a GEE mobilizou professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e demais gerências da DGEFD no sentido de viabilizar a promoção e vivência de ações inclusivas, através de orientações pedagógicas como divulgação de relações de filmes, livros e outros recursos que tratam da temática. Até a sexta-feira (26), serão desenvolvidas atividades em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, priorizando as diversas linguagens da comunicação e expressão, como produção de texto, desenho, pintura, modelagem, teatro, dança, música, jogos, brincadeiras, entre outros.

No Centro Administrativo Pedagógico (CAP), na Ilha do Leite S/N, durante toda a semana, o público pode conferir uma Exposição de Artes Visuais, com desenhos realizados pelos estudantes do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades Superdotação (NAAH/S). O Núcleo é resultado de uma parceria da Prefeitura do Recife com o MEC, e executa um programa educacional voltado exclusivamente para pessoas talentosas. O NAAH/S funciona no Bairro da Tamarineira, na Estrada do Arraial, 4744 - Casa Amarela.

Já as escolas da Rede estão realizando atividades - nos turnos da manhã, tarde e noite -, junto aos estudantes, abordando temas como habilidade, por exemplo. Os professores incentivam os educandos com deficiência a criar e apresentar o seu trabalho para os colegas que, ao final, podem avaliar a atividade apresentada. O momento é oportuno também para destacar vivências fora da escola. Como segundo tema, os educandos tratam das suas experiências junto aos colegas com deficiência.

Esta temática abre espaço para os professores de sala de recursos apresentarem trabalhos sobre suas experiências frente ao processo de inclusão de estudantes com deficiência. Estes trabalhos serão encaminhados à Gerência de Educação Especial para leitura e avaliação da equipe técnica e poderão ser socializados em futuras formações. Os dirigentes das escolas produzirão fotografias, filmagens, produções textuais ou artísticas.

Na tarde da quinta-feira (25), das 13h30 às 17h, 50 estudantes da E.M. da Iputinga (RPA 04) e E.M. General San Martin (RPA 05) farão uma visita à Exposição de Michelangelo, no Instituto Ricardo Brennand. A atividade será direcionada, prioritariamente, a estudantes cegos e com baixa visão. Já no dia 26 (sexta-feira), os resultados de todas as atividades serão apresentados em cada uma das unidades educacionais, com a exposição das produções e/ou manifestações artísticas, privilegiando os temas acima.

Passeata - Paralelamente, na sexta-feira, às 08h, estudantes de 5 escolas da RPA 03 participarão da grande passeata do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), com saída do Mercado de Casa Amarela. O Centro, que existe há 23 anos, começou a dar os primeiros passos a partir da iniciativa de três jovens da comunidade do Morro da Conceição, cujo objetivo era conhecer melhor a população do bairro e descobrir possíveis casos de deficiência. Assim, eles organizaram e realizaram uma pesquisa, na qual identificaram 64 casos de crianças e adolescentes com deficiência física e/ou mental, a maioria delas vivendo em péssimas condições e isoladas no seio da própria família. Em 27 de junho de 1988 o Cervac foi fundado, com o objetivo principal de desenvolver um trabalho de reabilitação junto às crianças, adolescentes e jovens com deficiências, em que também as famílias e a comunidade são estimuladas a acreditar e participar do processo de reabilitação.

Matérias Relacionadas
- Crianças aprendem bons hábitos alimentares em Escola da Rede Municipal
- Horteiros-mirins são visitados por representantes da Inmed Brasil e Kraft
- Secretaria de Educação inicia ações sobre a Semana da Pessoa com Deficiência
- Seel tem programação em toda a Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife e TJPE reiniciam o Projeto Escola Para Pais
- Prefeitura e TJPE apresentam mais uma versão do Projeto Escola Para Pais
- Sinfônica apresenta-se para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Estudantes de escolas municipais do Recife concluem 1ª etapa da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática
- Prefeitura promove palestras sobre educação alimentar para beneficiárias do Bolsa Escola
- Programa Bolsa Escola Municipal leva beneficiárias para passeio ecológico
- Debate e democracia marcam a 8ª Comude
- Professores de bibliotecas participam de formação continuada no Paulo Freire
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de mais uma olimpíada de Matemática
- Biblioteca de Afogados prorroga inscrições para o 13º Concurso de Poesia
- Prefeitura promove 8ª Conferência de Educação
- Prefeitura promove 8ª Conferência Municipal de Educação
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Garotos da Paz lançam CD com temática de combate ao Bullying
- Bolsa Escola comemora o Dia do Estudante com crianças beneficiárias
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso


Enviar    Imprimir